Neon Tetra Publicado Maio 26, 2009 Publicado Maio 26, 2009 (editado) Boas ! Gostaria que me ajudassem a perceber onde estará a origem do excesso de PO4 que se regista no meu aquário novo (ver setup aqui) e o que devo fazer. Eis os resultados que obtive hoje com os testes da Sera: pH = 6.5 kH = 3 CO2 = aprox 28 ppm (?) NO3 = < 10 mg/L ( entre 0 e 10 ?) NO4 = >>> 2,0 mg/L ( como não tenho água destilada em casa não pude determinar bem o nível mas está mesmo muito alto ) Tenho ainda muito poucos peixes e quase não lhe dou comida...(são ainda apenas a equipa de limpeza e mais 6 white cloud). Tenho feito várias TPA's esta semana de 20-40% Já tinha posto no filtro carvão da Eheim dentro de uma meia de vidro As plantas estão ainda muito paradas e já tenho montes de filamentosas..... ... Onde estará o problema ? Que devo fazer??? Devo começar a juntar outros macros ( N e K) ? E em termos de luz e CO2 ? Devo juntar plantas de crescimento rápido -quais ? (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] ? Recomendam Phosguard ? Editado Maio 26, 2009 por Neon Tetra Citar Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
Mário Publicado: Maio 26, 2009 Publicado: Maio 26, 2009 Boas Se fosse a ti começava a fertilizar com K para ver se esses fosfatos desciam. Com N não vale a pena se tens esses valores. Depois é uma questão de ires fertilizando e testando e assim vez o que as plantas consomem e do que necessitam. O carvão activo não elimina Macros, só Micros, num plantado não serve para nada, tira isso. Em relação, às plantas, as flutuantes realmente são a melhor solução para esta fase. Sempre evitas de andar com remexidelas no areão a plantar e replantar. Convém ires retirando as folhas mais velhas e afectadas com algas. Não te preocupes que isso com o tempo estabiliza. Pelo que tenho aprendido, grande parte dos problemas de algas ocorrem durante o ciclo do azoto, ao fim de estabilizar, as algas tendem a desaparecer, seja lá qual for o tipo de fertilização que faças. PS: Está muito porreiro o aquário. Parabéns. 1 Abraço Citar
Black Dragon Publicado: Maio 26, 2009 Publicado: Maio 26, 2009 Como é que andas a fazer a alimentação da fauna? Citar
Neon Tetra Publicado: Maio 26, 2009 Autor Publicado: Maio 26, 2009 Se fosse a ti começava a fertilizar com K para ver se esses fosfatos desciam.Com N não vale a pena se tens esses valores. Tenho uma solução de KCl que diz que em cada 1 ml adiciona 1ppm em 100 L. Quantos ml devo começar a usar por dia ? Em relação aos NO3 não sei bem quanto tenho: o teste da Sera mostra um amarelo claro = 0 mg/L e uma amarelo-alaranjado = 10 mg/L. Ao fazer o teste com a água do meu água parece-me simplesmente "amarela". Mais para 0 que para o 10 mg/L ? Como é que andas a fazer a alimentação da fauna? Só tenho ainda 6 white cloud's. Por agora apenas dou umas migalhas de flocos da JBL seguindo a regra de desaparecer tudo em < 2 minutos. Só uma vez dia. Se sobrarem no fundo do aqua tenho 6 ou 7 caridina japonica que estão à espera... Outros peixes são dois SAE´s pequenos e um otocinclus macropilus. Julgo que para ter os níveis de fosfatos que tenho tinha de lá ter deixado caír o frasco... Não sei mesmo de onde vem tanto fosfato. Só pode ser do substrato fértil (HUMUS PRODAC) que liberta PO4 para a coluna de água, passando pelo akadama. Será que devia ter posto uma areão entre os dois ? Obrigado pela dicas Citar Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
canito Publicado: Maio 27, 2009 Publicado: Maio 27, 2009 (editado) Boas. Vamos lá ver se te consigo ser útil. Em relação aos valores .... no3 10 ppm e po4 2 ppm .... ora ... estes valores encontra-se na minha opinião .... relativamente equilibrados e não me pareçem causa para alarme. Não creio que seja por aqui que as filamentosas estejam a atacar. Alem do mais ... a maior parte dos testes de aquariofilia para no3 e po4 ... são muito incertos ... posso-te garantir que obtens valores diferentes se utlizares outra marca. Dizes que tens feito vais tpa`s ... e eu pergunto .... com que agua ... da torneira ??? Consegues me dizer qual o valor de nitratos e fosfatos da tua agua ? E o carvão ... porque razão estás a utilizar o carvão ????? Acho .... que o teu problema ... é o excesso de nutrientes libertado por esse substrato (Humus) .... até porque grande parte das tuas plantas são de consumo lento. A melhor maneira de combateres essas excessos (se for essa a causa das filamentosas) ... é mesmo mudas de agua frequentes ou adicionar mais plantas de crescimento rápido.... e atenção aos "excessos" de iluminação.É preferivel "iluminar" por baixo ... e depois gradualmente ir subindo o numero de horas e lampadas ligadas. Ou seja, à medida que as plantas se forem adaptando e crescendo .... vais então subindo âs horas de iluminação .... e depois então sim .... subindo simultaneamente os indices de fertilização e co2. Em relação as fertlizaçoes ... se tens essas valores de po4 e no3 .... eu não fertlizaria com NP ... apenas K.... tipo 5 ppm diários ... é uma questão de ires observando as plantas. Abraço e boa Sorte para o teu aquário. Editado Maio 27, 2009 por canito Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2
Neon Tetra Publicado: Maio 27, 2009 Autor Publicado: Maio 27, 2009 ...Em relação aos valores .... no3 10 ppm e po4 2 ppm .... ora ... estes valores encontra-se na minha opinião .... relativamente equilibrados e não me pareçem causa para alarme. Não creio que seja por aqui que as filamentosas estejam a atacar. Alem do mais ... a maior parte dos testes de aquariofilia para no3 e po4 ... são muito incertos ... posso-te garantir que obtens valores diferentes se utlizares outra marca. Os testes que usei são da Sera. Como já tinha dito atrás eu acho que tenho o NO3 bem abaixo dos 10 mg/L: o teste da Sera mostra um amarelo claro = 0 mg/L e um amarelo-alaranjado = 10 mg/L. Ao fazer o teste com a água do meu água parece-me simplesmente "amarela". Mais para 0 que para o 10 mg/L . Agoro em relação ao PO4 não tenho dúvidas que tenho muito mais que 2 ppm pois o teste ( mais uma vez da Sera) com 10 ml de água dá uma cor tão azul escuro que até assusta. Precisava de fazer diluições com água destilada para determinar exactamente o valor que tenho. Assim creio que as algas estão a progredir por excesso de PO4 ( e talvez falta de NO3 ?). ...Dizes que tens feito vais tpa`s ... e eu pergunto .... com que agua ... da torneira ??? Consegues me dizer qual o valor de nitratos e fosfatos da tua agua ? Sim, faço TPA's com água da torneira. Esta semana fiz 30% de 2/2 dias. Nunca medi os fosfatos nessa água mas já medi os nitratos e dá uma cor igual à do meu aqua (entre 0 e 10 mg/L talvez mais próximo do 0) ...E o carvão ... porque razão estás a utilizar o carvão ????? Pús o carvão uns dias mas já o tirei. Achei que como a montagem era nova poderia havaer algum contaminente / impurezas na akadama que ele pudesse remover. Sei que remove micronutrientes e por isso se calhar fez mal.... .... e atenção aos "excessos" de iluminação.É preferivel "iluminar" por baixo ... e depois gradualmente ir subindo o numero de horas e lampadas ligadas. Ou seja, à medida que as plantas se forem adaptando e crescendo .... vais então subindo âs horas de iluminação .... e depois então sim .... subindo simultaneamente os indices de fertilização e co2. Comecei com 2 x 54 w durante 8 horas ligando apenas as 4 x54 w durante 2 horas; desde há 2 dias aumentei para 4 horas. Acho mesmo que o PO4 em excesso vem do HUMUS PRODAC que espero que com o tempo consiga controlar o problema. Em relação às plantas nota-se um fenómeno curioso: tem crescido e as folhas ficaram com um tamanho invulgarmente grande (p.ex. Althernanthera e Lysimachia). O tapete de E. parvula é que não dá sinais de crescer e começo a ficar preocupado. Pelo contrário uns pés de E. acicularis (que lá misturei porque na altura não consegui arranjar muita parvula) estão bem verdinhos e já aparecem rebentos (runners?) até na areia. Estou tentado a fazer uma TPA de 90% ao aquário e também a juntar 5-10 ppm de KCl diariamente. Depois logo vejo os valores e a reacção das plantas e das malditas algas.Estava também com ideias de colocar Seachem Phosgard no filtro mas não consegui arranjar ainda feedback de alguém com experiência se aquilo resulta mesmo e quanto tempo deve lá estar. Obrigado pelas dicas Citar Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
Recommended Posts