adricarvalhal Publicado Maio 25, 2009 Publicado Maio 25, 2009 Olá pessoal, Tenho uma betta ha quase 1 ano e recentemente me mudei de Brasília para Floripa e trouxe ela comigo. Ela é uma peixinha bastante privilegiada, pois fica num aquário de 10l, com filtro externo (250 l/h) e termostato. O transporte foi tranquilo, mas assim que coloquei ela de volta no aquário ele pegou uma infeccção bacteriana e tive que tratar com antibiótico. Ela ficou boa, mas depois do tratamento a biologia do aquário foi pro beleleu e não estou conseguindo restabelecer o nível 0 de amônia. Já tem quase 1 mês que finalizei o tratamento e a amônia total não baixa de 2ppm. O pior é que o pH está com uma tendência de aumentar...ajusto ele pra 7 e quando vou ver está em 7,2 - 7,4. Inicialmente estava fazendo TPA's (30%) em dias alternados e cheguei a trocar o filtro mais de uma vez (1 vez assim que terminou o tratamento e 1 outra pq estava com um aspecto de suju, sei lá pq...). Aí, para não ter que ficar fazendo tantas TPA's resolvi colocar o Amônia Detox da Tetra para tentar diminuir os níveis de amônia tóxica...mas pelo que li, esse produto só pode ser usado umas três vezes. Hoje fiz 1 TPA, depois de 5 dias sem fazer, mas o resultado final foi amônia total 2 ppm e nitrito 0,25 ppm. O ph consegui colocar em 7, mas acho que vai subir...no aquário não tem absolutamente nada que possa estar alcalinizando a água...a água aqui de Floripa é ácida (tipo 6,6) e normalmente tenho que colocar um alcalinizante na água da troca pra igualar o pH. O que devo fazer??? Será que posso me valer do fato dos bettas serem resistentes há altos níveis de amônia e esquecer um pouco isso? Talvez deixar o aquário sem mexer por uma semana ou mais para ver se dá uma envelhecida na água? A peixinha está ótima, apesar de eu estar dando muito pouca comida pra ela (1 vez por dia) pra tenter segurar os níveis de amônia...alimento ela com a ração granulada Tetra Min...já tentei dar a flocada Betta Min e tb a BloodWorms, todas da Tetra, mas ela definitivamente não gosta... morro de medo dela ficar doente de novo, ME DÊEM UMA LUZ!!! Adriana Carvalhal
António Lourenço Publicado: Maio 25, 2009 Publicado: Maio 25, 2009 ....Talvez deixar o aquário sem mexer por uma semana ou mais .... Olá Se fosse eu era o que faria. Quanto menos quimicos colocares na agua melhor.Penso que esse filtro é muito potente para um aquario de 10 lt. com um betta. Resumindo: deixa a tua betta sossegada Boa sorte Cumpr. António
adricarvalhal Publicado: Maio 25, 2009 Autor Publicado: Maio 25, 2009 OláSe fosse eu era o que faria. Quanto menos quimicos colocares na agua melhor.Penso que esse filtro é muito potente para um aquario de 10 lt. com um betta. Resumindo: deixa a tua betta sossegada Boa sorte Cumpr. António Obrigada pela resposta. Mas vc acha que esse filtro pode estar prejudicando alguma coisa? Coloco ele sempre com uma vazão bem baixa...uso ele desde que comprei a betta...que tipo de filtro seria melhor? Adriana Carvalhal
Recommended Posts