Recommended Posts

Publicado

Tenho um aquário há mais de dez anos que fui eu que o fiz. Tem um volume real de 60 l, e gostaria muito de ter um ciclídeo, tipo um Symphysodon aequifasciata. Tive em tempos um aquário comunitário, plenamente a funcionar, mas porque nos últimos tempos tenho tido muito trabalho senti que não tinha grande tempo para cuidar dele. Sendo assim dei todos os meus peixes a uma pessoa amiga. Ultrapassada esta fase do 'não ter tempo', tenho pensado em recomeçar com entusiasmo o meu aquário. Há mais de um mês que para o efeito tenho andado a cuidar atentamente dele. Com um ph de 6 e um gh de 2 tenho neste momento no meu aquário apenas dois guppies. É um aquário bastante plantado com um filtro interno ( tetratec - IN 400) e um termostato de 75 W. A questão que gostaria de colocar é a seguinte: será aconselhável ter um só disco num aquário destas dimensões? Dois discos num aquário tão reduzido não é concerteza demais?

Caso se verifique o que temo - que de facto não seja de todo aconselhável a manutenção de um peixe deste porte neste aquário - que outros ciclídeos me aconselham?

Cumprimentos e desde já agradecido pela paciência,

david

Publicado:

Olás,

Em vez de discus podes perfeitamente colocar outro tipo de ciclideo...nomeadamente anões americanos ou africanos.

Os peixes do género Apistogramma, Laetacara, Nannacara, Microgeophagus, Pelvicachromis, Nanochromis, Hemichromis (so os pequenos)...etc...são adequados a um aquário assim. :P

Discus realmente o aquário é muito pequeno...

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

boas

realmente um discu n e aconselhavel ja que ele praticamente so n streessam se tiverem acompanhados,dois vais ser demais

eu aconselho apistogramas e ramirezis pk sao mt lindo pequenos e criam bem

abraços

abraços

Publicado:

Boas,

desde já o meu muito obrigado pelas vossas opiniões. Seguindo o vosso conselho de adquirir um casal de ramirezis será que posso conjuntamente ter um Macrognathus siamensis ou um Macrognathus aculeatus? É que tenho uma paixão enorme por estes bichinhos...A questão é que pelo que sei e pela experiência de os ter durante alguns anos acho que estão mais indicados para águas com valores diferentes - por exemplo em questões de ph um bocadinho mais básico. A minha questão é talvez então dupla:

1- é verdade que queria ter um cíclideo, e que dada a situação um casal de ramirezis parecia-me bastante adequado, mas será que conjuntamente posso ter um macrognathus?

2 - se acham que não, que posso então adquirir? Ou fico só com um ou dois macrognathus? - já que eles crescem (devagar mas..) imenso e geralmente depois tenho de os dar/vender.

Muito obrigado pelo vosso tempo,

david

Publicado:

Olá,

realmente um Discus sozinho nem que fosse um aquário de 1000 litros, já que os Discus são peixes de cardume e por isso deveriam ser colocados 4 ou mais num aquário, na minha opinião.