raizdorvalho Publicado Outubro 4, 2004 Publicado Outubro 4, 2004 Tenho um aquário há mais de dez anos que fui eu que o fiz. Tem um volume real de 60 l, e gostaria muito de ter um ciclídeo, tipo um Symphysodon aequifasciata. Tive em tempos um aquário comunitário, plenamente a funcionar, mas porque nos últimos tempos tenho tido muito trabalho senti que não tinha grande tempo para cuidar dele. Sendo assim dei todos os meus peixes a uma pessoa amiga. Ultrapassada esta fase do 'não ter tempo', tenho pensado em recomeçar com entusiasmo o meu aquário. Há mais de um mês que para o efeito tenho andado a cuidar atentamente dele. Com um ph de 6 e um gh de 2 tenho neste momento no meu aquário apenas dois guppies. É um aquário bastante plantado com um filtro interno ( tetratec - IN 400) e um termostato de 75 W. A questão que gostaria de colocar é a seguinte: será aconselhável ter um só disco num aquário destas dimensões? Dois discos num aquário tão reduzido não é concerteza demais? Caso se verifique o que temo - que de facto não seja de todo aconselhável a manutenção de um peixe deste porte neste aquário - que outros ciclídeos me aconselham? Cumprimentos e desde já agradecido pela paciência, david
Diesel_Car Publicado: Outubro 4, 2004 Publicado: Outubro 4, 2004 Olás, Em vez de discus podes perfeitamente colocar outro tipo de ciclideo...nomeadamente anões americanos ou africanos. Os peixes do género Apistogramma, Laetacara, Nannacara, Microgeophagus, Pelvicachromis, Nanochromis, Hemichromis (so os pequenos)...etc...são adequados a um aquário assim. Discus realmente o aquário é muito pequeno... Cumps, Nuno Reis Diesel_Car....Vrummmmmmm!
five pra one Publicado: Outubro 4, 2004 Publicado: Outubro 4, 2004 boas realmente um discu n e aconselhavel ja que ele praticamente so n streessam se tiverem acompanhados,dois vais ser demais eu aconselho apistogramas e ramirezis pk sao mt lindo pequenos e criam bem abraços abraços
Tiago Proença Publicado: Outubro 4, 2004 Publicado: Outubro 4, 2004 Esse aquario é muito pequeno para ter Discus,sempre podes por ramirezis e apistos como já foi dito ou um casal de kribensis EX-Naysel
raizdorvalho Publicado: Outubro 5, 2004 Autor Publicado: Outubro 5, 2004 Boas, desde já o meu muito obrigado pelas vossas opiniões. Seguindo o vosso conselho de adquirir um casal de ramirezis será que posso conjuntamente ter um Macrognathus siamensis ou um Macrognathus aculeatus? É que tenho uma paixão enorme por estes bichinhos...A questão é que pelo que sei e pela experiência de os ter durante alguns anos acho que estão mais indicados para águas com valores diferentes - por exemplo em questões de ph um bocadinho mais básico. A minha questão é talvez então dupla: 1- é verdade que queria ter um cíclideo, e que dada a situação um casal de ramirezis parecia-me bastante adequado, mas será que conjuntamente posso ter um macrognathus? 2 - se acham que não, que posso então adquirir? Ou fico só com um ou dois macrognathus? - já que eles crescem (devagar mas..) imenso e geralmente depois tenho de os dar/vender. Muito obrigado pelo vosso tempo, david
Visitante Publicado: Outubro 5, 2004 Publicado: Outubro 5, 2004 Olá, realmente um Discus sozinho nem que fosse um aquário de 1000 litros, já que os Discus são peixes de cardume e por isso deveriam ser colocados 4 ou mais num aquário, na minha opinião.
Recommended Posts