enguia !


labutes77

Recommended Posts

nao sei se é o lugar correcto , mas ... se nao for agradeço a um moderador que mude se faz favor. obrigado.

 

encontrei nas ofertas este topico.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=128649

 

e fiquei com uma duvida ...

as enguias nao sao nativas no nosso pais ? entao qual é problema de a soltar ? podia procurar uma barragem ou rio onde ja existam enguias ... acho eu , ou estou enganado ?

alguem me esclarece ?

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sei se é o lugar correcto , mas ... se nao for agradeço a um moderador que mude se faz favor. obrigado.

 

encontrei nas ofertas este topico.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=128649

 

e fiquei com uma duvida ...

as enguias nao sao nativas no nosso pais ? entao qual é problema de a soltar ? podia procurar uma barragem ou rio onde ja existam enguias ... acho eu , ou estou enganado ?

alguem me esclarece ?

 

Depois de tanto tempo em cativeiro ela pode já não estar habituada a procurar comida nem a fugir de predadores; então vai ser difícil que se adapte de novo à vida selvagem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse ponto de vista é o da maior parte de pessoas que liberta os seus animais, pensando que assim morrem mais rapido

errado

os instintos falam mais alto

 

como acham que acontece em alguns paises que criam peixes em vias de extinçao e depois os libertam, os peixes nao estao domesticados, têm sempre o instinto, caça, etc etc

 

neste caso é o oposto mesmo, o que pode acontecer, é que quem nao sabe o que esta afazer, pode ir soltar a enguia nun sitio que já não existem, e em que o habitat ja esta calmo, e a enguia ser o super predador e extingir outras especies que estavam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

eu enviei esta questao ao membro que esta a oferecer a enguia e a resposta é quanto a mim , muit certa e bem pensada. a oferta do animal e a nao libertaçao do mesmo , afinal , faz muito sentido.

 

 

 

"Imagine o seguinte cenário:

 

A minha enguia esteve 2 anos a conviver com peixes exóticos, portanto, existe a possibilidade de ter alojado alguma bactéria/fungo/protozoário ou parasita pluricelular no seu sistema. Poderão ser microorganismos que não a afectem mas ela pode ser portadora. Ao colocá-la numa barragem poderei estar a introduzir esse agente patogénico no ecossistema o que poderá afectar a população de enguias ou populações de outros peixes ou invertebrados.

Penso que em circunstância alguma se deverão soltar animais que tenham estado em cativeiro em contacto com animais exóticos.

Não sei se está familiarizado com o caso do fungo Chytrid que está a dizimar populações inteiras de anfíbios, porque uma espécie de rã que era imune foi disseminada por todo o mundo e espalhou a doença. "

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a enguia não precisa de se reproduzir para predar os peixes que apanha pela frante, vejamos, liberta se a enguia num pequeno lago, que poderá ter fauna e flora especificos daquele lago, que ao longo dos anos adaptou se a conviver sem enguias, (isto um exemplo, so para terem uma ideia)

liberta se a enguia que come tudo, fiz me entender, a ideia é mais ou menos assim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A introdução de uma especie nova num determinado nicho ecologico , pode ter efeitos devastadores . Se ja tiver enguias nesse meio não fara grande diferença imediata a não ser por introdução de novos genes que a longo termo poderão afectar as populações tanto destas como a de outras especies do nicho .

Pode afectar positivamente ou negativamente , por predação , desiquilibrio da estabilidade etc .

Quanto a doenças\bacterias\fungos , ao inserires essa enguia estas a introduzir novos organismos no ecosistema para o qual os demais habitantes podem não ter defesas - o que é grave e o exemplo da rã é muito significativo.

Facto é que a enguia pode não estar preparada para para as agressões do meio em questão e por em causa a sua sobrevivência .

Resumido a introdução de especies de cativeiro na natureza é algo que deve ser extremamente cuidado e planeado e jamais ser feito sem um estudo prévio de impacto ambiental pois mesmo um especimen pode fazer toda a diferença .

Como exemplo podes ver o caso da tilapia , peixe cuja venda em portugal foi proibida há alguns anos , pois especimens deitados pela sanita abaixo(veridico) apresentaram um enorme grau de sobrevivencia e dzimaram populações autocnes(naturais do ecossistema) inteiras nos locais de inserção. ( penso que inclusivamente no tejo segundo me informaram no vasco da gama).

outro importante e mais conhecido foi a introdução da perca do nilo em certos lagos africanos ( com o intuito da pesca) em que dizimaram igualmente as especies autocnes.

Alem disso e como sabes a enguia é pescada em portugal , quase todos os medicamentos utilizados nos aquarios tornam os peixes improprio para consumo , portanto até podes estar a envenenar pessoas (talvez)...

 

Eu percebo perfeitamente o acto de libertar um animal de cativeiro na natureza e o que está aqui descrito são uma data de ses , mas esse acto pode realmente provocar muito mais mal do que bem , portanto e face ao aqui descrito desaconselho inteiramente a libertação de especies de cativeiro na natureza , a não ser por actos de medida ecologica com o seu devido planeameto.

Cumprimentos filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim guilherme eu percebi ...apenas nao concordo pois para isso acontecer tinha de ser necessárioa introduçao de vários individuos...eu percebo o que quer dizer ... mas ao ser introduzido num pequeno lago nao ha-de existir muito alimento para uma enguia..

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais