Recommended Posts

Publicado

Boas...

Já pedi ajuda noutra parte do forum, mas venho pedir à parte especializada desta vez.

Montei agora um aquário de 200©x60(H)x50(L), 600l (Fotos aqui). Na parte lateral do aquário tenho dois furos, um de 50mm (saida para a sum) e outro de 25mm (entrada de agua). Coloquei como bomba de retorno uma HAILEA HX-8890 9000l/h.

Acontece que é extremamente difícil (para mim tem sido impossível) igualar os caudais de saida com o de entrada.

Alguém me pode dar alguma explicação? Já gastei algum dinheiro na sump, e não queria vender material quase sem uso nenhum.

Obrigado

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Publicado:

...a agua não é sempre a mesma que sobe para o aqua e cai para a sump ??

pelo que me parece o problema não está em igualar o caudal mas sim em que a bomba manda um caudal superior ao que o tubo de 50 consegue escoar atravez da gravidade, a solução parece-me ser estrangular a saida da bomba até atingir um caudal ligeiramente inferior ao maximo que a saida de 50 consegue despejar.

Secalhar para agravar o problema tens a saida do tubo de 50 dentro da sump com a ponta debaixo de agua e o ar não consegue sair, impedindo ainda mais a saida de agua.

Tambem me parece que 9000l/h é um bocado exajerado, como é que querias que um tubo de 50mm conseguisse despejar tanta agua só com a gravidade !

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Publicado:
...a agua não é sempre a mesma que sobe para o aqua e cai para a sump ??

Não é a mesma.... O furo de 50mm não escoa a quantidade de agua que a bomba manda para cima, excepto numa situação. Quando fecho a torneira de saida e o nível da água do aquário ultrapassa o limite superior do buraco de 50mm, não se encontrando ar dentro do tubo, assim que abro a torneira, o debito de água escoada é até bem superior ao que a bomba manda!! Ou seja, depois de Tubo de 50mm "ferrar", este debita bem mais que 9000l/h!!!!!!!!

pelo que me parece o problema não está em igualar o caudal mas sim em que a bomba manda um caudal superior ao que o tubo de 50 consegue escoar atravez da gravidade, a solução parece-me ser estrangular a saída da bomba até atingir um caudal ligeiramente inferior ao máximo que a saída de 50 consegue despejar.

Não sei... Pelo que escreves, a bomba que qualquer aquário com sump será sempre escolhida mediante a água que o tubo de 50mm (no meu caso) debite?

E se o debito da bomba for ligeiramente inferior ao caudal de saída, quer dizer que vai haver uma altura em que o nível da água do aquário vai estar no limite inferior da buraco de 50mm... Certo?

Secalhar para agravar o problema tens a saida do tubo de 50 dentro da sump com a ponta debaixo de agua e o ar não consegue sair, impedindo ainda mais a saida de agua.

Já tive a saida dentro de água... já tive fora... já tentei de tudo...

Tambem me parece que 9000l/h é um bocado exagerado, como é que querias que um tubo de 50mm conseguisse despejar tanta agua só com a gravidade !

Já leste que sim... é possível que um tubo de 50mm debite mais que 9000L/h... bem mais! Quanto ao exagero, é provável que tenha sido, mas está comprado. Pelos visto estou a ver que está para ser vendido e tratar de arranjar filtros de copo :(

Agradeço a tua ajuda...

abraço

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Publicado:
Não é a mesma.... O furo de 50mm não escoa a quantidade de agua que a bomba manda para cima, excepto numa situação. Quando fecho a torneira de saida e o nível da água do aquário ultrapassa o limite superior do buraco de 50mm, não se encontrando ar dentro do tubo, assim que abro a torneira, o debito de água escoada é até bem superior ao que a bomba manda!! Ou seja, depois de Tubo de 50mm "ferrar", este debita bem mais que 9000l/h!!!!!!!!

Pois, é quando o peso da agua faz sucção e o caudal aumenta, e quando chega a altura em que volta a entrar ar no tubo não estabiliza na parte superior do buraco de saida ?

saindo agua e bolhas de ar ao mesmo tempo ?

Não sei... Pelo que escreves, a bomba que qualquer aquário com sump será sempre escolhida mediante a água que o tubo de 50mm (no meu caso) debite?

E se o debito da bomba for ligeiramente inferior ao caudal de saída, quer dizer que vai haver uma altura em que o nível da água do aquário vai estar no limite inferior da buraco de 50mm... Certo?

Não é bem assim, até convem a bomba ter maior caudal, desta forma ha sempre a possibilidade de estrangular em caso de necessidade, mas se o caudal for um pouco inferior á saida o nivel da agua não estabiliza na parte inferior do buraco porque nesta posição a saida de agua é muito pouca, conforme o nivel sobe o caudal de saida vai aumentando até estabilizar na altura em que se obtem o equilibrio.

Tira umas fotos e mete aqui para se perceber melhor.

o que me parece que te esta a acontecer é o mesmo que se passava na minha bateria, que quando a agua tapa por completo o buraco de saida deixa de entrar ar e o caudal aumenta abruptamente, depois volta a entrar ar no tubo e o caudal cai demasiado o que leva o nivel da agua a voltar a subir até tapar o buraco.

Mas se for isto devia haver um ponto de equilibrio na parte de cima do buraco de saida, altura em que começa a entrar ar e o caudal de saida baixa o sufeciente para equilibrar com a entrada.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!