Recommended Posts

Publicado

Olá, hoje de manha deram-me uma tartaruga acho eu, agora preciso de ajuda.

Primeiro, o que é?

img0479q.jpg

img0475k.jpg

img0473.jpg

Tenho uma comida que é uma especie de camaroes secos que tambem me deram, o aqua em que ela está tem aproximadamente 6 litros, nao tem aquecedor nem filtro.

É necessario? (calculo que sim)

em que meses é que hiberna?

Que idade é que aparenta ter?

Até quanto pode crescer?

O que posso fazer para ela ficar mais "forte"?

Mas principalmente, que especie é? :sleep2:

muitas perguntas eu sei... :alberteinstein:

Publicado:

Bem pelas fotos que postaste é um pouco complicado, não têm qualidade, mas tenho quase a certeza que é uma Pseudemys conccina hieroglyphica, ou então uma Trachemys scripta scripta, qualquer das maneiras os cuidados a ter com as duas são identicos.

Como a informação na net abunda, já nem vale a pena escrever, em vez disso deixo-te um site muito completo em espanhol no qual podes tirar todas as tuas duvidas.

http://www.infotortuga.com/pconcinna.htm

Deixo-te so com umas luzes, essas tartas crescem até aos 25cm de comprimento de carapaça, precisam de pelo menos 100 litros de agua em adultas, precisam de aquecimento até atingirem os 15cm de carapaça (nessa altura ja não ha problema em hibernarem porque já têm reservas suficientes para o fazer) por enquanto tens de manter a água a uma temperatura de 26 graus com a ajuda de um termostato durante todo o ano, filtro é aconselhado pois sujam bastante a água, precisam de uma lampada uvb (procura nas lojas por Reptiglo uvb 5.0 compact da exoterra, se quiseres mando lojas online por mensagem privada onde poderás comprar) essas lampadas sao para que a tartaruga consiga absorver o calcio e crescer saudavel sem problemas de saude tal como piramidismo ou carapaça mole, têm de estar a menos de 30cm do animal, serem mudadas de 6 em 6 meses e a luz que emitem nao pode ser filtrada por vidro ou outro tipo de material porque se for a radiação ultra violeta é filtrada perdendo efeito. A alimentação nao pode ser camarões (gammarus) procura por sticks nos hypermercados tipo continente, custumam ter da marca tetrafauna da reptomin, são considerados uma das melhores rações para tartarugas, os camarões têm fraco valor nutricional.

Bem, ha mais coisas a dizer mas lê bem o site que te enviei que conseguirás tratar bem da tua tarta, não é tao facil e barato como as lojas fazem querer, são animais que requerem alguns cuidados apesar de serem muito resistentes para crescerem saudaveis e viverem até á idade adulta e por ai fora...

Boa sorte, depois de tudo o que disse e do que leste no site, se te restarem duvidas diz.

Ps: aproveito e respondo tambem ás perguntas:

Filtro é aconselhado

Hiberna no inverno mas com esse tamanho nao pode hibernar

É pequenita, deve ter nascido no verão passado ou até mesmo este ano.

Como já disse, uma femea bem tratada chega facilmente aos 25cm de carapaça (os machos crescem um pouco menos)

Cumprires tudo o que te disse e o que leres no site vais tornala forte e saudavel.

Publicado:

Reparei agora na alface que tinhas na parte seca, não dês alface!! tem pouco valor nutricional e provoca diarreira.

Publicado: (editado)

A mim estive a ver imagens das que me disses-te e parece-me mais uma Trachemys scripta scripta, tem mais padroes na parte de baixo que a Pseudemys conccina hieroglyphica e menos padroes na parte de cima, mas isso pode ser talvez falta de calcio digo eu...

No site diz que elas crescem até 40 cm e que é rapido, sabes quanto cresce por ano? (Não consigo encontrar muitos sites sobre as especies, maior parte é de vendas... :? )

São consideradas juvenis nos 2 primeiros anos ou é mais?

"La base de la dieta puede ser pienso para tortuga o, todavía mejor, una mezcla de piensos. Una buena mezcla es la descrita en el artículo Piensos.

Además se le debe dar alimento de origen animal, como pueden ser todo tipo de insectos, caracoles, babosas, renacuajos, pequeños anfibios, peces, y también carne poco grasa y pescado." traduz-me isto por favor! :sick003:

Posso dar peixes vivos?? se sim, que peixes sao mais aconselhados? e a partir de que idade posso colocar os peixes na dieta da tartaruga?

outra coisa que não percebi bem, "Estos animales son sexualmente maduros cuando alcanzan los 4 años de edad más o menos, pero es muy variable. Las hembras parece ser que son maduras cuando miden ya unos 13-15 cm."

isto é quando se pode distinguir o sexo?! :sick003:

Sim, agradecia imenso que me mandasses os sites para encomendar! Ou sites dedicados apenas a tartarugas :D

Vou mais tarde tentar colocar fotos onde dÊ para ver melhor...

Ah, já tinha tirado a alface, encontrei um topico aqui no forum que dizia exactamente isso!xD

Obrigado bowdown

Editado por Joana16
Publicado: (editado)

Já te mandei mensagem privada com os sites e as respostas ás novas perguntas que surgiram.

Editado por limao
Publicado:

Boas!

Sei que não tem nada a ver com as perguntas feitas anteriormente mas, se me poderem responder...tenho um tartaruga corcunda do mississippi e estava a pensar em comprar outra tartaruga, a minha pergunta é, posso comprar uma tartaruga de outra espécie e juntá-la com a que já tenho ou para o fazer têm que ser tartarugas da mesma espécie?

Desde já obrigado.

Publicado:

Eu tenho uma Pseudemys floridiana peninsularis, uma Graptemys pseudogeographica kohni, uma RedBelly, e uma que nunca consegui identificar, e todas elas se dao bem umas com as outras, não tendo qualquer problema em fazer das costas umas das outras ilhas andantes.

Publicado:
Boas!

Sei que não tem nada a ver com as perguntas feitas anteriormente mas, se me poderem responder...tenho um tartaruga corcunda do mississippi e estava a pensar em comprar outra tartaruga, a minha pergunta é, posso comprar uma tartaruga de outra espécie e juntá-la com a que já tenho ou para o fazer têm que ser tartarugas da mesma espécie?

Desde já obrigado.

Boas Kost,

Por norma nao é aconselhavel juntar tartarugas de especies diferentes. Isto porque cada especie tem especificidades de alimentaçao, agressividade, e até de habitat distintas. Apesar de os cuidados a ter com as aquaticas serem semelhantes.

Se tiveres espaço suficiente, e ao dizer isto falo por exº um lago, parece-me que possas perfeitamente juntar especies diferentes.

Já agora deixo uma nota para um erro comum e muito frequente, que é muitos criadores terem 2, 3 e 4 tartarugas em espaços que por vezes nao chegam nem para uma... é importante nao esquecer, como já foi referido, que a maioria das especies disponiveis nas pet-shops podem facilmente chegar aos 25, 30cm e mais (as femeas).

Publicado:
Boas Kost,

Por norma nao é aconselhavel juntar tartarugas de especies diferentes. Isto porque cada especie tem especificidades de alimentaçao, agressividade, e até de habitat distintas. Apesar de os cuidados a ter com as aquaticas serem semelhantes.

Se tiveres espaço suficiente, e ao dizer isto falo por exº um lago, parece-me que possas perfeitamente juntar especies diferentes.

Já agora deixo uma nota para um erro comum e muito frequente, que é muitos criadores terem 2, 3 e 4 tartarugas em espaços que por vezes nao chegam nem para uma... é importante nao esquecer, como já foi referido, que a maioria das especies disponiveis nas pet-shops podem facilmente chegar aos 25, 30cm e mais (as femeas).

Boas!

Quando falas em espaço suficiente estamos a falar apenas de lagos ou também de aquários, eu pergunto isto porque tenho um aquário de 200 litros onde neste momento só tenho uma tartaruga. A ideia era juntar nesse mesmo aquário outra, será que é possível?

Cumps.

Publicado:
Boas!

Quando falas em espaço suficiente estamos a falar apenas de lagos ou também de aquários, eu pergunto isto porque tenho um aquário de 200 litros onde neste momento só tenho uma tartaruga. A ideia era juntar nesse mesmo aquário outra, será que é possível?

Cumps.

Queria começar por dizer que com os meus comentarios pertendo apenas alertar para as necessidades basicas, e nunca dissuadir a comprar outra tartaruga...

Existem medidas padrao, que visam criar habitats minimamente aceitaveis e proporcionar uma boa qualidade de vida e longevidade, aos nossos animaizinhos.

Essas medidas sao:

- 5x o tamanho da carapaça em comprimento (em adulta), para o comprimento do aquario;

- 3x a largura da carapaça, para a largura do aquario (em adulta);

- 2x o tamanho da carapaça em comprimento (em adulta), para a altura da agua.

Se falarmos numa hieroglifica isso dará qualquer coisa como 150x60x60...

Mas um aquario com cerca de 1m, 1.2m e uns 200,300l já poderá ser considerado um bom aquario para uma ou até duas tartarugas...

Sinceramente aconselharia, e dado ser um habitat restrito, a aquisiçao de uma tartaruga da mesma especie.

Publicado:

As trachemys, pseudemys e graptemys têm necessidades identicas (ou praticamente iguais), até porque têm origem no mesmo habitat, nomeadamente na America do Norte. O problema não está nos cuidados a ter com cada espécie, o problema pode estar em questões de territorialidade, acredito que uma scripta elegans possa ser mais agressiva e ter um crescimento mais rapido que uma pseudogeographica, mas pelo que sei de pessoas que mantêm espécies diferentes juntas dentro das que disse não há problemas. Agora é claro não vamos juntar basking turtles com musk turtles pois notóriamente precisam de diferentes cuidados e diferentes tipos de habitat, o mesmo com as soft shell por exemplo, têm diferentes cuidados, são muito agressivas e desenvolvem fungos mais facilmente (entre outros pequenos aspectos) que uma basking turtle. Agora dentro das especies e respectivas subspecies que referi nao vejo qualquer problema desde que não se manifeste agressões, mas isso até eu já presenciei com as minhas duas mississipi no principio. Desde que haja espaço não vejo problema.

Publicado:
As trachemys, pseudemys e graptemys têm necessidades identicas (ou praticamente iguais), até porque têm origem no mesmo habitat, nomeadamente na America do Norte. O problema não está nos cuidados a ter com cada espécie, o problema pode estar em questões de territorialidade, acredito que uma scripta elegans possa ser mais agressiva e ter um crescimento mais rapido que uma pseudogeographica, mas pelo que sei de pessoas que mantêm espécies diferentes juntas dentro das que disse não há problemas. Agora é claro não vamos juntar basking turtles com musk turtles pois notóriamente precisam de diferentes cuidados e diferentes tipos de habitat, o mesmo com as soft shell por exemplo, têm diferentes cuidados, são muito agressivas e desenvolvem fungos mais facilmente (entre outros pequenos aspectos) que uma basking turtle. Agora dentro das especies e respectivas subspecies que referi nao vejo qualquer problema desde que não se manifeste agressões, mas isso até eu já presenciei com as minhas duas mississipi no principio. Desde que haja espaço não vejo problema.

Excelente explicação, sem dúvida retirou-me bastantes dúvidas e aumentou-me o conhecimento sobre tartarugas.

Cumps.

Publicado:

Olá, a comida, já tentei tudo da lista, ervilhas, pera, peixe cozido, peru, maça, banana, cenoura, broculos...

O problema é que ela não quer, não toca sequer só come aquilo dos camaroes secos ou alface que lhe dei no primeiro dia, de resto não come mais nada...

:/

O que se passa?

O quÊ que posso fazer?

Publicado:

Tudo o que tentaste dar não deve ser dado como dieta base mas sim como complemento, dieta base é a ração propria, chamados de sticks como já te disse.

Os camarões que dás não servem para ela e a alface causa diarreira e tem pouco valor nutricional.

A solução é deixar a tartaruga sem comer durante os dias necessarios até que aceite a comida correcta (compra os sticks, ha em todos os continentes da reptomin tetrafauna)

A dieta actual não é de todo saudavel.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!