Overnet Publicado Maio 23, 2009 Publicado Maio 23, 2009 Bom dia tenho bastantes pedras vulcanicas com um cor castanho vermelho que comprei numa loja da max mat pode-se usar como substrato infertil? Cumprimentos Citar
betarato Publicado: Maio 23, 2009 Publicado: Maio 23, 2009 As pedras vulcânicas são utilizadas para peixes que necessitem de águas com pH mais elevado. Essas pedras não são inertes. Inertes são: Xisto por ex Citar Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
Overnet Publicado: Maio 23, 2009 Autor Publicado: Maio 23, 2009 Boas fiz o teste num recipiente e esta a 6,8 constantemente, o meu medo é que possa ferir algum peixe pois sao muito porosas. o areao é igaul ao que o membro Wiliam usou nesta montagem é o vermelho escuro ou castanho. desde já obrigado pela ajuda Cumprimentos Citar
betarato Publicado: Maio 23, 2009 Publicado: Maio 23, 2009 Se são vulcânicas é estranho manter esses valores de pH. Citar Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
José Cruz Silva Publicado: Maio 23, 2009 Publicado: Maio 23, 2009 Se são vulcânicas é estranho manter esses valores de pH. Tens a certeza doque estás a afirmar? Citar Abraços Zé Néo
betarato Publicado: Maio 23, 2009 Publicado: Maio 23, 2009 Por ter ficado com dúvidas é que estou a fazer pesquisa. Mas se houver alguém que me possa corrigir, agradeço que me ensine. Obrigado Citar Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
betarato Publicado: Maio 23, 2009 Publicado: Maio 23, 2009 (editado) Pois é, peço as minhas desculpas ao Overnet, as pedras para elevar o pH são as calcárias, que por acaso são as que eu preciso. As vulcânicas são inertes e servem perfeitamente para decoração e esconderijo a peixes de fundo, e são extremanente lindas. Ao José C. Silva agradeço por esta chamada de atenção, pois não deveria ter respondido antes de ter a certeza, peço desculpa por este lapso. Beta Editado Maio 23, 2009 por betarato Citar Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
José Cruz Silva Publicado: Maio 23, 2009 Publicado: Maio 23, 2009 Pois é, o areão vulcanico é um excelente substrato para aquários plantados. o único problema a meu ver é ter a granulometria desejada porque o que se encontra é geralmente muito grande. http://zeneo.spaces.live.com/blog/cns!...6!382.entry Citar Abraços Zé Néo
betarato Publicado: Maio 23, 2009 Publicado: Maio 23, 2009 Pois pegar num martelão não é fácil. Citar Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
jcrelha Publicado: Maio 23, 2009 Publicado: Maio 23, 2009 O areão vulcânico é bom como substracto fértil. Estou a usá-lo numa área do aquário, o grande problema é mesmo ao colocar as plantas porque a granulometria é muito elevada (+/- 7mm) e ao plantar uma, facilmente a do lado levanta se ainda não estiver enraizada. Citar
paulo.c. Publicado: Maio 23, 2009 Publicado: Maio 23, 2009 O areão vulcânico é bom como substracto fértil. Estou a usá-lo numa área do aquário, o grande problema é mesmo ao colocar as plantas porque a granulometria é muito elevada (+/- 7mm) e ao plantar uma, facilmente a do lado levanta se ainda não estiver enraizada. fertil? Citar Cumps.Paulo Castilho
jcrelha Publicado: Maio 24, 2009 Publicado: Maio 24, 2009 fertil? Julgo que sim. Também achei estranho, tanto que, no meu caso, também coloquei floredepot por baixo do areão vulcânico, mas fui informado na loja (Ornimundo) que o areão vulcânico também era fértil e que havia quem o usasse como substracto fértil por baixo de outro material (areia, por exemplo). Para o confirmar, podes ler: "Seu solo vulcânico é fértil. Flores de todas as tonalidades crescem em terreno que mistura planícies com relevos sinuosos" em Aso-san, a tranquilidade japonesa segue ao lado dos vulcões ou "O solo vulcânico fértil e a chuva abundante criam um ajuste perfeito para a paisagem deste belo Templo" em: Templo de Guayaquil no Equador Mas para o desmentir, tens a Akadama, que não é mais que argila vulcânica Admito que se calhar não é o próprio areão vulcânico que é fértil, mas apenas um bom substracto por ser muito poroso (o que também ajuda na fixação das bactérias no solo), permitir a passagem de água e o fácil acesso aos nutrientes por parte das raízes. Citar
betarato Publicado: Maio 24, 2009 Publicado: Maio 24, 2009 O areão vulcânico é bom como substracto fértil. Estou a usá-lo numa área do aquário, o grande problema é mesmo ao colocar as plantas porque a granulometria é muito elevada (+/- 7mm) e ao plantar uma, facilmente a do lado levanta se ainda não estiver enraizada. Naquele site que o José C. S. apresentou, diz que se pode esmigalhar com um martelão, será que passá-la num moinho como se faz com o milho seria uma boa ideia? Citar Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
José Cruz Silva Publicado: Maio 24, 2009 Publicado: Maio 24, 2009 Admito que se calhar não é o próprio areão vulcânico que é fértil, mas apenas um bom substracto por ser muito poroso (o que também ajuda na fixação das bactérias no solo), permitir a passagem de água e o fácil acesso aos nutrientes por parte das raízes. Essa é a minha opinião também. tal como a akadama ou outros substratos do género o areão vulcanico pela sua composição será sempre uma base importante para a fixação de bactérias e micro-organismos que transformam os nutrientes tornando-os assimiláveis pelas plantas. Naquele site que o José C. S. apresentou, diz que se pode esmigalhar com um martelão, será que passá-la num moinho como se faz com o milho seria uma boa ideia? Aquele site é o meu blog e a página refere ao que fiz com o areão vulcanico Se o moinho for de pedra claro que sim, apesar de se desfazer relativamente fácil, é sempre uma pedra e por isso a forma de a moer deverá ter sempre isso em conta. Citar Abraços Zé Néo
paulo.c. Publicado: Maio 24, 2009 Publicado: Maio 24, 2009 (editado) Julgo que sim.Também achei estranho, tanto que, no meu caso, também coloquei floredepot por baixo do areão vulcânico, mas fui informado na loja (Ornimundo) que o areão vulcânico também era fértil e que havia quem o usasse como substracto fértil por baixo de outro material (areia, por exemplo). Para o confirmar, podes ler: "Seu solo vulcânico é fértil. Flores de todas as tonalidades crescem em terreno que mistura planícies com relevos sinuosos" em Aso-san, a tranquilidade japonesa segue ao lado dos vulcões ou "O solo vulcânico fértil e a chuva abundante criam um ajuste perfeito para a paisagem deste belo Templo" em: Templo de Guayaquil no Equador Mas para o desmentir, tens a Akadama, que não é mais que argila vulcânica ola existe diferenças o solo vulcanico e composto por varias materias. sendo que as "poeiras e as cinzas" , e que o enriquecem. a rocha vulcanica "É um tipo de rocha que se forma por arrefecimento do magma à superfície. O magma superficial denomina-se lava e é expelido normalmente através de estruturas características denominadas vulcões...etc" a argila "A argila origina-se da desagregação de rochas que comumente contém feldspato, por ataque químico (por exemplo pelo ácido carbônico) ou fisico (erosão, vulcanismo), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas.etc.." Admito que se calhar não é o próprio areão vulcânico que é fértil, mas apenas um bom substracto por ser muito poroso (o que também ajuda na fixação das bactérias no solo), permitir a passagem de água e o fácil acesso aos nutrientes por parte das raízes. tambem concordo abraço Editado Maio 24, 2009 por paulo.c. Citar Cumps.Paulo Castilho
jcrelha Publicado: Maio 25, 2009 Publicado: Maio 25, 2009 existe diferenças o solo vulcanico e composto por varias materias. sendo que as "poeiras e as cinzas" , e que o enriquecem. a rocha vulcanica "É um tipo de rocha que se forma por arrefecimento do magma à superfície. O magma superficial denomina-se lava e é expelido normalmente através de estruturas características denominadas vulcões...etc" a argila "A argila origina-se da desagregação de rochas que comumente contém feldspato, por ataque químico (por exemplo pelo ácido carbônico) ou fisico (erosão, vulcanismo), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas.etc.." Obrigado, sempre a aprender... Citar
Recommended Posts