Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho tentado fazer criação de Discus, mas em vão.

O casal tem feito posturas todas as semanas (já vão na 5ª), os NO3 estão a zero; o pH a 6,8 ; Gh 3 ;kh <1 ;Temp 30ºC.

Os ovos ao fim de +/- 24 horas ficam brancos e são comidos.

Uso o azul de metileno após a postura.

A unica diferença que há entre a bateria aonde estão e o aqua comunitário onde estavam é que o comunitário tinha o pH a 5,5, esta é a única diferença que a meu ver pode ser relevante!!!

O que acham os entendidos?

Um Abraço

Pedro

Publicado:

Olá,

na minha opinião talvez o macho não fertelize os ovos e por isso ficam brancos, ou então a quantidade de azul de metileno que colocas é insufeciente.

Podes conseguir mais ajuda em www.clubediscus.com/forum

Publicado:

boas

para além do que o nuno já te disse lançava-te mais umas achegas.

já pensaste na possibilidade de teres duas femeas??? é que é bastante frequente uma femea assumir o papel de macho só que....não fertiliza os ovos e nesse caso o resultado é de teres posturas e não tirares nada.

outra coisa: tens a certeza que todos os ovos ficam brancos??

pode permeitamente acontecer que o casal coma todos os ovos ao fim de pouco tempo. E isto pode acontecer 20 ou mais posturas.

boa sorte nas p´roxima!!

Publicado:

Desde já obrigado,

É um casal de certeza, pela diferença entre os orgãos genitais, pela diferença da testa e pelo ângulo das barbatanas.

Os ovos ficam brancos que eu tenho assistido ao facto de alguns ficarem brancos pouco depois da postura e outros vão ficando aos poucos.

Talvez seja mesmo pouco azul de metileno, qual a quantidade? O que tenho está em pó, e normalmente faço a mistura num pequeno frasco e depois vou colocando aos poucos no aqua até a água ficar azul clara:

Um Abraço

Pedro

Publicado:

Hoje os meus Discus voltaram a fazer uma postura, aumentei a quantidade de azul de metileno, agora é aguardar e roer muitas unhas para ser desta vez

:P:shock:

Um Abraço

Pedro

Publicado:

olá

deixo te aqui a minha experiência, pois estou a passar pelo mesmo!!

Durante a minha ausência em férias, formou-se um casal. Na primeira postura, percebi logo tratar-se de um macho e de uma fêmea, uma vez q os ovos eclodiram. E isto tb num comunitário. Tantas posturas houve, que decidi intervir e "ajudar" `lua de mel do casal. Separei-os com um acrilico, ainda no akua comunitário. O pormenor da escolha da cor do acrilico, não foi importante. Passou a sê-lo quando os vi à marrada ao dito acrilico no sentido de afastar os peixes que lhes eram visiveis. Entretanto, quando quase prefaziam as 60 horas, ou seja quase a eclodirem, a femea optava por os comer. Fez o mesmo a esta última, só que ainda fui a tempo de colocar uma rede em volta do cone, e ai aconteceu o previsível. 6 ovitos que sobraram, eclodiram e la se mantiveram mais dois dias sob o olhar dos pais. Ontem à tarde seria a altura q se despegariam. Tive sempre a consciência de que não iria dar em nada esta experiência, só que deixei avançar para ver o q acontecia. Despegaram-se 4, cairam, e deixei de os ver. Sobraram dois, que ainda estavam "pegados ao cone". Calmamente retirei a rede e observei o q iria aontecer. Desta vez foi o pai. Com a boca retirou-os. Ainda se colocou a hipótese dele os ter retido na boca como precaução... mas penso que não.. foram engolidos e pronto. Já me têm dito que é comum em jovens casais, acontecer esta situação.

Digamos que não tenho o timing certo para me dedicar a isto, nem nunca tive como objectivo fazer criação, mas já q o casal é tão lindo, e insistem tanto nas posturas, vou montar um akua só para eles e ver o que acontece!!

Maria :P

Everything that happens has a reason behind

Publicado:

Ola Maiato

O azul de miteno a meu ver só tem efeito contra os tungos. E como tal só se uzará para prevenir a vinda ou não dos mesmos.

Maiato o que é preciso é paciencia pois a oportunidade virá.

Nesta altura tenho tres casais que fizeram varias crriações mas que agora são um autentico desatre. Um começou a ter só ovos brancos e há oito dias conseguiu cria-los mas na altura de os alevins se despegaram do cone os pais comeram-nos. Deste casal tenho dois discus já com 4 meses e são muito bonitos. Tenho outro casal que tinha muitos ovos e que não ficaram brancos, eclodiram mas agora só andam cerca de 8 à volta dos pais. Este casal também tem provas dadas. E finalmente tenho outro casal que desovava mas os ovos desapareciam, fizeram esta cena talvez umas 8 vezes. o que levou a pô-los de parte, mas como reparei que aueriam desovar dei-lhes mais uma chance e isolei-os nun aquario há cerca de 5 dias e ....desovaram e já se ve os alevins a rabiar pelo que amanhã ou depois talvez comecem a nadar.

Os parametros da àgua são sempre os mesmos, ou antes não são, pois tenho casais que só desovam com PH 4,4, e condut. a 100 us.

Por isso recomendo paciencia, muito paciencia....

Até sempre

Rui

Publicado:

boas

como ja foi dito eu acho que os avos n estao a ser devidamente fertilizados pelo macho pois ficam brancos,isso e normal em todas as posturas mas acabam por ficar sem bastantes fertilizados.temta alimentalos com comida congelada e dalhes vitaminas pode ser que isso resulte

abraços

abraços

Publicado:

A situação voltou a repetir-se.

Realmente há que haver paciência, é um dos atributos necessário para se ser aquarófilo, o problema é qu quando estamos a fazer ( ou a tentar) algo pela 1ª vez, a paciência não abunda.

Além do mais queremos arranjar uma justificação para tudo, masnem sempre o erro é nosso mas sim pormenores da natureza.

Vou continuar à espera , mas sempre ancioso.

Um Abraço

Pedro

Publicado:

Boas,

É só para dizer que já tenho a certeza que é um casal, pois ontem já consegui ver que os ovos estavam fertilizados e hoje já se via umas coisitas a mexer.

A única alteração que fiz foi passar o pH para 6.1, que estava a 6.8

Um Abraço

Pedro

Publicado:

Parabens Pedro.

No meu caso revelou-se importantissimo, nesta fase, deixar-lhes uma luz de presença acesa durante a noite.

Em casais inexperientes adoptava tambem a técnica, com resultado, de nas 1ª semana após os peixitos começarem a nadar, deixar a luz normal acesa.

Os peixes não acusam nada.

Dá-lhes tranquilidade e evita, sei que é dificil, estar sempre a espreitar.

Vai dando noticias.

Um abraço.

Joao Paulo Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Obrigado pelas dicas,

Por acaso e pelo que tenho lido, já tinha colocado uma lãmpada de 5W que tem estado constantemente ligada desde que os pais fizeram a postura ( não sei se estou a fazer bem, mas se não fosse esta lãmpada eles ficavam na completa escuridão).

Além destas dicas existem mais algumas que eu deva saber :lol:

Um Abraço

Pedro

Publicado:

Caro Pedro.

Assim é vago dicas haverá muitas mas enumera-las assim e complicado.

Na minha curta experiencia as 1ªs 48 H apos os peixitos começarem a nadar são criticas. Se os peixitos viverem a 2ª noite após começarem a nadar as probabilidades de sucesso serão boas.

Alimenta pouco os pais nesta fase para não haver muita sujidade no aquario. Se o aquario se encontrar sujo aspira mas em "camera-lenta" para não perturbares os papás.

Cada caso é um caso.

Um abraço e sorte.

Joao Paulo Machado

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Ola Maiato

Para já convém medir os parametros da água,(PH, GH, NH02,NH03) para procurar manter estes parametros.

Torna-se necessário manter a luz, uma água com pouca corrente e se possivel só o filtro de esponja a funcionar.

Não sei as medições do aquário, mas o melhor seria que não fosse muito grande para que os alevins quando iniciassem a nadar não terem dificuldades de encontrar os pais.

Vá dando noticias

Até sempre.

Rui

Publicado:

As medidas do aquário são: 80 x 35 x 40. Os parametros são: pH 6,1; Gh 3; NO2 0 e NO3 <5mg/L

Tenho a hipótese de o dividir a meio com um vidro, acham que devo ?

Um Abraço

Pedro

Publicado:

Olá Maiato,

antes de mais parabéns!

Eu na tua situação não colocaria os vidros de separação. Já que assim está, então deixa estar. Uma dica que por vezes dá resultado, e visto que o teu aquário ainda é grandinho para um casal, é baixar um pouco o nível da água. De qualquer forma, deixa-os ganhar experiência com esta desova e mais tarde se se justificar, então fazes isso. Espero, sinceramente, podermos falar no encontro de 23 deste mês, sobre estes teus alevins. É sinal que está tudo a correr bem!!! :wink:

Ainda assim, e se me permites um conselho, não estejas à espera de nada nesta postura. Tudo o que vier de bom entao vem por acréscimo. Digo isto, porque não é comum os discus cuidarem bem dos alevins, logo na primeira vez em que eles nasçam. Mas espero que sejas excepção!

Um abraço de boa sorte,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Publicado:

Os alevins já passeiam à volta dos pais.

Quando é que devo ligar o aquário à sump.

Devo adicionar algum tipo de medicamento.

Agora é dar-lhes artémia e ir fazendo TPA's, estou certo?

Um Abraço

Pedro

Publicado:

Parabens.

Estamos todos a roer as unhas para que de certo.

Deixa passar 2/3 dias após os peixinhos comecarem a nadar sem fazer nada. Este e o momento critico.

Deves ligar o aquario a sump, se o caudal for fraco logo que tenhas a certeza de que os bebes não passam pela saida, no meu caos tenho uns filtros a saida que os alevins ao fim da 1ª semana já não passam.

Não faças alteraçoes bruscas de valores da agua.

Ao fim de semana e meia de natação costumo adicionar a agua durante 3 dias consecutivos formol para "limpeza" dos parasitas das guelras.

CONFIRMA A DOSE, salvo erro 2 ml/100 LT. Não faz mal nem a pais nem a filhos nem a filtros.Se não sonseguires encontrar depois confirmo.

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Obrigado João,

De acordo com as notas que tenho tirado essa é a quantidade.

Um Abraço

Pedro

Publicado:

Ola

Conforme já foi dito, nesta altura nada se faz.No entanto é necessário observar como corre a situação e começar a prepar a aparelhagem de fazer a artémia.

Julgo que ao terceiro será oportuno adicionar TENIL VET pois foi o que eu fiz com uma criação que está em curso. Mas para quem melhor dirá da sua justiça seré talvez Vitor Melo pois segui os conselhos dele e na verdade a mortandade tem sido muito pouca.

E....... paciencia pois também estou em pulgas para que essa crição tenha um final feliz.

Até sempre

Rui

Publicado:

Boas,

Por enquanto estão a aguentar-se.

já tenho a artémia a eclodir.

Onde posso adquirir o tenil vet

Um Abraço

Pedro

Publicado:

Caro Maiato.

Os Discus Bebes normalmente são muito sensiveis aos parasitas das guelras que normalmente os pais têm e não os incomoda.

Usa sem medo o Formol 2 Ml/100 LT. Que adicionas à agua durante 3 dias consecutivos.

Cuidado ao usar formol pois e extremamente toxico à inalação e ao contacto.

Coloca uma pedra difusora a mais, pois o formol "consome" oxigenio, e não teras qualquer tipo de problemas.

Deves agir rápido pois se os peixinhos comecarem a cair por acção dos parasitas em meia duzia de dias perdes a ninhada toda.

Esta situação foi comprovada por mim.

Sorte e um abraço.

Joao Paulo Machado

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Olá João,

Eu tenho vindo a colocar o formol 2ml/100L

Os alevins estão a crescer e têm-se mantido os 17 embora um deles não ligue aos pais e por isso está muito pequeno, mas os outros estão a desenvolver bem.

Obrigado a todos pelas ajudas.

Um Abraço

Pedro

Publicado:

Ola Maiato.

Espero que tudo continue 5 estrelas.

Nesta fase, começa a dar-lhes artemia recem nascida.

De momento vão recusar pelo que oferece-lhes varias vezes ao dia pouca quantidade.

Eu costume dar-lhes directamente junto ao corpo dos pais com o auxilio de uma pipeta com + - 40 Cm. Compram-se em fornecedores de marterial para laboratorios/escolas.

Ao fim de algumas tentativas frustradas vais ver que os "meninos" começam a atacar as artemias e quando as comerem bem vais ver que ficam com a "pança" "cor-de-rosa".

na minha opinião deveras começar-te a preparar para entre as 2 e as 3 semanas apos a "natação", tendo a certeza que os bebés comem artémia separares os bebés dos papás.

Quando vejo que os pequenos já comem bem artemia começo a juntar diariamente pequenas quantidades de flocos, no meu caso Tetramin, ralados bem fino com um ralador de pimenta(loja dos 300), para se irem habituando.

Qualquer duvida contacta jpm007@iol.pt.

Um abraço.

Joao Paulo Machado

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Olá,

Parabéns ao maiato pelos discus que nasceram. :)

Vocês fazem alguma TPA antes de aplicar a formalina?

Vi no artigo de uma revista onde a Formalina podia ser usada durante 3 dias seguidos fazendo uma TPA no 4º dia.

Já utilizei formalina mas recorria a uma TPA de 50% antes da aplicação e sempre em dias alternados.

Aconselham começar a utilização da formalina ao fim de quantos dias? 3 dias depois de nadarem??

Cumprimentos,

Nuno