Recommended Posts

Publicado

Boas cheers

Adquiri há poucos dias 4 mbunas adultos +-8 cm e que me disseram tratar-se de Iodotropheus sprengerae.

Dois dos exemplares possuem a cor tipica da especie (amarelo mostarda e umas irisdicencias lilazes) mas os outros 2 são de cor roxa tão escura que parece negro , a cor é completamente uniforme sem iriscencias , barras ou manchas ( são expectaculares ! ), pesquisei muitos sites sobre Mbunas e visitei algumas lojas e não encontrei nenhuns iguais (nem tão pouco parecidos! ), outro dado curioso é que nenhum deles(os negros)

possui Egg spoots caracteristicos dos mbuna, e os peixes andam aos pares

os negros e os amarelos ignoran-se mutuamente.

Segundo a minha pesquisa o diformismo sexual nos I. Sprengerae é pouco acentuada, assim pôs de parte a hipótese de serem 2 casais , quanto á possibilidade de serem populações de diferentes partes do lago ,vários autores referem que as populações existentes ( penso que 3,

todas na parte sul do malawi) ,não diferem muito no aspecto.

Pela descrição que fiz dos exemplares , alguem me pode dar alguma pista

na identificação da espécie? ( o ideal era colocar fotos, mas não tenho meios ao dispor para o fazer ...mas caso seja imprescindivel vou pedir a um amigo que o faça por mim.)

Agradeço todos exclarecimentos

Comprimentos:

Antonio Silva.

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Boas, Fera

dois dos exemplares são iguais ao da foto, mas os outros dois são iguais

em termos de aparencia fisica mas são de cor roxo muito escuro ( quase negro) .

Já me disseram que se poderia tratar de Iodotropheus Stuatgranti , mas a cor destes exemplares é muito diferente dos meus...

Quanto a serem hibridos,não encontrei relatos que o I . Sprengerae hibride com outros Mbunas, mais a mais os meus exemplares são os dois iguais e com uma cor uniforme... Grande mistério.

Agradeço pistas que me possam levar á identiicação dos meus (lindos) exemplares.

Comps.

Antonio Silva.

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Boas,

Finalmente ví uma foto de um mbuna igual aos meus ... e roxos bem escuros e que são.... Iodotropheus Sprengerae. Pelo menos é o que

diz no ATLAS DO DR. AXELROD's. Porquê são desta cor? Não sei .

Espero por opinião de um dos nossos Gurus :roll:

Comprimentos :

António Silva

Cumps

António Silva

APC#128