alfapa Publicado Maio 20, 2009 Publicado Maio 20, 2009 Boas, Aqui fica uma foto da minha nova técnica. Funciona tão bem.. que quando fui tirar fotos já havia pouco para mostrar... ao fim de duas semanas a população reduziu drasticamente. Uso uma cenoura descascada e cortada ao meio durante 2 dias no aquario. Dia sim dia não coloco a cenoura, por vezes durante o dia aparecem alguns caracois, mas durante a noite é que é o forte! De manhã quando acendo a luz, apanho a cenoura completamente coberta de caracois. PauloA
betarato Publicado: Maio 20, 2009 Publicado: Maio 20, 2009 Boa! Boa! Grande churrascada! Caracóis com coca-cola (eu não gosto de cerveja)! Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
Alvaro Gama Publicado: Maio 21, 2009 Publicado: Maio 21, 2009 Boas Vou experimentar essa tecnica.... Depois digo alguma coisa.... Cumprimentos Álvaro Visite o meu aquario..... 500 lts para os meus Discus!!!!! Clique aqui!
alfapa Publicado: Maio 21, 2009 Autor Publicado: Maio 21, 2009 Remoção manual posterior... como é óbvio.... Esqueci-me de mencionar... transformação rápida de invertebrado em comida de discos/escalar.... (Cuidado com os dedos ao esmagar... já me cortei.... e não foi nos maiores...) PauloA
jcrelha Publicado: Maio 23, 2009 Publicado: Maio 23, 2009 alfapa, desculpa a pergunta. É mesmo necessário eliminar esses caracóis? Qual o problema em deixá-los ficar? Comem as plantas? No meu aqua de 180l liquidos tenho 2 escalares juvenis e em breve juntarei mais 2. Hoje notei a existência de 1 caracol desses. Devo retirá-lo? Os escalares podem fazer-se a ele?
alfapa Publicado: Maio 23, 2009 Autor Publicado: Maio 23, 2009 (editado) Os caracois podem ficar. A questão é mais estética que outra, embora certas plantas sejam vitimas dos caracois (muita gente diz que não... mas eu tenho algumas que depois da passagem dos caracois as folhas ficam "transparentes"). O verdadeiro problema é que reproduzem-se a uma velocidade verdadeiramente preocupante. No meu aqua grande tenho escalares e juntei à pouco tempo uns discos. Tenho de dar comida várias vezes por dia (e no ínicio os discos comiam muito pouco e estragavam muita comida) e os caracois disparam. Cheguei a tirar 50 a 100 caracois por dia. Agora tiro menos, mas mesmo com a redução de comida a prolieferação dos caracois é uma coisa fenomenal. Já agora os caracois a que me refiro são caracois europeus, endémicos, que conseguiram entrar nos nossos aquarios tropicais através de plantas criadas ao ar livre ou em lagos/barragens. Não são caracois grandes (ampulárias) que vemos nas lojas. O que acontece é que estes caracois têm um ciclo reprodutivo potênciado pela água quente, sendo esses crescimento verdadeiramente explosivo, chegando um caracol adulto a pôr muitas centenas de ovos por dia. PauloA PS: os escalares não os comem inteiros. Temos de os esmagar para os escalares os conseguirem comer. Metem tudo na boca e deitam as cascas partidas fora. Editado Maio 23, 2009 por alfapa
jcrelha Publicado: Maio 23, 2009 Publicado: Maio 23, 2009 alfapa, Obrigado pela resposta. O caracol de que falo, é dos tais europeus e certamente entrou através das plantas. Ampulárias ainda não tenho porque a loja mais perto é recente e ainda não tem, mas pretendo colocar pelo menos duas. Antes que este se reproduza, tal virus, vou então esmagá-lo para servir de petisco aos escalares. Creio também que os Anentome helena sao bons para eliminar esta praga.
Recommended Posts