Sergio Torres Publicado Maio 20, 2009 Publicado Maio 20, 2009 Pois bem, tal como o tópico diz, um (uma, claro) camarão madeira (Atyopsis moluccensis) ovada! E agora? Até ao momento, isto já tinha acontecido a alguém? Em todo o lado se diz que precisam de agua salobra e eu sempre duvidei! Agora chegou o momento em que a verdade se irá desvendar! E espero ter razão! Deixo aqui uma foto da moça ainda a alimentar-se com os outros camarões! ps: Espero que corra melhor com a madeira do que com a CPO! Ovou mas nada de "piquinada"! Acho que ela não abanava os ovos logo, fungaram! Ainda tem dois mas as minhas esperanças já foram à muito! Fotos? Não tenho! O aqua onde está não tem luz e durante o tempo em que tinha ovos, mal saia do buraco! Abraço Sérgio Torres Visitem o Ínsulas da quitina Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
joker Publicado: Maio 20, 2009 Publicado: Maio 20, 2009 Boas. Que grande sorte que tivestes,até agora foi a primeira vez que ouvi falar em madeiras ovadas. Boa sorte com o resto da reprodução e parabens pelo aconteçimento. cumps. http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=114894&hl= * Projecto caixas vodafone * http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=127708&hl= * Maternidade * http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=122714&hl= * Territory of Shrimps * http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=129436&hl= * The Lost Forest 2 *
João Pedro Palma Publicado: Maio 20, 2009 Publicado: Maio 20, 2009 (editado) Boas Antes de mais parabéns! Mas segundo li a parte mais difícil é conseguir que as larvas crescem... Porque estas necessitam de água salobra. Aqui têm mais um vídeo de um camarão madeira fêmea ovada. Podes ler no planetinverts: There is one downside to the Bamboo Shrimp: it does not fully reproduce in freshwater. Like the Amano Shrimp, this species requires brackish water during the larval stage in order to successfully develop from hatching. E também já li que é necessário alimentar as larvar com fitoplâncton... Mas experimenta coloca-la num aqua à parte com um pouco de sal! Editado Maio 20, 2009 por jpp 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
AlbCab Publicado: Maio 20, 2009 Publicado: Maio 20, 2009 Muitos Parabens ! Atenção que se for como o Amano, a água salobra (ou melhor salgada !) é para as larvas, não para os adultos. Estes têm que estar sempre em água doce, as larvas têm é que ser transferidas logo após a oclusão para água salgada, e de novo após o desenvolvimento para água doce. Mas não sei se será idêntico.
João Pedro Palma Publicado: Maio 20, 2009 Publicado: Maio 20, 2009 Eu acho que os camarões madeira, que são todos selvagens, habitam em águas tanto doces como salobras porque para as larvas serem libertadas em água salobra, a fêmea terá que se deslocar até estas águas. Não sei até que ponto é que estes animais sobrevivem a longo prazo em águas salobras mas é um facto que todos estes camarões são selvagens e que parte do seu ciclo reprodutivo passa pela libertação das larvas em água salobra. 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
AlbCab Publicado: Maio 21, 2009 Publicado: Maio 21, 2009 Os Amano, por exemplo, na natureza vivem em águas doces, as larvas nascem em água doce, e é a corrente dos cursos de água que leva as larvas até à foz. Por isso as larvas de Amano resistem apenas 3 ou 4 dias em água doce. É o tempo das larvas chegarem ao mar. Depois de passarem o estádio larvar, são os próprios animais que sobem os rios, nadando contra a corrente. Tipo salmão, mas ao contrário. Mas repito, não sei se com os Madeira será o mesmo.
Sergio Torres Publicado: Maio 21, 2009 Autor Publicado: Maio 21, 2009 Muito obrigado pelas felicitações! Sim, estou dentro dos relatos existentes em relação à reprodução dos camarão madeira! Agora o minha duvida consiste, ao conhecer o habitat natural dos madeira, Zonas de grande corrente e grandes cascatas, duvido, repito, APENAS DUVIDO, que as larvas ou já os pequenos madeiras consigam vencer tais obstáculos! A minha grande duvida consiste em saber se mais alguém tinha tido esta "sorte"! Em relação à gestão, como não tenho possibilidades de separar a progenitora, ela irá dar à luz no aqua onde está! Se sobreviverem, muita sorte senão.... Fico contente à mesma! Irei actualizando se houver novidades! Obrigado a todos! Abraço Sérgio Torres Visitem o Ínsulas da quitina Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
vitorhugof Publicado: Maio 21, 2009 Publicado: Maio 21, 2009 Sérgio, lamento desiludir-te mas não é possível reproduxir os Atyopsis molucensis em aquário. Quanto a aparecerem femeas com ovos isso já me aconteceu dezenas de vezes.
Sergio Torres Publicado: Maio 21, 2009 Autor Publicado: Maio 21, 2009 "não é possivel"???? Isso é errado! Tudo é possivel! Basta recriares as condições! Mas as tuas madeiras já ovaram muitas vezes e nada???? Abraço Sérgio Torres Visitem o Ínsulas da quitina Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
vitorhugof Publicado: Maio 21, 2009 Publicado: Maio 21, 2009 "não é possivel"???? Isso é errado! Tudo é possivel! Basta recriares as condições! Isso é que é errado! Por exemplo, quando compras um peixe que supostamente é criado em cativeiro, muitas vezes o "cativeiro" é um "lago" feito pelo homem. Os "de-olhos-em-bico" usam estas técnicas, mas não só, na América do sul também. Nem desta forma é possivel criar Atyopsis molucensis, o que tu tens no aquário foi capturado algures num curso de água. Existem espécies que não basta replicarmos o seu habitat, é preciso "algo mais" tão simples como ser o seu verdadeiro habitat. Mas as tuas madeiras já ovaram muitas vezes e nada???? Sim, MUITAS vezes.
AlbCab Publicado: Maio 21, 2009 Publicado: Maio 21, 2009 Penso que o mais correcto é dizer-se que ainda não foi conseguido até agora. Até há uns anos também se dizia que era impossível criar discus sem os pais, o que se provou depois ser possível. E haverá muitos mais exemplos. Apenas com investigação (trial and error - tentativa/erro) será possível progredir. Tem sido assim com investigadores e cientistas desde há muitos anos ...
rodribike Publicado: Maio 21, 2009 Publicado: Maio 21, 2009 Nao podem dizer que e impossivel se nao tiverem a certeza de saber de todos os casos existentes na Terra ( e como nao os conseguem observar nao podem dizer que e impossivel) Acho que devias pegar nas larvas e metade delas colocavas em agua salobra a outra metade no aqua so para ver no que da
sharpple Publicado: Maio 21, 2009 Publicado: Maio 21, 2009 Acho que já houve reprodução de "madeiras" com sucesso aqui no forum..
João Pedro Palma Publicado: Maio 21, 2009 Publicado: Maio 21, 2009 (editado) Em também já ouvi falar na reprodução com sucesso de uma espécie que precisava de água salobra, agora qual já não me lembro, não se seriam os amanos... Sei que se tentava criar a corrente num aquario com agua salobra e há medida do tempo ia se aumentando a quantidade de água doce, não sei bem se com TPAs dá mas pode se tentar! Eu pegava nas malucas todas e metia as num aquário com a mesma agua do aquário principal e depois de saber +- a quantidade de sal/L que a água salobra tem, acrescentava a dita quantidade de sal e todos os dias e diminuindo, de pendentemente do crescimento das larvas. vitorhugof, tiveste várias vez as femêa ovada e nunca tentaste criar as larvas? Ou não conseguiste? Boa sorte! Editado Maio 21, 2009 por jpp 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
sharpple Publicado: Maio 21, 2009 Publicado: Maio 21, 2009 Em também já ouvi falar na reprodução com sucesso de uma espécie que precisava de água salobra, agora qual já não me lembro, não se seriam os amanos... Sei que se tentava criar a corrente num aquario com agua salobra e há medida do tempo ia se aumentando a quantidade de água doce, não sei bem se com TPAs dá mas pode se tentar! Eu pegava nas malucas todas e metia as num aquário com a mesma agua do aquário principal e depois de saber +- a quantidade de sal/L que a água salobra tem, acrescentava a dita quantidade de sal e todos os dias e diminuindo, de pendentemente do crescimento das larvas. vitorhugof, tiveste várias vez as femêa ovada e nunca tentaste criar as larvas? Ou não conseguiste? Boa sorte! Isso é para os Amanos (caridinas) os madeira julgo não necessitarem de agua salobra. Na minha opinião o mais dificil está feito que é ter a femea ovada, agora é fazer figas!
João Pedro Palma Publicado: Maio 21, 2009 Publicado: Maio 21, 2009 É preciso sim, água salobra para os camarões madeira, por isso é que todos os espécimes que se possuem em aquário são selvagens. Se procurarem "breeding Atyopsis moluccensis" não se encontra nada... Mas se procurarmos "breeding Amano shrimp" já se encontra muita coisa, e o processo é o mesmo. Pelo que li é bastante complicado, mas há quem já tenha conseguido reproduzir os Amanos através destas técnicas! Podem ver aqui, aqui e aqui . É difícil mas há que tentar! 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
hugo feio Publicado: Maio 21, 2009 Publicado: Maio 21, 2009 Isso é para os Amanos (caridinas) os madeira julgo não necessitarem de agua salobra.Na minha opinião o mais dificil está feito que é ter a femea ovada, agora é fazer figas! Ai pois precisam sim ! Os madeira necessitam de água salobra para se reproduzirem com succeso !
hugo feio Publicado: Maio 21, 2009 Publicado: Maio 21, 2009 É preciso sim, água salobra para os camarões madeira, por isso é que todos os espécimes que se possuem em aquário são selvagens. Se procurarem "breeding Atyopsis moluccensis" não se encontra nada... Mas se procurarmos "breeding Amano shrimp" já se encontra muita coisa, e o processo é o mesmo. Pelo que li é bastante complicado, mas há quem já tenha conseguido reproduzir os Amanos através destas técnicas! Podem ver aqui, aqui e aqui . É difícil mas há que tentar! Pronto !!!! Tinhas de ir responder primeiro
AlbCab Publicado: Maio 22, 2009 Publicado: Maio 22, 2009 (editado) Que é preciso água salgada / salobra para as larvas, penso não haver dúvidas. As questões serão se é salobra ou salgada (a concentração da salgada é o dobro da salobra, penso), quando colocar os ovos / larvas nessa água salobra / salgada (antes ou depois da eclosão), por quanto tempo, como fazer as transições (graduais ou bruscas), e claro, como alimentá-las. Para os Amanos, por exemplo, existem descrições com sucesso em que as larvas são "largadas" no dia seguinte à eclosão, que ocorreu em água doce, em água totalmente salgada, sem qualquer problema. Já a transição inversa terá que ser gradual. Tradução livre do Atlas Dr. Pez (http://atlas.drpez.org/Atyopsis-moluccensis): Reprodução: A criação não é possível num aquário de água doce, pois inclui metamorfoses e vários estádios larvários, que somente podem dar-se em água salobra-salgada. Não existem informações fiáveis que demonstrem que se conseguiu a sua criação em cativeiro. As fêmeas carregam uma centena de ovos (às vezes mais) de cor escura durante umas 3 semanas, para libertá-los depois, exactamente no momento do eclosão. As larvas medem à nascença cerca de um milímetro. A reprodução segue as etapas semelhantes a da Caridina japonica: os ovos são libertados num curso de um rio, deixam-se levar pela corrente até à foz, onde encontram água salobra onde desenvolvem a primeira metamorfose e vão entrando cada vez mais em água salgada. Se não alcançam a água salobra nos primeiros 3 dias morrem. Uma vez completadas as sucessivas fases larvares, e já transformados em semi-adultos, sobrem os rios de novo até às zonas de água doce. Eu pessoalmente não tenho destes camarões, mas se tivesse fêmeas ovadas, o que faria seria: - colocá-las num aquário à parte, de água doce - depois da eclosão retirá-las e subir a concentração rápidamente (em 2 dias) até água salgada - alimentá-las ... - quando tiverem a forma de adultos (3-4 semanas) descer gradualmente a concentração até água doce. (basicamente o indicado para os Amanos, para os quais existem na net boas descrições - ver links no post anterior do hugo feio) Se alguma destas etapas correu mal, foi cometido um erro. É recomeçar de novo, tentando não cometer o mesmo ... Tentar documentar fotograficamente todas as fases e registar diariamente as condições do meio . E eventualmente candidatar-me a ser o primeiro a conseguir !!! Se os membros deste forum partilhassem informação sobre as respectivas tentativas e o que correu mal na reprodução destes camarões, penso que no interesse de todos seria possível avançar. A entreajuda é fundamental ! Editado Maio 22, 2009 por AlbCab
Sergio Torres Publicado: Maio 27, 2009 Autor Publicado: Maio 27, 2009 Agora em vez de uma, tenho duas! E o mais oncrivel é que apanhei o macho de "coiso" arerregalado prá "camaroa" LOLOLOO Depois post o video! Abraço Sérgio Torres Visitem o Ínsulas da quitina Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
rodribike Publicado: Maio 28, 2009 Publicado: Maio 28, 2009 elah!!!!! isso e que XD tens uma sorte nunca vi os meus reds a fazerem
rpmagico Publicado: Junho 7, 2009 Publicado: Junho 7, 2009 Agora em vez de uma, tenho duas! E o mais oncrivel é que apanhei o macho de "coiso" arerregalado prá "camaroa" LOLOLOODepois post o video! não te esqueças de colocar a bolinha no canto do video. sabes que há menores de idade aqui no forum. lol boa sorte e continua
Recommended Posts