Recommended Posts

Publicado

Olá a todos.

Estou a ajudar na montagem de uma fishroom biggrin class="bbc_emoticon" title=" biggrin" />.gif" />

Vai-me dar um gozo do caneco porque é a primeira vez que me meto numa andança destas. Como alguns de vós sabem, gosto de fazer umas coisitas ;), mas uma fishroom do zero, vai ser a primeira vez. Até há certos pormenores que me ultrapassam, neste momento, e que espero ajuda do pessoal que tem mais experiência ;)

O espaço é pequeno 260x320cm mas já dá para fazer umas brincadeiras biggrin class="bbc_emoticon" title=" biggrin" />.gif" />

Este é o barraco
P1010211_50.jpg
P1010212_50.jpg
P1010359_50.jpg
P1010364_50.jpg

Como podem ver está em óptimas condições biggrin class="bbc_emoticon" title=" biggrin" />.gif" />

Publicado:

Muito trabalho vai dar... :D

Já agora só por curiosidade, fica mesmo em Lisboa??

Porque se for perto quem sabe se não posso dar uma ajuda! Adoro esse tipo de aventuras :D

Publicado:

Agora vou é precisar da vossa ajuda e das vossas ideias.

A coisa vai andar rápido, espero eu, portanto toca a dar ideias.

Bem, continuando, o barraco já foi abaixo

DSC06544.jpg

DSC06545.jpg

DSC06546.jpg

A minha ideia é colocar, na parede do fundo, aquários com 1m de largura e nas dos lados com 50cm.

Publicado:
Muito trabalho vai dar... :D

Já agora só por curiosidade, fica mesmo em Lisboa??

Porque se for perto quem sabe se não posso dar uma ajuda! Adoro esse tipo de aventuras :D

:D

Sim, fica em Lisboa.

Abraço

Publicado:

Boas Severum,

Que estás a pensar em colocar o quê ai?

Devias forrar as paredes de forma a conter o calor dentro da fishroom para poupares na electricidade no futuro.

Cumprimentos

Octávio Alves

Publicado:

mais um projecto?

tu nunca para meu xD

muito bem entao que pretendes reproduzir?

so assim dara para ajudar

:D :D :D ;)

dentro de agua ninguem nos chateia :)

Green power

Publicado:

Mais um excelente projecto de certeza, como já nos tem habituado o nosso caro severum.

Já agora vais usar luz natural, sempre poupas uns cobres em electricidade.

Alfredo Garcia

Publicado:

Severum, se é em Lisboa, posso ajudar com mão-de-obra (dentro das minhas possibilidades), projecto de electricidade e materiais mais baratos desde isolamentos, tintas electricidade etc. Se quiseres conta comigo e aprendemos os dois. Cumps

Cumprimentos

Alexandre Montenegro

Publicado:

boas novamente, em electricidade eu também posso entrar :character0050:

Eu posso oferecer dijuntores de 10A e 16A, e tenho que ver o que consigo arranjar de diferenciais. Também se for necessário interruptores ou mais algum equipamento modular é só pedirem para esse grande projecto nyah. Até um contador monofásico digital se arranja por cá, ou um pequeno automato modular. è só combinar. :)

Dependendo da zona de Lisboa e do meu tempo disponivel, também posso tentar ajudar. Se fosse aqui na aldeia, estava já lá neste fim de semana :).

Um abraço e força ai Severum, para mais esse grande projecto.

Publicado:

Mais um projecto “À GIL” é assim mesmo, não me pronuncio sobre o que dali vai sair, porque já se sabe que vai ser MUITO BOM, só te digo é para aproveitares a luz ”solar “ com um “telhado transparente “ , mas tu já sabes, força nisso companheiro e boa sorte.

Publicado:

Outro Projecto ?????????????????????

Mas quantas horas tem o teu dia ?????????????????

Eu bem digo, qualquer dia fazes concorrência ao oceanário !

Nem sei o que dizer, mas se vem de ti, assino de cruz !

Força grande GIL !

Nuno Novo

Publicado:

Boas Gil, antes de pensares em mobiliário há alguns assuntos prévios.

Ponto 1: Isolamento... se vais construir de raíz aconselho dupla fileira de tijolo, a interior daquele tijolo fino, com lã de rocha dentro da parede. É o que eu tenho e o efeito é espantoso.

Ponto 2: Pintura, usa tinta especial para espaços húmidos, senão em menos de um fósforo tem as paredes todas manchadas e não as consegues limpar sem ser com lixívia. Coma tinta certa, basta água para lavar.

Ponto 3: Aquecimento/Desumidificação, aconselho A/C (para o espaço não é precisa muita potência) split inverter com desumidificação.

Ponto 4: Canalizações... aconselho sistemas de mudança de água gota a gota por aquário com aquários furados a verterem o excesso para o esgoto... menos trabalho, melhores condições. Atendendo às finalidades do FR é desaconselhável filtragem central.

Ponto 5: Electricidade... coloca calhas e tomadas junto ao tecto... vais ter inundações ocasionais, pelo que queres a electricidade bem longe dos locais de acumulação de água.

Ponto 6: Filtragem: filtros de ar com compressão central... mais económico, mais fácil de gerir, menores tarefas de manutenção.

Finalmente, disposição das estantes:

Se fizeres:

|_|

Perdes capacidade de alojamento em relação a:

| | |

... dado que a estante do meio pode levar 2 fileiras de aquários e ainda ficas com a zona do fundo para pendurar tubagens, colocar estantes para equipamentos e outros produtos.

Qualquer dúvida, está à vontade... ando há quase 2 anos a montar um FR, escusas de incorrer nos mesmos erros que tenho incorrido! :bs_quesexclaim:

Abraço

Cumprimentos

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Publicado:
Boas Severum,

Que estás a pensar em colocar o quê ai?

Devias forrar as paredes de forma a conter o calor dentro da fishroom para poupares na electricidade no futuro.

Cumprimentos

Octávio Alves

Bom dia.

A ideia é manter e quarentenar peixes recebidos do estrangeiro.

Estou a pensar que a melhor solução será forrar as paredes com azulejo. Assim a humidade escorre pela parede e vai directamente para o esgoto.

Cumps

Publicado:
mais um projecto?

tu nunca para meu xD

muito bem entao que pretendes reproduzir?

so assim dara para ajudar

;):):P8)

:D

A objectivo principal é a manutenção de espécies exóticas. Não a sua reprodução.

Abraço

Publicado:
Sempre a bombar Gil ;)

Não te esqueças é de esgoto para as TPA's e possibilidade de vários locais com fichas para filtros etc ;)

Certissimo :D

A ideia, para já é fazer, a toda a volta, no chão, uma "meia cana" com uma grelha, ligada ao esgoto, para escoamento de águas.

Fichas, em principio, levará 27 em cada parede.

Abraço

Publicado:
Mais um excelente projecto de certeza, como já nos tem habituado o nosso caro severum.

Já agora vais usar luz natural, sempre poupas uns cobres em electricidade.

Obrigado ;)

Este é um novo desafio pois nunca montei nenhuma. Aceitei o desafio pois já vão sendo uns anitos de aquariofilia :D e alguns de DIY :D

Vamos lá ver como corre a coisa.

Quanto a luz natural, nada :D Vai contra todos os meus principios, mas compreendo que no local em que será e da forma que está, não dá ;) Paredes ou tectos transparentes não são uma boa ideia, no sito em que é ;)

Abraço

Publicado:
Severum, se é em Lisboa, posso ajudar com mão-de-obra (dentro das minhas possibilidades), projecto de electricidade e materiais mais baratos desde isolamentos, tintas electricidade etc. Se quiseres conta comigo e aprendemos os dois. Cumps

Muito obrigado Alex. Já sabes que se precisar de alguma coisa te vou chatear :D

Mais uma vez obrigado.

Publicado:
boas novamente, em electricidade eu também posso entrar :D

Eu posso oferecer dijuntores de 10A e 16A, e tenho que ver o que consigo arranjar de diferenciais. Também se for necessário interruptores ou mais algum equipamento modular é só pedirem para esse grande projecto ;). Até um contador monofásico digital se arranja por cá, ou um pequeno automato modular. è só combinar. ;)

Dependendo da zona de Lisboa e do meu tempo disponivel, também posso tentar ajudar. Se fosse aqui na aldeia, estava já lá neste fim de semana :D.

Um abraço e força ai Severum, para mais esse grande projecto.

Muito obrigado. Sinceramente, mas mesmo sinceramente, são impressionantes os laços que se criam neste hobby.

Muito obrigado, e já deves calcular que te chatearei :D

Abraço

Publicado:
heheh muito bem, quem sabe sabe e o resto é conversa, estou a ver que a fishroom vai mesmo prá frente força, no que eu poder ajudar....

Ahahaha, claro que vai!!!!

Os desafios são para ser aceites, eheheh.

Obrigado :D

Publicado:
Mais um projecto “À GIL” é assim mesmo, não me pronuncio sobre o que dali vai sair, porque já se sabe que vai ser MUITO BOM, só te digo é para aproveitares a luz ”solar “ com um “telhado transparente “ , mas tu já sabes, força nisso companheiro e boa sorte.

Obrigado.

Isso gostava eu, mas não vai dar :D

Mas pode ser que com jeitinho se consigam fazer outras coisas interessantes ;)

As ideias estão por cá na carola, resta tentar perceber se funcionam e avançar ;)

Abraço

Publicado:
Outro Projecto ?????????????????????

Mas quantas horas tem o teu dia ?????????????????

Eu bem digo, qualquer dia fazes concorrência ao oceanário !

Nem sei o que dizer, mas se vem de ti, assino de cruz !

Força grande GIL !

:D ;) ;) :D

Não pára, eheheheh

Abraço

Publicado:
Boas Gil, antes de pensares em mobiliário há alguns assuntos prévios.

Ponto 1: Isolamento... se vais construir de raíz aconselho dupla fileira de tijolo, a interior daquele tijolo fino, com lã de rocha dentro da parede. É o que eu tenho e o efeito é espantoso.

Tens toda a razão e deve funcionar muito melhor em termos de isolamento :D

Mas o espaço é tão pequeno que me custa estar a roubar cêntimetros com parede dupla. Enfim, logo verei ;)

Ponto 2: Pintura, usa tinta especial para espaços húmidos, senão em menos de um fósforo tem as paredes todas manchadas e não as consegues limpar sem ser com lixívia. Coma tinta certa, basta água para lavar.

A minha ideia é usar azulejo. É capaz de ser mais frio, mas em termos de limpeza e infiltrações calculo que seja porreiro. Que te parece?

Ponto 3: Aquecimento/Desumidificação, aconselho A/C (para o espaço não é precisa muita potência) split inverter com desumidificação.

Para já não estava a pensar em nada. Umas janelas para arejar e mais nada. Tenho que avaliar melhor este ponto.

Ponto 4: Canalizações... aconselho sistemas de mudança de água gota a gota por aquário com aquários furados a verterem o excesso para o esgoto... menos trabalho, melhores condições. Atendendo às finalidades do FR é desaconselhável filtragem central.

Gota a gota é a ideia :D

Quando falas em filtragem central, falas numa sump única para todos os aquas, certo? Se é isso, concordo plenamente. A ideia é ter uma sump por cada grupo de aquário em cada parede, ou seja, 3 sumps.

Ponto 5: Electricidade... coloca calhas e tomadas junto ao tecto... vais ter inundações ocasionais, pelo que queres a electricidade bem longe dos locais de acumulação de água.

Certissimo

Ponto 6: Filtragem: filtros de ar com compressão central... mais económico, mais fácil de gerir, menores tarefas de manutenção.

Aqui estás a falar de oxignação, certo? Se for esse o caso, não pretendo usar. A oxigenação será feita por queda de água nas sumps.

Finalmente, disposição das estantes:

Se fizeres:

|_|

Perdes capacidade de alojamento em relação a:

| | |

... dado que a estante do meio pode levar 2 fileiras de aquários e ainda ficas com a zona do fundo para pendurar tubagens, colocar estantes para equipamentos e outros produtos.

Qualquer dúvida, está à vontade... ando há quase 2 anos a montar um FR, escusas de incorrer nos mesmos erros que tenho incorrido! :D

Abraço

Tens toda a razão. Em espaços pequenos é o ideal. Mas o espaço é tão pequeno, mesmo, que vou optar for fazer |_| ;)

E a estrutura será de vigas cravadas no betão.

Falamos melhor ;)

Abraço

• Votar - 1