Preciso de ajuda


jcrelha

Recommended Posts

Boas,

 

Na segunda-feira adicionei 2 otocinclus para fazerem companhia a 1 já existente.

Fiz uma adaptação de cerca de 1h, juntando um pouco de água do aquário ao saco, a cada 15 minutos.

Desde ontem de manhã, um dos novos está com a barriga inchada, quase não se mexe e não o vejo a comer.

Ontem ainda pensei que estivesse morto, mas quando o fui tirar, ele afastou-se da rede.

Assim continua até agora, apesar dos outros dois continuarem na maior e, por diversas vezes, já os vi a "namorar", numa das quais, quase foram "apanhados" pela máquina fotográfica, como podem ver mais abaixo.

A questão é: o coitado está doente ou "grávida"? Fiz algumas pesquisas, mas não adiantaram grande coisa.

 

Parâmetros da água:

NH3/NH4: 0 ppm

NO2: 0 ppm

NO3: 5 ppm

PO: 0.25

GH: 8 ºdGH

KH: 6 ºdKH

pH: 7.2

Temp: 25.5

 

Agradeço opiniões.

Oto com barriga inchada: doente ou "grávida"?

090520otocincluscombarrg.jpg

 

090520otocincluscombarrh.jpg

Os companheiros do Oto

090520otocinclusjuntosz.jpg

Quase apanhados a "namorar"

090520otocinclusanamorap.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao mudar o oto para o hospital, ele mostrou-se muito activo, chegando mesmo a fugir da rede. Ao ser colocado no hospital, voltou a mostrar-se muito activo, fazendo uma inspecção à nova "casa" e depois lá acalmou.

Estive a ver fotos e um vídeo de uma reprodução e "a" oto apresentada está igual ao meu.

Embora receie que seja hidropsia, não poderá ser "grávida" (é que nem sequer é fácil saber se é um ou uma)? Ninguém mais tem opiniões? Algum teste que permita saber ao certo? Se for hidropsia, quanto tempo duram até morrer (notei a barriga inchada na terça de manhã. Agora é quinta à noite e continua na mesma)? Se eventualmente for gravidez o tratamento não será prejudicial? Será certo ou errado mantê-lo afastado dos outros?

 

Agradeço outras opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal... olhem eu adquiri recentemente dois japoneses e meti os num daqueles aquarios que parecem uma tigela... entretanto, tive pena dos peixinhos e no dia seguinte comprei um aquario de 25l... o k acham?? acham k é espaço suficiente para os dois?? tambem comprei um filtro submersivel e um water conditioner... acham k os peixes podem ter uma vida saudavel com estas condiçoes??? gostava k m dissessem tambem kuais os equipamentos, substratos, plantas etc. k eu deveria ter no meu aquario... enfim digam m o melhor k podiam dar aos peixes num aquario de 25l... obrigado!

 

P.S. eu nao percebo rigorosamente nada d aquariofilia... nestes ultimos dias tenho lido algumas coisas mas preciso de ajuda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

timber111, abre um outro tópico para as tuas dúvidas. Só assim isto vai-se mantendo minimamente organizado...

 

jcrelha,

Isso parece-me mesmo hidropsia... é normal ele fugir da rede. A minha cory estava assim e comia na mesma, andava de um lado para o outro, etc... depois, um dia, começou a ficar muito quieta até que morreu. O tempo todo também pensei que estivesse grávida...

 

Estou a dizer isto porque, no teu lugar, começava já a fazer o tratamento. Mesmo sabendo que não é lá muito fácil salvá-los dessa doença (que eu conheça).

 

Cumps e boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já comecei o tratamento, até porque mais ninguém dá opiniões. Sendo a reprodução tão rara, o mais provável é ser doença.

Ele continua vivo, muito parado, com reacção, mas sem comer, por isso já não tenho grande esperança nele.

 

Para piorar a coisa, apesar de não ter nada a ver, o macho do trio de guppys às 19:00h andava feliz da vida a surfar contra a corrente. Às 20:00 estava no fundo, morto. Neste caso parece-me que o culpado foi o malandro do "santinho" do betta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.