Monoselenium tenerum (Pellia)


pegasus-net

Recommended Posts

Caros Amigos,

Antes de mais os meus melhores cumprimentos.

Solicito vossa opinião relativamente à planta "Monoselenium tenerum" que já foi chamada de "pellia" indevidamente, sobretudo aos amigos que a conhecem e a possuem ou a tenham já possuído. É que estou procurando plantas para formar tapetes e também para atar a troncos e pedras. Tenho uma limitação em termos de luz (0.5 w/l) e para grande parte destas plantas isso é pouco nem tenho injecção de CO2 (embora se possa sempre optar pelo sistema caseiro). Acontece que poderá surgir a hipótese de adquirir essa planta que nunca vi, a não ser em fotos (pouco claras) e em desenho(que nunca é mesma coisa). Não encontrei grande informação a não ser no Atlas Dr Pez de onde recolhi algumas informações fundamentais, mas mesmo assim, se algum dos Companheiros do Hobby quizer partilhar sua experiência e opinião fico muito grato.

Abraço para todos.

João Filipe correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Tenho esta planta, e sinceramente, não gosto. O que não quer dizer que não seja uma boa planta para formar tapetes em aquários com pouca iluminação, mas tens de ter em conta os seguintes factores:

 

-É quase impossível fixa-la ao substrato

-Cresce tão ou mais lentamente que o musgo de java

-Tens de prender pequenas qauntidades da planta a pedras ou troncos, e posteriormente, cobrir o fundo com estes.

É necessário um grande investimento da planta, se não quiseres ficar um ano á espera que ela cubra toda a superficie que pretende.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por partilhares a experiência e opinião. De facto, nunca vi essa planta mas as informações que recolhi coincidem com as dificuldades no trato que mencionaste.

As fotografias que vi também não eram muito apelativas, contudo, como sabemos, a fotografia depende da máquina, do fotógrafo, da iluminação, dos filtros... etc...

O preço que me indicaram foi entre 8,00 e 10,00 € o que não é pouco. E fica ainda mais caro se acabamos por não gostar do que compramos...

 

 

Obrigado "taslixado"

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nem tenho injecção de CO2 (embora se possa sempre optar pelo sistema caseiro)

 

Recomendo vivamente a injecção de CO2. Dependendo das espécies, deverá notar melhorias dramáticas nas plantas. Cuidado, no entanto, com a possível descida do valor do pH.

 

Deixo a indicação de um guia simples para um reactor caseiro a um preço bastante acessível:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=10394

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus agradecimentos pela atenção "Governa". As fotos são uma excelente ajuda.

 

As plantas que aprecio para tapetes são as que são geralmente mais desejadas pelos aquariófilos para esse efeito... Riccia fluitans, Liaeopsis brasiliensis, Glossostigma Elatinoides,eleocharis parvulas, Echinodorus Tenellus, Cryptocoryne parva. Dei-me melhor com as 2 últimas até a data (as 3 primeirira parecem ser mais exigentes quanto a luz e CO2) embora a Cryptocorine, com poucas exceções, tem as folhas que praticamente se deitam sob o areão (?).

 

Relativamente a reactores caseiros existem sistemas muito interessantes, como é o caso do reactor de John Levasseur (muito completo), e misturas curiosas como é o caso de solução com gelatina, que segundo a descrição permite uma injecção de C02 mais constante e duradoura (3 mêses). Ainda não experimentei.

Se alguém estiver interessado, terei todo o gosto partilhar essa informação.

 

Uma vez mais os meus agradecimentos.

Abraço,

JFC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais