Labido Yellow habitos de reprodução


joaomacau

Recommended Posts

Boas alguem me podia dizer quais os abitos de reprodução dos Labido Yellow, quem toma a iniciativa, quem prepara a "toca", e se é necessário algum cuidado especial para a criação.

 

Mais uma coisa recentemente li que os machos tinham uma mancha amarela na barbatana anal egg qualquer coisa isso é verdade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Os L. caeruleus reproduzem-se tal e qual como os restantes mbundas. Dá-se uma "dança" muito característica na qual a fêmea vai pondo os ovos e apanhando-os com a boca. As ditas manchas anais existem com o propósito de estimular a fêmea a dirigir-se à região anal do macho, tentando apanhar os falsos ovos, para que os ovos possam ser fertelizados. As ditas manchas estão no entanto ausentes ou pouco notórias nesta espécie deviso à sua coloração. A incobação é bocal, como tal não existe toca, e dura aproximadamente 20 dias. Podes deixa-la decorrer naturalemente ou retirar os ovos ou crias à fêmea (desaconselho experimentar sem informação extra).

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Os L. caeruleus reproduzem-se tal e qual como os restantes mbundas. Dá-se uma "dança" muito característica na qual a fêmea vai pondo os ovos e apanhando-os com a boca. As ditas manchas anais existem com o propósito de estimular a fêmea a dirigir-se à região anal do macho, tentando apanhar os falsos ovos, para que os ovos possam ser fertelizados. As ditas manchas estão no entanto ausentes ou pouco notórias nesta espécie deviso à sua coloração. A incobação é bocal, como tal não existe toca, e dura aproximadamente 20 dias. Podes deixa-la decorrer naturalemente ou retirar os ovos ou crias à fêmea (desaconselho experimentar sem informação extra).

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

 

 

obrigado, neste momento dois dos meus três labidos têm manchas na região anal, isto significa que são dois machos e uma fêmea, isso poderá ser um problema?

 

outra pergunta e que os três andam sempre a garrear entre eles será que isso não significa que são todos machos ou isso e normal ate a época de acasalamento?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

Não estou muito familiarizado a esta espécie em particular. Nos mbundas em geral, por vezes as fêmeas também têm algumas marcas, mas menos nítidas e abundantes que as dos machos. Para fazer uma identificação correcta só recorrendo a fotografias. Normalmente os machos têm as bandas negras, dorsal e anal, mais largas que as das fêmeas. Em termos comportamentais é mais que normal andarem em constante guerrilha se o espaço for apertado. Que tamanho tem o aquário e que mais peixes tem dentro?

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

Não estou muito familiarizado a esta espécie em particular. Nos mbundas em geral, por vezes as fêmeas também têm algumas marcas, mas menos nítidas e abundantes que as dos machos. Para fazer uma identificação correcta só recorrendo a fotografias. Normalmente os machos têm as bandas negras, dorsal e anal, mais largas que as das fêmeas. Em termos comportamentais é mais que normal andarem em constante guerrilha se o espaço for apertado. Que tamanho tem o aquário e que mais peixes tem dentro?

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

 

 

Boas o meu aquario e de 100 lt, com 7 escalares, 4 neos, 3 coridoras, 3 keribenzis bebes, 3 abelinhas goby, um borboleta africano e os tres labidos.

 

É apertado mas tenho bastante refugios e poucas plantas para eles poderem nadar.

 

em relacção as fotos tenho de ver se arranjo uma maquina com resolução aceitavel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

Os caeruleus estão deslocados nesse aquário. Arranjar-lhes novo aquário seria o melhor. Também a populações de escalares é um pouco grande considerando o tamanho adulto.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

Os caeruleus estão deslocados nesse aquário. Arranjar-lhes novo aquário seria o melhor. Também a populações de escalares é um pouco grande considerando o tamanho adulto.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Ok obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais