joaomacau Publicado Maio 20, 2009 Publicado Maio 20, 2009 Boas alguem me podia dizer quais os abitos de reprodução dos Labido Yellow, quem toma a iniciativa, quem prepara a "toca", e se é necessário algum cuidado especial para a criação. Mais uma coisa recentemente li que os machos tinham uma mancha amarela na barbatana anal egg qualquer coisa isso é verdade?
Tiago Navarro Publicado: Maio 20, 2009 Publicado: Maio 20, 2009 Olá João, Os L. caeruleus reproduzem-se tal e qual como os restantes mbundas. Dá-se uma "dança" muito característica na qual a fêmea vai pondo os ovos e apanhando-os com a boca. As ditas manchas anais existem com o propósito de estimular a fêmea a dirigir-se à região anal do macho, tentando apanhar os falsos ovos, para que os ovos possam ser fertelizados. As ditas manchas estão no entanto ausentes ou pouco notórias nesta espécie deviso à sua coloração. A incobação é bocal, como tal não existe toca, e dura aproximadamente 20 dias. Podes deixa-la decorrer naturalemente ou retirar os ovos ou crias à fêmea (desaconselho experimentar sem informação extra). cumprimentos, Tiago Navarro
joaomacau Publicado: Maio 20, 2009 Autor Publicado: Maio 20, 2009 Olá João, Os L. caeruleus reproduzem-se tal e qual como os restantes mbundas. Dá-se uma "dança" muito característica na qual a fêmea vai pondo os ovos e apanhando-os com a boca. As ditas manchas anais existem com o propósito de estimular a fêmea a dirigir-se à região anal do macho, tentando apanhar os falsos ovos, para que os ovos possam ser fertelizados. As ditas manchas estão no entanto ausentes ou pouco notórias nesta espécie deviso à sua coloração. A incobação é bocal, como tal não existe toca, e dura aproximadamente 20 dias. Podes deixa-la decorrer naturalemente ou retirar os ovos ou crias à fêmea (desaconselho experimentar sem informação extra). cumprimentos, Tiago Navarro obrigado, neste momento dois dos meus três labidos têm manchas na região anal, isto significa que são dois machos e uma fêmea, isso poderá ser um problema? outra pergunta e que os três andam sempre a garrear entre eles será que isso não significa que são todos machos ou isso e normal ate a época de acasalamento? Obrigado
Tiago Navarro Publicado: Maio 20, 2009 Publicado: Maio 20, 2009 João, Não estou muito familiarizado a esta espécie em particular. Nos mbundas em geral, por vezes as fêmeas também têm algumas marcas, mas menos nítidas e abundantes que as dos machos. Para fazer uma identificação correcta só recorrendo a fotografias. Normalmente os machos têm as bandas negras, dorsal e anal, mais largas que as das fêmeas. Em termos comportamentais é mais que normal andarem em constante guerrilha se o espaço for apertado. Que tamanho tem o aquário e que mais peixes tem dentro? cumprimentos, Tiago Navarro
joaomacau Publicado: Maio 21, 2009 Autor Publicado: Maio 21, 2009 João, Não estou muito familiarizado a esta espécie em particular. Nos mbundas em geral, por vezes as fêmeas também têm algumas marcas, mas menos nítidas e abundantes que as dos machos. Para fazer uma identificação correcta só recorrendo a fotografias. Normalmente os machos têm as bandas negras, dorsal e anal, mais largas que as das fêmeas. Em termos comportamentais é mais que normal andarem em constante guerrilha se o espaço for apertado. Que tamanho tem o aquário e que mais peixes tem dentro? cumprimentos, Tiago Navarro Boas o meu aquario e de 100 lt, com 7 escalares, 4 neos, 3 coridoras, 3 keribenzis bebes, 3 abelinhas goby, um borboleta africano e os tres labidos. É apertado mas tenho bastante refugios e poucas plantas para eles poderem nadar. em relacção as fotos tenho de ver se arranjo uma maquina com resolução aceitavel.
Tiago Navarro Publicado: Maio 21, 2009 Publicado: Maio 21, 2009 (editado) João, Os caeruleus estão deslocados nesse aquário. Arranjar-lhes novo aquário seria o melhor. Também a populações de escalares é um pouco grande considerando o tamanho adulto. cumprimentos, Tiago Navarro Editado Maio 21, 2009 por BlackLotus
joaomacau Publicado: Maio 22, 2009 Autor Publicado: Maio 22, 2009 João, Os caeruleus estão deslocados nesse aquário. Arranjar-lhes novo aquário seria o melhor. Também a populações de escalares é um pouco grande considerando o tamanho adulto. cumprimentos, Tiago Navarro Ok obrigado
Recommended Posts