Recommended Posts

Publicado

Olá

Os meus discus entre a 2ª e 3ª semana de vida tem uma taxa elevada de morte.

A água está com todas as caracteristicas adequadas.

O que noto e não sei se é normal quando são pequenos, é uma respiração acelarada.

Publicado:

A respiração ofegante dos peixes deve-se muitas vezes a niveis altos de amónia ou falta de oxigénio na agua.

Os testes estão todos dentro dos limites?

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Publicado:

Pode não ser problemas com a água...

Aqui à uns meses saiu um artigo interessante na revista Aquamania sobre "Discus e Formol", o uso para combater parasitas (dactylogyrus) e como estes afectavam os discus recém nascidos.

Podes recorrer ao Praziquantel ou à Formalina para tratamento.

Os parasitas eram introduzidos no aquário pelos "pais" sendo que os recém-nascidos eram bastante afectados por isso.

Esse respirar rápido pode indicar problemas com parasitas, bem como, abertura em demasia dos opérculos, escurecimento, o roçar em objectos, falta de apetite, etc.

Posso-te enviar o artigo por mail se quiseres...

Um abraço.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Olá,

o Nuno já disse tudo. é seguramente dactylogyrus. Sinceramente nunca usei o formol. Podes colocar o praziquantel (tenilvet nas farmácias) e colocar um comprimido para 30 litros de água.faz uma limpeza ao filto mecânico, muda um pouco de água, aumenta a temperatura para os 32ºC e oxigena bem a água. Isto em princípio é suficiente, mas..............

Bos sorte,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Publicado:

Já me disseram que os discus quando são pequenos tem muitos parasitas nas guelras.

Será isso que provoca uma taxa tão elevada de mortes?

Esse artigo já está atrasado.

Obrigado a todos os que estão a colaborar nesta ajuda

Publicado:

Olá de novo cheers

os parasitas nas guelras são denominados dactylogyrus. Podes fazer este tratamento ou esperar por outras opiniões. Já perdi uma criação por nao ter feito o dito tratamento...

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Publicado:

Olá,

realmente os discus quando são muito pequenos são mesmo muito vulneráveis a este tipo de parasitas, é o mesmo que as pulgas nos cães e nos gatos, provocam mais problemas nos recém nascidos.

Publicado:

Podes optar por tratar os discos recém-nascidos ou então fazer uma desparatização aos pais no intervalo das posturas.

O formol é bem mais barato que o Praziquantel porém não encontras isso em todas as farmácias. Normalmente é só por encomenda. deve ser manuseado com cuidado.

JPN, eu depois envio-te o artigo.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Recomendaram-me STERAZIN da Waterlife, gostariade saber a vossa opinião sobre este produto.

Como vou várias vezes por ano ao porto gostaria de saber as variadadesde discus que reproduzem, quem sabe talvez até fazer negócio.