A começar na Agua salgada


Joaopedro

Recommended Posts

Ora boas!

 

Tou a pensar em fazer um nano de agua salgada, mas ainda tenho algumas ( bastantes ) duvidas, principalmente em relaçao ao material.

O nano será de 40 (comprimento) x 30 (altura) x 25 (largura), qualquer coisa como 30 litros brutos, agora, em relaçao ao materia:

 

Bomba de circulaçao:

 

SICCE VOYAGER

BOMBA DE CIRCULAÇÃO AUTO ORIENTAVEL 1000 a 2300L/h

 

Será um exagero ?

 

Escumador:

 

JEBO ESCUMADOR 178

Intergrated aquarium filter and protein skimmer in one

Hang on unit for easy installation and maintenance

Compact and space saving

980L/H

10 W

 

Dá conta do recado ?

 

Iluminaçao:

 

Ainda nao tenho nada em vista, mas gostava de saber a vossa opiniao.

 

Decidir perguntar-vos antes de comprar e depois nao ser suficiente ou ser um exagero no caso da bomba de circulaçao.

 

Desde ja, Obrigado

 

João Cerqueira

::editado. Imagem ultrapassa limite. MM::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá dar uma ajuda:

 

Bomba de circulaçao:

 

SICCE VOYAGER

BOMBA DE CIRCULAÇÃO AUTO ORIENTAVEL 1000 a 2300L/h

Será um exagero ?

É um exagero. Além de ter força a mais, vai-te ocupar muito espaço. Escolhe 2 bombas de 600 ou 800lts/h

 

Escumador:

JEBO ESCUMADOR 178

Intergrated aquarium filter and protein skimmer in one

Hang on unit for easy installation and maintenance

Compact and space saving

980L/H

10 W

A minha opinião nestas coisas é que é barato, pagas alguma coisa e passado dois ou três meses colocas de lado e compras aquilo que devias ter comprado de início.

A Jebo é uma marca das mais baratas que existe, mas também é uma das piores, senão a pior, a nível de qualidade e eficiencia. Isso nem é bom como filtro nem como escumador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joao Pedro

Reforcando o que escreveu o Pedro Conceicao, muito cuidado com o material JEBO e a assistencia. Nao conheco os escumadores mas tenho uma bomba comprada em segunda mao que por enquanto nao deu problemas mas no que toca a iluminacao, ai, ai, ai, ai...

Tenho varias calhas JEBO/Liftech, a saber:

1 de 60cm com duas PL 36W encostada porque o balastro pifou

1 de 86cm com duas PL 55W encostada porque o balastro pifou

1 de 100cm com duas PL 18W e duas PL 36W encostada porque o balastro das de 36W pifou

1 de 120cm com quatro PL de 36W encostada porque os balastros pifaram

1 de 120cm com quatro T5 de 54W encostada porque os balastros pifaram

Alem destas tenho uma de 1m com uma HQI de 105W e duas actinicas de 27 ou 29 (de cabeca nao sei) e mais uma com 1,5m com duas HQIs de 150 e duas actinicas de 27 ou 29W. Nenhuma destas duas esta a uso mas penso que ambas ainda trabalham, talvez pela falta de uso.

Durante muito tempo o templo aquatico so vendia a lojas, depois que passou a vender ao publico contactei-os porque sabia que eram eles quem importava este material de Barcelona e foi-me comunicado que nao havia em Portugal balastros parta substituicao. Passado algum tempo foi-me informado que tinham encontrado uns balastros que se podiam adapter, custavam 35Euros mas nem estavam preparados para lidar com agua porque nao vinham revestidos por uma rezina propria como no caso dos outros

Como ja escrevi, nada conheco de escumadores e de bombas, nao me posso queixar pois estaria a ser injusto, pelo menos por enquanto.

 

Quanto a "SICCE VOYAGER" ja tive uma reservada numa loja e so nao comprei logo porque queria saber quanto custava o iman de fixacao. Entretanto fiu informado de que a bomba nao fazia os litros por hora que publicitava e que era ate muito fraquinha. "Encostei" a loja a parede e exigi explicacoes pelo que eles testaram e bomba e alem de nao me a venderem aind areclamaram junto do fornecodres deles e devolveram-na. Ja tinham vendido uma mas nao sei o que fizeram quanto a essa.

Uma vez que o qyue esta aqui em causa sera o excesso de circulacao, apra um aquario tao pequeno como esse talvez ate sirva mas deves apurar ao certo quandos litro faz por hora. Concordo com o Pedro ao escrever que ocupara muito espaco num pequeno aquario.

 

Ainda quanto ao escumador e num aquario de apenas 30l, antes de comprar o escumador porque nao mudar 3litros de agua 2 a 3 vezes por semana ou mudar 6litros todos os fins de semana (ou 5 ao sabado e 5 ao domingo) ate decidir o que fazer e comprar depois um escumador melhor?

 

E quanto aos 30litros, sabes no que te estas a meter?

Quanto mais pequeno mais baratos os equipamentos e menos consumos energeticos mas muito maior risco de variacoes nos parametros e um aumento exponencial do risco de acidente grave. Vai ser necessario um grande rigor no controlo da salinidade e reposicao de agua doce de osmose para fazer face a evaporada, muito cuidado com a temperatura e com todas as variacoes nos parametros mais representativos em aquariofilai de Recife (Ph, Kh, Ca, Mg, ...)

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas!

 

Tou a pensar em fazer um nano de agua salgada, mas ainda tenho algumas ( bastantes ) duvidas, principalmente em relaçao ao material.

O nano será de 40 (comprimento) x 30 (altura) x 25 (largura), qualquer coisa como 30 litros brutos, agora, em relaçao ao materia:

 

Bomba de circulaçao:

 

SICCE VOYAGER

BOMBA DE CIRCULAÇÃO AUTO ORIENTAVEL 1000 a 2300L/h

 

Será um exagero ?

 

Escumador:

 

JEBO ESCUMADOR 178

Intergrated aquarium filter and protein skimmer in one

Hang on unit for easy installation and maintenance

Compact and space saving

980L/H

10 W

 

Dá conta do recado ?

 

Iluminaçao:

 

Ainda nao tenho nada em vista, mas gostava de saber a vossa opiniao.

 

Decidir perguntar-vos antes de comprar e depois nao ser suficiente ou ser um exagero no caso da bomba de circulaçao.

 

Desde ja, Obrigado

 

João Cerqueira

 

olá

tambem tenho um aquario com as dimensões do teu e uso uma Koralia nano que faz 900 l/hora e estou bastante satisfeito

para a iluminação estou a usar 2 candeeiros da Blau com 18w cada com lampadas metade branca metade azul

quanto ao escumador não te posso ajudar pois o meu nano não tem estou apenas a apostar nas tpas de 20% que faço religiosamente todas as semanas.

podes ver o meu aquario no link que está na assinatura

abraços

Paulo Rocha

Editado por pjorgerocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao tenho nada da jebo, nunca comprei nada e entao nao fazia ideia.

Talvez seja melhor esperar algum tempo e comprar algo como deve ser e pensar bem nos corais e etc que qero por.

 

Muito obrigado pela ajuda pois ja tava mesmo para me " mandar d cabeça " e comprar esses artigos.

 

Abraço

::editado. Imagem ultrapassa limite. MM::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais