wesley_boy Publicado Maio 19, 2009 Publicado Maio 19, 2009 Boas, gostaria de saber se me conseguem aconselhar no tratamento do Icitos ( penso que se escreve assim) .. Comprei Tetra Medica Contralck .. Qual será a melhor maneira de administrar? .. desligar filtros? .. que tipo de quantidade? Na embalagem dizem para fazer um ciclo de 5 dias com uma só dose de 5 ml por cada 20L ... Dps apos os 5 dias deve se colocar carvão no filtro cerca de 24H .. e repetir todo o processo se não houver melhoras.. Alguem me ajuda se é a maneira mais correcta? .. Alteravam algo mais ? Obrigado... O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
ClaudioReis Publicado: Maio 19, 2009 Publicado: Maio 19, 2009 (editado) Boas, Antes de mais aumenta JÁ a temperatura para 30º... Depois segue esse tratamento indicado pela embalagem da Tetra. Depois é aguardar... Cuidado com as mudanças bruscas da temperatura da água (TPA's). Abraço Cláudio Reis PS: não desligues o filtro, não há necessidade... há quem diga que se deve desligar a luz, mas eu não desliguei quando me aconteceu... Editado Maio 19, 2009 por ClaudioReis
wesley_boy Publicado: Maio 19, 2009 Autor Publicado: Maio 19, 2009 Boas, Antes de mais aumenta JÁ a temperatura para 30º... Depois segue esse tratamento indicado pela embalagem da Tetra. Depois é aguardar... Cuidado com as mudanças bruscas da temperatura da água (TPA's). Abraço Cláudio Reis PS: não desligues o filtro, não há necessidade... há quem diga que se deve desligar a luz, mas eu não desliguei quando me aconteceu... Obrigado pela resposta pronta Vou aumentar a temperatura sim, já aumentei 2 graus hoje e amanha mais um pouco.. Okis..em relação ao fitro vou manter assim.. Como te safastes com o tratamento? Abraço. O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
ClaudioReis Publicado: Maio 20, 2009 Publicado: Maio 20, 2009 No meu caso eram 2 bótia (muito susceptiveis por não terem escamas) que estavam com ictio. Infelizmente 1 morreu o outro lá anda "feliz" (entre aspas porque eles gostam de companhia) e até à data nunca mais apareceu e o resto do "pessoal" anda feliz... Demora um bocado a tratar, tenta manter a temperatura (+/- 30º) estável cerca de 2/3 semanas, mesmo após o tratamento com o "quimico". Fazes uma "remessa" de medicamento e vês como ficam... Abraço Cláudio Reis PS: Já agora quais os peixes (ou o peixe) que estão atacados? podes colocar foto?
VB75 Publicado: Maio 20, 2009 Publicado: Maio 20, 2009 Olá, Já agora aproveito para esclarecer uma duvida, suspeito que o mue gourami pérola também apanhou o ictio pois apareceu-lhe alguns pontos brancos,muito poucos, nas barbatanas laterais e perto da boca, fui à loja e receitaram Costapur da Sera mas a mim disseram que o tratamento seria de 3 dias, isto é punha 1ml por cada 40 lts de água hoje repetir na sexta e no sábado fazia TPA de 10% e claro para aumentar a temperatura para 28º/30º. Agora não sei bem se devo aumentar a temperatura na totalidade hoje se um pouco hoje e mais amanhã, e se os 3 dias é suficiente, nas intruções diz os 3 dias e só para repetir no 5º e 7º dia se for casos mais graves. será por ser um produto diferente. Obrigada
ClaudioReis Publicado: Maio 20, 2009 Publicado: Maio 20, 2009 Boas VB75, a temperatura deve ser aumentada de forma gradual. Só depois de atingir a temperatura "máxima" e que comecei o tratamento. Eu utilizei também Sera Costapur e já vi que marca para marca alteram a forma de dosear. Fiz +/- como diz a Bula: 1º dia medicamento 2º dia Nada 3º dia Medicamento 4º dia Nada 5º dia Coloquei a carvão 6º dia TPA Depois +/- 2 semanas com a temperatura nos 30º. A redução da temperatura terá, logicamente, de ser gradual até à temperatura normal do aquario. Assim curei pelo menos 1 bótia... o outro que estava mais "atacado" fiz um tratamento mais "radical" durante 3 dias fiz a colocação do produto, mas infelizmente não resistiu. Espero ter ajudado. Abraço Cláudio Reis
wesley_boy Publicado: Maio 20, 2009 Autor Publicado: Maio 20, 2009 Fazes uma "remessa" de medicamento e vês como ficam... Abraço Cláudio Reis PS: Já agora quais os peixes (ou o peixe) que estão atacados? podes colocar foto? Boas , Claudio os peixes em questão "eram" 3 guppys... e uma Molly.. Os guppys já foram.. não aguentaram... a molly parece estar a recuperar mas ainda é cedo para fazer prognosticos.. Fotos é que não tenho nada.. Eu já passei os peixes " doentes" neste caso só lá esta a molly, para um aqua mais pequeno que tenho a funcionar...MAs tou a fazer tratamento tambem no grande.. pq apesar de parecerem bem, nunca se sabe e mais vale prevenir.. Uma pergunta.. Nesta altura pode se fazer alguns tpas? Caso seja necessario? Obrigado.. VB75 em principio penso que deve de ser um produto diferente.. dai a ter maneiras diferentes de actuar.. A temp no meu subi gradualmente.. Em relação ao repetir o tratamento.. pois não sei. seclhar não faz mal.. antes pelo contrario.. O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
ClaudioReis Publicado: Maio 21, 2009 Publicado: Maio 21, 2009 Boas, em relação ao tratares o aquário grande convém, até porque poderá ainda lá estar o ictio. Uma pergunta..Nesta altura pode se fazer alguns tpas? Caso seja necessario? eu só fiz TPA's depois do tratamento, isto é, no ultimo dia do tratamento coloquei o carvão no filtro e 1 ou 2 dias depois fiz um TPA. Abraço Cláudio Reis
wesley_boy Publicado: Maio 22, 2009 Autor Publicado: Maio 22, 2009 Obrigado pelas dicas. Vamos ver se consigo resolver isto de uma vez por todas.. O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
VB75 Publicado: Maio 22, 2009 Publicado: Maio 22, 2009 Boas, eu só fiz TPA's depois do tratamento, isto é, no ultimo dia do tratamento coloquei o carvão no filtro e 1 ou 2 dias depois fiz um TPA. Abraço Cláudio Reis olá, Qual carvão que estás a falar o homem da loja não falou em nada disso, ele até me disse para baixar a temperatura logo a seguir a acabar o tratamento, ai, axo que escolhi a loja errada, e agora hoje é o ultimo dia de tratamento e não tenho carvão nenhum.
wesley_boy Publicado: Maio 22, 2009 Autor Publicado: Maio 22, 2009 olá, Qual carvão que estás a falar o homem da loja não falou em nada disso, ele até me disse para baixar a temperatura logo a seguir a acabar o tratamento, ai, axo que escolhi a loja errada, e agora hoje é o ultimo dia de tratamento e não tenho carvão nenhum. Chama se carvão activado... é para limpar os restos dos remedios.. se não estou em erro.. !! O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
ClaudioReis Publicado: Maio 22, 2009 Publicado: Maio 22, 2009 (editado) Exactamente, chama-se carvão activado e absorve tudo o que é químico. Ele irá servir para retirar o excedente de químico existente no aqua. Se hoje é o teu último dia de tratamento, não é obrigatório colocares imediatamente o carvão, podes sempre colocar amanhã... e aconselho-te a não abaixares já a temperatura, deixa estar mais 1 a 2 semanas. Abraço Cláudio Reis PS: Faz é uma TPA dois dias depois de utilizares o carvão, isto é, daqui a 2 dias retiras o carvão e faz uma TPA. Cuidado com as diferenças de temperatura... Editado Maio 22, 2009 por ClaudioReis
paulo linhares Publicado: Maio 23, 2009 Publicado: Maio 23, 2009 Boa tarde , estou com o mesmo problema , estou a tratar os peixes com fungostop e na embalagem diz que devo desligar o filtro (tenho carvâo) , será que devo ? já aumentei a temp. para 30 graus , que mais devo fazer ? cumps .
wesley_boy Publicado: Maio 23, 2009 Autor Publicado: Maio 23, 2009 Boas.. Penso que desligar os filtros não seja muito boa ideia.. Acho que seria melhor retirares o carvão e manter o filtro a trabalhar, e oxigenar bem o aqua.. Mas não conheco esse tratamento.. O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
VB75 Publicado: Maio 23, 2009 Publicado: Maio 23, 2009 Exactamente, chama-se carvão activado e absorve tudo o que é químico. Ele irá servir para retirar o excedente de químico existente no aqua. Se hoje é o teu último dia de tratamento, não é obrigatório colocares imediatamente o carvão, podes sempre colocar amanhã... e aconselho-te a não abaixares já a temperatura, deixa estar mais 1 a 2 semanas. Abraço Cláudio Reis PS: Faz é uma TPA dois dias depois de utilizares o carvão, isto é, daqui a 2 dias retiras o carvão e faz uma TPA. Cuidado com as diferenças de temperatura... Pois, eu agora só consigo comprar o carvão na 2ªfeira achas que ainda vai a tempo de fazer o necessário. O gourami que eu achei que tinha sinais de ictio continua com aquelas pintinhas nas barbatanas laterais, por vezes está mais activo e outras está muito sossegado e até vai para o fundo e fica lá junto ao areão, será que o problema é outro e o homem disse que era ictio, ele também tem é tipo de uma névoa nos olhos e ele disse para pôr 1 colher de sobremesa de sal na água mas isso já faz 1 semana e continua na mesma, o que achas que poderá ser, já tentei tirar umas fotos mas não se vê muito bem. Outra coisa , deveria de fazer o TPA semanal amanhã será boa ideia ou devo de esperar pelo carvão, isto se ainda valer a pena. Em relação à temperatura vou fazer como dizes, tenho é dificuldade em mantê-la exactamente nos 30º, por exemplo ontem à noite estava a 30.5º e hoje de manhã já estava nos 28.5º será que estas alterações podem ser prejudicias. Na 2ªfeira também era dia de ir buscar as tão esperadas kuhli para completar o cardume mas com isto tudo será melhor esperar ou não haverá problema, eu antes de introduzir algum peixe novo no aqua faço-lhes sempre uma desinfecção com esha 2000 no saco de transporte, foi o que me aconselharam. Obrigada. Cumprimentos Ivone Pires
ClaudioReis Publicado: Maio 23, 2009 Publicado: Maio 23, 2009 (editado) Para Paulo Linhares: Deves querer dizer FungiStop (da Tetra, certo!). Isso é para tratar fungos e se no teu caso for Ictio (Parasita) não irá resolver!! Não desligues o filtro e retira o carvão. Para VB75: Se existir algum hiper perto de ti, eles costumam ter o carvão activado (na zona do material para animais/aquariofilia). Não há problema de só colocares o carvão na 2ª (deveria ser antes, mas...sem stress). Faz o TPA mas, mais uma vez, cuidado com as diferenças de temperatura, vai colocando muito devagar para não haver diferenças (vai controlando o termómetro). Se depois do Tpa e na 2ª feira colocares o carvão, vê se 3ª ou 4ª feira o peixe continua com os pontinhos, volta a fazer uma "remessa" de tratamento. Mas nunca desças a temperatura do aquario até "garantires" o desaparecimento do Ictio. Já agora pergunto, qual o tamanho (medidas ou litros) do teu aqua e qual a potencia do teu termostato? Isto para entender como é possível haver tanta variação de temperatura no teu aqua. Aconselho-te a tratares primeiro do Ictio antes de colocares novos peixes, pois com o stress e a não ambientação, os peixes novos podem "adquirir" o Ictio e depois... Abraço Cláudio Reis PS: E boa sorte a todos no tratamento, pois é uma doença com cura, mas CHATAAAAAAAAAAAAAA... Editado Maio 23, 2009 por ClaudioReis
VB75 Publicado: Maio 23, 2009 Publicado: Maio 23, 2009 Para VB75: Se existir algum hiper perto de ti, eles costumam ter o carvão activado (na zona do material para animais/aquariofilia). Não há problema de só colocares o carvão na 2ª (deveria ser antes, mas...sem stress). Faz o TPA mas, mais uma vez, cuidado com as diferenças de temperatura, vai colocando muito devagar para não haver diferenças (vai controlando o termómetro). Se depois do Tpa e na 2ª feira colocares o carvão, vê se 3ª ou 4ª feira o peixe continua com os pontinhos, volta a fazer uma "remessa" de tratamento. Mas nunca desças a temperatura do aquario até "garantires" o desaparecimento do Ictio. Já agora pergunto, qual o tamanho (medidas ou litros) do teu aqua e qual a potencia do teu termostato? Isto para entender como é possível haver tanta variação de temperatura no teu aqua. Aconselho-te a tratares primeiro do Ictio antes de colocares novos peixes, pois com o stress e a não ambientação, os peixes novos podem "adquirir" o Ictio e depois... Abraço Cláudio Reis PS: E boa sorte a todos no tratamento, pois é uma doença com cura, mas CHATAAAAAAAAAAAAAA... Oi, o meu aqua tem 100x40x50 ou seja 200lt brutos mas depois de montado deva rondar oa 170/180 litros e tem 1 termostáto de 200w. Em relação ao carvão vou tentar ir comprar amanhã tenho é uma dúvida como ponho no filtro, deve de ir dentro de alguma coisa (ex. meia de vidro) ou fica à solta, e em que cesto do filtro deve de meter cima,meio ou baixo, Obrigada e desculpa tanta pergunta. Ivone Pires
ClaudioReis Publicado: Maio 23, 2009 Publicado: Maio 23, 2009 Então deves ter o aquário numa zona que fica frio de noite, certo? O que podes fazer para estabilizar a temperatura da água do aquário é (apesar do teu ser o indicado) adquirir um termostato de 250W. Eu tinha um de 75W no aquário de 65L e na altura de frio era mais o tempo que passava ligado do que desligado, troquei por um de 100w... maravilha Relativamente ao carvão a resposta à tua pergunta é sim, deves colocar dentro de algo (pode ser da meia ou de umas bolsas próprias que também costuma haver nos hiper's). Lava o carvão antes de colocares no filtro para remover o "pó". A colocação do carvão pode ser logo após a esponja/fibra. Abraço Cláudio Reis
VB75 Publicado: Maio 24, 2009 Publicado: Maio 24, 2009 Olá, o aqua está numa parede que dum lado dá para a sala e do outro para o corredor por isso é possivel sim que apanhe correntes de ar. Fui comprar o carvão e fiz como disseste, não sabia era que quantidade por isso não sei se fiz bem, pus pouco mais que uma mão cheia logo por baixo das 1ª esponjas. Fiz também o TPA mas destemperei a água para não haver diferenças de temperatura. Foi dia de testes e fora o pH que continua a 7.5, mesmo depois de introduzir CO2 caseiro à 3 dias, penso que esteja tudo bem, os resultados são: ph-7.5 KH-3 GH-6 NH4/NH3-0 NO2-0 NO3-10 FE-0.1 sei que está baixo e por isso no dia de TPA introduzo umas gotas de Aqua-plant plus (fertilizante) PO4-entre 0.1 e 0.25 CU-0 Agora pelo que percebi deixo o carvão 2 dias e depois faço novo TPA, se o peixe continuar com sintomas volto a repetir o mesmo processo, correcto. O carvão utilizo o mesmo ou devo de pôr um novo, visto que é para o mesmo problema. Eu também tenho o esha2000 o que achas melhor para o ictio. Obrigada. Ivone Pires
ClaudioReis Publicado: Maio 25, 2009 Publicado: Maio 25, 2009 (editado) Então tens aí uma fonte de arrefecimento do aquário, tenta adquiri então um termostato de potência maior. A nível dos testes está tudo dentro do normal. Agora pelo que percebi deixo o carvão 2 dias e depois faço novo TPA, se o peixe continuar com sintomas volto a repetir o mesmo processo, correcto. Exacto, mas não te esqueças que no dia do TPA retira o carvão. Se os sintomas se manterem, faz novamente o processo todo. Mas, mais uma vez, não desças a temperatura (mantém nos 30º). Continua a fazer com o que começaste. Para fazer com Esha2000 eles aconselham também a utilizar o Exit20. Abraço Cláudio Reis Editado Maio 25, 2009 por ClaudioReis
VB75 Publicado: Maio 25, 2009 Publicado: Maio 25, 2009 Então tens aí uma fonte de arrefecimento do aquário, tenta adquiri então um termostato de potência maior. A nível dos testes está tudo dentro do normal. Exacto, mas não te esqueças que no dia do TPA retira o carvão. Se os sintomas se manterem, faz novamente o processo todo. Mas, mais uma vez, não desças a temperatura (mantém nos 30º). Continua a fazer com o que começaste. Para fazer com Esha2000 eles aconselham também a utilizar o Exit20. Abraço Cláudio Reis Olá, o gourami acabou de morrer e o pior é que uma das coridoras a mais pequena e ultima a entrar também e ela nem dei por estar doente. Também achei que a ramirezi está esquisita e quando a vejo ao comprido isto é de frente ou de trás parece ter umas manchas brancas por cima dos olhos, andei a pesquisar e o mais parecido que achei foi a doença do veludo, só espero que seja impressão minha pois pelo que vi também não é nada famosa, amanhã vou averiguar melhor. E para acabar notei que no areão junto ao vidro têm tipo de um gel castanho, isto está a correr tudo mal já não sei o que diga. O que achas que devo fazer. Estou a ficar desesperada. Abraço Ivone Pires
ClaudioReis Publicado: Maio 25, 2009 Publicado: Maio 25, 2009 Xiii, tens para aí um caso "bicudo". Mas vamos com calma... Há quanto tempo colocas-te peixes? Fizes-te a respectiva ambientação? Não colocaste a água que vinha da loja, pois não? Se for a doença do veludo o tratamento é idêntico ao do Ictio, inclusive podes utilizar o mesmo medicamento, pois tem azul de metileno. Diminui a quantidade de comida, até podes parar mesmo por uns 2 dias a alimentação. Atenção que poderá ser um fungo, se assim for o aconselhado é um TPA de cerca de 50% de agua, "aspirar" muito bem o fundo e utilizares, por exemplo, SERA mycopur + SERA ectopur. Em relação ao "gel castanho" é possivel tirares uma fotos? (e já agora aos peixes se conseguires) Espero estar a ajudar, mas como deves calcular, sem ver é sempre complicado. Abraço Cláudio Reis PS: não tens nenhum aquario que possa servir de hospital? Senão tentavas fazer o tratamento da ramirezi lá...
VB75 Publicado: Maio 26, 2009 Publicado: Maio 26, 2009 Oi, Os peixes comecei a introduzi-los à 2 meses o ultimo foi mesmo a paleatus que morreu ontem e essa foi à +- 1 semana, eu nunca ponho a água da loja e antes dos por no aqua ponho sempre umas gotas de esha2000 no saco para prevenir de alguns problemas que possam trazer. A ramirezi esfrega-se nas folhas e hoje notei que o affinis também está esquisito. As fotos vou colocar mais tarde pois agora não tenho como,assim que chegar a casa coloco. Hoje vou fazer o TPA e tirar o carvão, achas que devo fazer um TPA superior, costumo fazer de 20lt isto é 10%. Para mim ainda é muito complicado identificar as doenças ainda sou muito verde e às tantas parecem iguais. Em relação ao hospital não tenho nenhum e por muito que quisesse comprar agora é complicado pois é preciso de filtro, termostado e termometro não é. Obrigada por tudo. Abraço Ivone Pires
ClaudioReis Publicado: Maio 26, 2009 Publicado: Maio 26, 2009 Olá Pode ter sido esse ultimo peixe a trazer os "problemas", mas calma. Então faz assim: - Retira o carvão - Um TPA grande (+/- 40%) com uma boa aspiração na zona do subtracto. - Faz uma série de tratamento com o ESHA2000 Em relação ao aquário-hospital pode ate ser mesmo um de 20L (pois supostamente só irá levar 1 ou 2 peixes temporariamente), filtro só de esponja, termostato (25W) e termómetro (sei que poderá ser complicado €€€, mas sempre ajuda em alguns tratamentos e até mesmo para ter durante 1 semanita de quarentena, quando comprados). Abraço Cláudio Reis
VB75 Publicado: Maio 26, 2009 Publicado: Maio 26, 2009 (editado) Oi, Aqui fica as fotos, houve algumas que alterei a cor para se perceber melhor( ramirezi e areão). Este é o Affinis que de manhã estava esquisito e quando cheguei a casa estava barrigudo Mais perto Ramirezi não se vê muito bem mas foi o que deu apesar de tudo não para quieta(por cima dos olhos) Talvez nesta se perceba um pouco melhor hoje disseram-me que é possivel ser algas da maturidade do aqua Mas eu prefiro ouvir 2ª opinião Já tirei o carvão e comecei com o esha2000, agora não sei é se mantenho a temperatura a 30º visto parecer outra coisa, esqueci-me de dizer que tenho uma neritina natalensis e 2 camarões Atyopsis Moluccensis está temperatura não é má para eles. E tirei também o CO2 caseiro que tinha posto na 6ªfeira. Mais uma vez obrigada pela paciência. Abraço Ivone Pires Editado Maio 26, 2009 por VB75
Recommended Posts