alterego Publicado Maio 19, 2009 Publicado Maio 19, 2009 Boas! Consegui finalmente encontrar à venda na farmácia o cloreto de potássio em pó e comos os tempos são de poupança vou começar a fertilizar o meu aqua com isto. Agora a minha dúvida é como fazer a diluição correcta e qual será a dose diária ideal a colocar no aqua. Já andei a pesquisar pelo forúm e cheguei a um valor que me parece que será o mais correcto mas gostava que o pessoal mais experiente me validasse isto para ver se não faço asneira Pelo que li estava a pensar diluir 100g de cloreto de potássio em pó em 1,5 litros de água destilada e depois colocar por dia uma tampinha daquelas das garrafas de água. O meu aqua tem 100 litros, está densamente plantado, tem 106 W de luz 8 horas por dia mas não tem substrato fértil nem CO2. Actualmente fertilizo apenas com micros da Trópica mais potássio e ferro da Sachem pois os níveis de nitratos e fosfatos têm se mantido aceitáveis apenas com o que é produzido pelo próprio aqua. Que acham? é a diluição correcta? e a dosagem será demasiada uma vez que não tenho CO2 nem substrato fértil? Eu com o potássio da Sachem tenho adicionado 2 ml 2 vezes por semana... Mil obrigados desde já pela vossa ajuda .gif' class='bbc_emoticon' alt=':-D' /> Cumprimentos Margarida
hugoneto Publicado: Maio 19, 2009 Publicado: Maio 19, 2009 Olá, Eu não estou em casa agora, mas mais logo posso-te ajudar com toda a informação - como diluir, calculo de quantidades, etc. A quantidade a fertilizar depende de aqua para aqua (não só da litragem, mas também de como a tua fauna e flora gera/consome nutrientes). Espero poder ajudar-te mais logo.
alterego Publicado: Maio 19, 2009 Autor Publicado: Maio 19, 2009 Olá, Eu não estou em casa agora, mas mais logo posso-te ajudar com toda a informação - como diluir, calculo de quantidades, etc. A quantidade a fertilizar depende de aqua para aqua (não só da litragem, mas também de como a tua fauna e flora gera/consome nutrientes). Espero poder ajudar-te mais logo. Obrigada Fico então a aguardar.
alterego Publicado: Maio 19, 2009 Autor Publicado: Maio 19, 2009 Boas! Acrescento as plantas que tenho : rotala rotundifolia, egéria densa, higrophila polysperma, equinodoros, fetos de java, musgo de java, bolbitis eudeloti, eleocharis. Cumprimentos Margarida
alterego Publicado: Maio 19, 2009 Autor Publicado: Maio 19, 2009 Boas! Parece-me que pelo menos para a diluição já encontrei a fórmula correcta : Dissolvo 200mg de KCL num litro de água destilada e a solução resultante permite-me adicionar 1ppm de potássio por cada 100 litros de água. É isto né! Agora falta-me saber a quantidade adequada a meter no aqua..... Alguém me ajuda? Cumprimentos Margarida
krypticall Publicado: Maio 19, 2009 Publicado: Maio 19, 2009 sim , pode ser essa diluiçao. nao precisa de ser agua destilada , eu faço com agua da torneira porque é isenta de N e P e apenas a deixo repousar umas horitas na garrafa antes de fazer a diluiçao. o metudo de fertilizaçao podes começar por baixo , tipo uns 5ppm de dois em dois dias, com o tempo depois vais ajustando consuante seja os consumos de N e P no aquario. cumprimentos TiagoSantos
hugoneto Publicado: Maio 19, 2009 Publicado: Maio 19, 2009 Concordo com o Tiago, começa por baixo e depois vai avaliando od parâmetros. Ao fim de algumas semanas começa a ser "cíclico" e já nem precisas de fazer testes.
alterego Publicado: Maio 19, 2009 Autor Publicado: Maio 19, 2009 Ok! muito obrigado a ambos. Vou fazer isso mesmo Em relação à àgua a utilizar é que vou ter que arranjar àgua destilada de qualidade ou então uso àgua do Luso ou do Lidl que tem um ph baixo. É que a minha àgua da rede está cheia de nitratos e fosfatos assim como um ph de 8 e tal Devo dizer que passei o dia a cuscar os posts do forúm à procura de informação e depois de queimar um bocado as pestanas lá encontrei as coisas. As minhas ao forúm!!!!! É aqui que tenho aprendido a maior parte do que sei sobre aquariofilia. Cumprimentos Margarida
nmvmartins Publicado: Maio 20, 2009 Publicado: Maio 20, 2009 se ainda ajudar cá vai: Cloreto de Potássio de pureza farmaceutica. Como fazer o seu fertilizante de Potássio: Dissolva 50gr. de Cloreto de Potassio em 250ml de água. Ao adicionar 1ml desta solução aumenta em 1ppm o nível Potassio por cada 100L de água no aquário. Ficha técnica do produto: http://www.mcgroupnet.com.br/2009/admin/co...otassio2229.pdf BOA AQUARIOFILIA, NUNO MARTINSO meu feedback
Recommended Posts