Visitante Publicado Setembro 25, 2003 Publicado Setembro 25, 2003 Senhores, Tomei uma decisão e gostaria de partilha-la. Irei adquirir na próxima semana um aquário de aproximadamente 200 litros. Nesse aquário eu colocarei meu Oscar, um Papagaio e ainda um Segundo Oscar Red. No aquário antido (aproximadamente 60 litros) deixarei meus antigos peixes, na proporção de 1cm para cada litro de água e ainda minhas plantas. Gostaria da opinião dos colegas sobre as dimensões do mesmo, visando a praticidade na limpeza e trocas parciais de água e ainda um aproveitamento das lampadas no mercado, evitando assim gastos desnecessários. Gostaria ainda de saber vossa opinião sobre o substrato a ser utilizado, bem como troncos, pedras e afins. Pretendo manter o Ph em torno de 7.2 utilizando um tamponador. Caso opte por deixar apenas um Oscar, posso colocar um Frontosa ou um Green Terror com o Oscar e o Papagaio ? Manterei o aquário sem habitantes por 2 semanas e os colocarei todos ao mesmo tempo, do mesmo tamanho. Quanto ao sistema de filtragem, pretendo ter filtro(s) externo(s) na proporção de 5 a 7 vezes o volume do aquário sendo filtrado por hora. Estou no caminho certo ? Há algum detalhe que poderia ser melhorado ou ainda acrescentado ? Agradeço desde já as opiniões e conselhos dos colegas. Grato.
Visitante Publicado: Setembro 25, 2003 Publicado: Setembro 25, 2003 Janc, Tendo lido o outro tema que colocaste neste sub-fórum acho que estás a ir no caminho certo, contudo, tenho dúvidas de que o papagaio sobreviva com o(s) óscar(es) :D Os peixes que sobram no aquário antigo (pelo que li no outro tema) continuam a ser imensos e alguns incompatíveis, não é para te desanimar mas julgo que diversas mortes irão ocorrer antes de ser atingido um equilíbrio, se é que alguma vez isso será possível... Discos, Mato-grosso, Kribensis, Bala, ramirezi e acará todos juntos num 60 L 60 L já seria escasso apenas para os discos ou para o acará, quanto mais para todos juntos :D O Bala sozinho pode atingir 30 cm de comprimento... Os únicos pares possíveís parecem-me ser acará-ramirezi, disco-ramirezi ou disco-acará (pouco aconselhável). O Mato-grosso, o Kribensis e o Bala são demasiado violentos ou agitados, para mais nesse tamanho escasso...
MotarSolitario Publicado: Setembro 25, 2003 Publicado: Setembro 25, 2003 os discos penso que 15 litros para cada um no min. chega
João Branquinho Publicado: Setembro 25, 2003 Publicado: Setembro 25, 2003 os discos penso que 15 litros para cada um no min. chega Menos de 25 litros por discu não é de forma alguma aconselhável. O crescimento dos discus em tais condições vai certamente ter impactos negativos no seu desenvolvimento e comportamento futuro. Já com 25 litros por discus é apertado, mas recorrendo a mudanças de água constantes torna-se possível, mas não é de forma alguma o desejável... Para um discu adulto, o recomendado é 50 litros de água. ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
Visitante Publicado: Setembro 25, 2003 Publicado: Setembro 25, 2003 Senhores, Agradeço mais uma vez os conselhos e opiniões. Acho que me expressei mal. Quando disse 1cm de peixe para cada litro de agua não fiz mensão às espécies e nem a quantidade. Minha pretenção seria (seguindo o conselho do colega Luis Queiroga) colocar no aquário de 60L: - 1 tetra rosa; - 3 mato-grossos; - 3 rodostomos; - 2 coridoras; - 2 colisas; - 1 Labeo albino. Quanto aos outros peixes, infelizmente (com aperto no coração) devolverei à loja onde os adquirí.
Miguel Pereira Publicado: Setembro 26, 2003 Publicado: Setembro 26, 2003 Amigo Janc, Porque não esta configuração para o futuro aquario de 200 l: - 4 a 6 Discus juvenis - 1 casal de ramirezis - corrydoras ( aproveitar os habitantes de 60 l ) - colisas ( aproveitar os habitantes de 60 l ) - tetra rosa ( aproveitar os habitantes de 60 l ) - mato grosso ( aproveitar os habitantes de 60 l ) Podes sempre tentar trocar os restantes peixes na loja por outros. Também podes optar por uma nova configuração e incluir um cardume de cerca de 10 tetra cardinais ( retirando os mato grosso por exemplo ) ou também podes incluir uma peckoltia. Filtragem: Caudal do filtro exterior cerca de 3 / 4 vezes superior ao volume de agua de aquario ( para este tipo de biotopo até deveria ser um caudal de 2 a 3 vezes - aquario de aguas calmas ). Iluminação: 2x30 w ( se a altura do aquario for de 50 cm ou superior ) A iluminação até pode parecer um pouco pobre, mas para este tipo de biotopo não convem exagerar na luminosidade, uma vez que os discus preferem este tipo de ambiente. Substracto: Cascalho escuro de preferência. Decoração: A base de raízes com algumas plantas mais resistentes devido as elevadas temperaturas deste genero de aquarios ( 28 º / 30 º ). As plantas podem ser Echinodorus e Valisnérias. Agua: Ph - 6,5 Dh - 4 Temperatura - 28 º C Não é necessário ter uma agua com estes valores exactos. Com valores próximos destes poderás obter excelentes resultados. Um abraço Miguel p.s. A configuração ideal seria ( tinhas que trocar alguns peixes ): - 4 a 6 discus - casal de ramirezi - cardume de tetras cardinais - 2 a 3 especies de corrydoras - peckoltia
HomemPeixe Publicado: Setembro 26, 2003 Publicado: Setembro 26, 2003 Escolhe uma medida standart como por exemplo o aquário da Aquapor AQUARIO MAGNUM PRO Atenção compra com tampa plástica, mas sem filtro interno. Os filtros externos são melhores +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
Visitante Publicado: Setembro 26, 2003 Publicado: Setembro 26, 2003 Oi, Manterei o aquário sem habitantes por 2 semanas e os colocarei todos ao mesmo tempo, do mesmo tamanho. É preferivel adicionares os peixes aos poucos para as bacterias multiplicarem-se proporcionalmente à "poluição" causada pelos peixes. Podes começar por fazer a ciclagem adicionando um pouco de materia organica como por exemplo comida dos peixes. Passado 2 a 3 semanas introduzes um dos peixes (de preferencia o menos territorial ou o mais pequeno). Depois introduzes o resto dos peixes com um intervalo de 1 semana. Quanto ao sistema de filtragem, pretendo ter filtro(s) externo(s) na proporção de 5 a 7 vezes o volume do aquário sendo filtrado por hora. Tanto quanto sei o Oscar suja muito, por isso um filtro com 5x o volume do aqua deve ser o ideal. 7x acho que é demais. O ideal era pores 2 filtros em vez de apenas 1.
caotropheus Publicado: Setembro 26, 2003 Publicado: Setembro 26, 2003 Janc, estive a ler na diagonal as respostas anteriores, não sei se me estarei a repetir, mas olha que oscares não são peixes para aquários de 200 l. O oscar é um peixe que alcança dimensões superiores a 30 cm e temos que admitir que um animal desta dimensão sentir-se-ia um pouco apertado num aquário de apenas 200 l.
Recommended Posts