Recommended Posts

Publicado

Senhores,

Tomei uma decisão e gostaria de partilha-la.

Irei adquirir na próxima semana um aquário de aproximadamente 200 litros.

Nesse aquário eu colocarei meu Oscar, um Papagaio e ainda um Segundo Oscar Red.

No aquário antido (aproximadamente 60 litros) deixarei meus antigos peixes, na proporção de 1cm para cada litro de água e ainda minhas plantas.

Gostaria da opinião dos colegas sobre as dimensões do mesmo, visando a praticidade na limpeza e trocas parciais de água e ainda um aproveitamento das lampadas no mercado, evitando assim gastos desnecessários.

Gostaria ainda de saber vossa opinião sobre o substrato a ser utilizado, bem como troncos, pedras e afins.

Pretendo manter o Ph em torno de 7.2 utilizando um tamponador.

Caso opte por deixar apenas um Oscar, posso colocar um Frontosa ou um Green Terror com o Oscar e o Papagaio ?

Manterei o aquário sem habitantes por 2 semanas e os colocarei todos ao mesmo tempo, do mesmo tamanho.

Quanto ao sistema de filtragem, pretendo ter filtro(s) externo(s) na proporção de 5 a 7 vezes o volume do aquário sendo filtrado por hora.

Estou no caminho certo ?

Há algum detalhe que poderia ser melhorado ou ainda acrescentado ?

Agradeço desde já as opiniões e conselhos dos colegas.

Grato.

Publicado:

Janc,

Tendo lido o outro tema que colocaste neste sub-fórum acho que estás a ir no caminho certo, contudo, tenho dúvidas de que o papagaio sobreviva com o(s) óscar(es) :D

Os peixes que sobram no aquário antigo (pelo que li no outro tema) continuam a ser imensos e alguns incompatíveis, não é para te desanimar mas julgo que diversas mortes irão ocorrer antes de ser atingido um equilíbrio, se é que alguma vez isso será possível... :P:cry:

Discos, Mato-grosso, Kribensis, Bala, ramirezi e acará todos juntos num 60 L :cry::oops:

60 L já seria escasso apenas para os discos ou para o acará, quanto mais para todos juntos :D

O Bala sozinho pode atingir 30 cm de comprimento...

Os únicos pares possíveís parecem-me ser acará-ramirezi, disco-ramirezi ou disco-acará (pouco aconselhável).

O Mato-grosso, o Kribensis e o Bala são demasiado violentos ou agitados, para mais nesse tamanho escasso...

Publicado:
os discos penso que 15 litros para cada um no min. chega

Menos de 25 litros por discu não é de forma alguma aconselhável. O crescimento dos discus em tais condições vai certamente ter impactos negativos no seu desenvolvimento e comportamento futuro.

Já com 25 litros por discus é apertado, mas recorrendo a mudanças de água constantes torna-se possível, mas não é de forma alguma o desejável...

Para um discu adulto, o recomendado é 50 litros de água.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Publicado:

Senhores,

Agradeço mais uma vez os conselhos e opiniões.

Acho que me expressei mal.

Quando disse 1cm de peixe para cada litro de agua não fiz mensão às espécies e nem a quantidade.

Minha pretenção seria (seguindo o conselho do colega Luis Queiroga) colocar no aquário de 60L:

- 1 tetra rosa;

- 3 mato-grossos;

- 3 rodostomos;

- 2 coridoras;

- 2 colisas;

- 1 Labeo albino.

Quanto aos outros peixes, infelizmente (com aperto no coração) devolverei à loja onde os adquirí.

Publicado:

Amigo Janc,

Porque não esta configuração para o futuro aquario de 200 l:

- 4 a 6 Discus juvenis

- 1 casal de ramirezis

- corrydoras ( aproveitar os habitantes de 60 l )

- colisas ( aproveitar os habitantes de 60 l )

- tetra rosa ( aproveitar os habitantes de 60 l )

- mato grosso ( aproveitar os habitantes de 60 l )

Podes sempre tentar trocar os restantes peixes na loja por outros. Também podes optar por uma nova configuração e incluir um cardume de cerca de 10 tetra cardinais ( retirando os mato grosso por exemplo ) ou também podes incluir uma peckoltia.

Filtragem:

Caudal do filtro exterior cerca de 3 / 4 vezes superior ao volume de agua de aquario ( para este tipo de biotopo até deveria ser um caudal de 2 a 3 vezes - aquario de aguas calmas ).

Iluminação:

2x30 w ( se a altura do aquario for de 50 cm ou superior )

A iluminação até pode parecer um pouco pobre, mas para este tipo de biotopo não convem exagerar na luminosidade, uma vez que os discus preferem este tipo de ambiente.

Substracto:

Cascalho escuro de preferência.

Decoração:

A base de raízes com algumas plantas mais resistentes devido as elevadas temperaturas deste genero de aquarios ( 28 º / 30 º ).

As plantas podem ser Echinodorus e Valisnérias.

Agua:

Ph - 6,5

Dh - 4

Temperatura - 28 º C

Não é necessário ter uma agua com estes valores exactos. Com valores próximos destes poderás obter excelentes resultados.

Um abraço

Miguel

p.s.

A configuração ideal seria ( tinhas que trocar alguns peixes ):

- 4 a 6 discus

- casal de ramirezi

- cardume de tetras cardinais

- 2 a 3 especies de corrydoras

- peckoltia

Publicado:

Escolhe uma medida standart como por exemplo o aquário da Aquapor

AQUARIO MAGNUM PRO

Atenção compra com tampa plástica, mas sem filtro interno.

Os filtros externos são melhores

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Publicado:

Oi,

Manterei o aquário sem habitantes por 2 semanas e os colocarei todos ao mesmo tempo, do mesmo tamanho.  
É preferivel adicionares os peixes aos poucos para as bacterias multiplicarem-se proporcionalmente à "poluição" causada pelos peixes.

Podes começar por fazer a ciclagem adicionando um pouco de materia organica como por exemplo comida dos peixes.

Passado 2 a 3 semanas introduzes um dos peixes (de preferencia o menos territorial ou o mais pequeno).

Depois introduzes o resto dos peixes com um intervalo de 1 semana.

Quanto ao sistema de filtragem, pretendo ter filtro(s) externo(s) na proporção de 5 a 7 vezes o volume do aquário sendo filtrado por hora.

Tanto quanto sei o Oscar suja muito, por isso um filtro com 5x o volume do aqua deve ser o ideal. 7x acho que é demais.

O ideal era pores 2 filtros em vez de apenas 1.

Publicado:

Janc, estive a ler na diagonal as respostas anteriores, não sei se me estarei a repetir, mas olha que oscares não são peixes para aquários de 200 l. O oscar é um peixe que alcança dimensões superiores a 30 cm e temos que admitir que um animal desta dimensão sentir-se-ia um pouco apertado num aquário de apenas 200 l.