caranguejo Publicado Outubro 3, 2004 Publicado Outubro 3, 2004 Boas. ja vi k voces sao pessoas d confiança e k gostam de ajudar os k n percebem nd disto ( tipuh eu. ). Gostaria de saber o material necessario para ter um aqua marinho, com corais, anemonas e peixes???????? Peço a ajuda, pork sou um iniciamte nesta practica(marinha) e n percebo mt desta. ja agora era mt util k me dissesem para k serve cada material??? Comprimentos, e espero pela ajuda. . Ja agora se isto ajudar, o aqua tem 90x40x50 (CxLxA).
Visitante Publicado: Outubro 3, 2004 Publicado: Outubro 3, 2004 1 escumador interno para 300 litros = retirar componentes poluentes orgànicos retidos na água(movido ou a bomba de ar ou com bomba de circulação) 20Kg de Rocha viva = Suporte biológico para manter o ecossistema 12/15Kg de aragonite fina = Suporte biológico + suporte mineral 1 termostato 100W = aquecer a água 1 termómetro = controlar a temp. 2 bombas de circulação de 1500 litros hora com protecção da entrada de água(para não aspirar os peixes). = movimentar a água para filtragem biológica + oxigenação + dessidimentação de detritos e muitas outras coisas que aprenderás com o tempo. 1 calha de iluminação com 1m com powercompact mistas(luz branca e actinica na mesma lampada) ou 1 projector HQI 10.000/12.000K + 1 calha de T5 actinica. 1 filtro externo 400 L/h para colocar algum carvão activado e algumas resinas absorventes de nitratos/tritos/amónia equipado com um escumador de superficie. = filtragem da água 1 densímetro de salinidade = medir e controlar a salinidade da água 1 pistola cal.38 cano curto + testamento generoso à esposa com um pedido formal de desculpas no caso de teres gasto milhares de euros no aquário e um dia chegares a casa e estar tudo morto. humm... penso que é tudo que eu colocaria Agora é claro que os restantes membros vão dar outras 500 hipóteses e 5.000 críticas ao que eu disse mas vai-te habituando que isto aqui é assim, a gente anda na porrada verbal a discutir se um tubo de plástico da Heim é melhor que um da RENA mas quando nos encontramos é só sorrisos e abraços. Abraço
Diogo Lopes Publicado: Outubro 3, 2004 Publicado: Outubro 3, 2004 Olá Nuno e caranguejo, Concordo com o Nuno, mas acho que o filtro externo é dispensável - não vais precisar, setudo correr bem, de usar o carvão activado e as resinas absorventes assim tanto que justifique arranlares um filtro, até porque este teria que ter uma manutenção elevada por forma a não reter matéria orgânica no seu interior, detriorando a qualidade da água. Para mim há dois elementos essenciais: Rocha Viva - quanta mais melhor; Escumador - na minha opinião deve ser sobredimensionado em relação ao aquário e por isso para o teu aqua eu apostaria num escumador que desse para aquas de 500 ou 600 litros. Ao fim de algum tempo e com muita RV no aqua o escumador pode tornar-se obsuleto e nem ser preciso, mas isso já é preciso que tudo esteja a correr bem. Boa sorte... Diogo PS - Nuno, à porrada contigo, só mesmo verbal!!!
caranguejo Publicado: Outubro 3, 2004 Autor Publicado: Outubro 3, 2004 Estou mt mesmo mt agradecido aos 2, precipalmente ao Sr. Nuno, pelo tempo k teve a descrever o material todo. aos 2 mt obrigaduh. mas so mais uma coisinha, em relação ao material, kual as marcas e os mudelos k aconselham??? Comprimentos
Visitante Publicado: Outubro 3, 2004 Publicado: Outubro 3, 2004 Ui ui, marcas... eheheheheheh Depende... tens dinheiro para investir? Concordo com o Diogo, porém apenas mencionei o filtro externo pois no inicio fazemos muitas asneiras e isso(o filtro) é uma ferramenta muito útil para desenrascar algumas situações menos pontuais em que morre uma anémona, morre um coral, e é preciso limpar quimica e mecanicamente a água. Acho que um escumador nunca é grande demais mas para sermos ponderados e precisos, um escumador deve ter o dobro da capacidade do nosso aquário, no teu caso são 180 litros x 2 ou seja, precisas de um escumador para 360 litros. Abraço
caranguejo Publicado: Outubro 3, 2004 Autor Publicado: Outubro 3, 2004 Sim Sim, nao fasso intençoes de gastar menos d 500€. lol. mas se for bom e barato, melhor, pork assim mais fica para comprar rocha viva. e cm vou comprando o material aos poucos, pork inda tenho alguns ciclideos no aquario, e n os vou deitar fora, assim os gastos n sao tao grandes momentaniamente e custa menos. . Fassa a lista do material cm se fosse um aquario para si, pork ja vi k e uma pessoa de mt confiança. deixo nas suas maos, a escolha. . Comprimentos
Nuno Mendes Publicado: Outubro 3, 2004 Publicado: Outubro 3, 2004 Fassa a lista do material cm se fosse um aquario para si, pork ja vi k e uma pessoa de mt confiança. deixo nas suas maos, a escolha. . Comprimentos Só uma sugestão: PESQUISA MUITO!!! Nós podemos indicar-te algum material, principalmente se o usarmos, mas nada melhor que veres qual a configuração dos aquários dos vários membros do forum... Pesquisar dá algum trabalho mas até é giro
caranguejo Publicado: Outubro 3, 2004 Autor Publicado: Outubro 3, 2004 Digam-m so uma coisa k n consegui ver explicado em lado nenhum. Uma power contact com 2x 55w c/ balastro electrónico da para sustentar corais e anemonas????? ja agora o k e uma balastro electronico????? Kual e a mais potente e a melhor para os corais, uma HQI de 10000k ou uma de 4500k???Comprimentos
Visitante Publicado: Outubro 4, 2004 Publicado: Outubro 4, 2004 ...Power Compact ok? Power compact tem a temperatura de cor equivalente a 10.000K(kelvins). 10.000 Kelvins, na minha opinião é a temperatura minima de cor para se manter corais duros. 4.700K... esquece, não dá para nada, aliás até dá! dá para cultivar uma horta nas paredes do aqua, eheheheheheh. As mais indicadas para manter corais são as 12.000K e dão um efeito estético mais apurado, reproduzindo os reflexos de cor azul marinho na água. O que o Nuno Mendes disse é válido, há que pesquisar antes te atirares de cabeça, na água salgada os erros pagam-se caro. Fala com pessoal experiente e de preferência não vás pedir conselhos a lojas, a maioria dos lojistas vai-te vender o que precisas e o que não precisas(experiência vivida!), tens aqui imensa gente competente para tal. Abraço
Visitante Publicado: Outubro 4, 2004 Publicado: Outubro 4, 2004 esqueci-me de dizer... powercompact não sustenta a maioria dos corais duros e é excelente para corais moles e anémonas. Eu uso 3 projectores HQI 150W 10.000K + 1 calha 2x55W PC`s branca/azul. Abraço
caranguejo Publicado: Outubro 4, 2004 Autor Publicado: Outubro 4, 2004 Onde adquiriu os progectros HQI 150W???? kual foi o preço??? e k eu fui ao tal site k recomendou, mas o meu ingles n e mt desenvolvido, . e as k la tavam eram algo caras, ou n a progectores HQI 150 W abaixo dos 300€????
Visitante Publicado: Outubro 4, 2004 Publicado: Outubro 4, 2004 ok(ele começa a aperceber-se dos custos, eheheheheh), É claro e óbvio que se comprares equipamento específico para aquariofilia, sai-te caro, por isso a gente "dá a volta" por outro lado. Tens é de comprar projectores HQI para uso comercial/profissional. Posso indicar-te uma loja onde podes adquirir projectores a muito bons preços, mas por mensagem privada ok? As lâmpadas que vêm com esses projectores têm de ser mudadas pois são de 4.7000K, mas eu tb te recomendo uma loja onde as vais buscar a 1/3 do preço. Abraço
Recommended Posts