Fábio Silva Publicado Maio 18, 2009 Publicado Maio 18, 2009 Boas pessoal. Tenho um aquário de 60litros brutos só para camarões, vivo na zona da Expo e a agua da rede mede 12 de Gh..sempre tive o problema da agua estar dura, apesar de ter o Ph sempre controlado com Co2 a 6,5. A semana passada fiz uma tpa de 25litros com a agua de garrafão do LIDL cujo Ph é 5,5 e Gh é 0. Um dia após a tpa tinha a o Ph a 6,5 e o Gh a 5. Ontem medi os parâmetros e tinha o Gh a 6 e o Ph a 8!!! Acho que isto aconteceu porque a agua ficou mais mole e perdeu o efeito tampão, por isso o Ph ter oscilado...o que acham?É normal isto acontecer? Vou adicionar turfa e renovar o Co2. O que me aconselham a fazer? Abraços e desde já obrigado ps: fiz tratamento com fluvermal para matar uma praga de planarias Citar Cumprimentos Fábio Silva Bateria 500 litros Crystal e Taiwan bee | Shrimproom Jungle | CRS Jungle | Black Jungle | Taiwan bee Jungle | Jungle Stripes | Lost Jungle| Real Jungle | Bee Jungle
apolo21 Publicado: Maio 18, 2009 Publicado: Maio 18, 2009 Boas, Parece-me que estás a confundir o GH com o KH, deves ter o KH muito baixo e por isso não tens efeito de tampão o que provoca grandes alterações do ph, no teu caso continuava a usar água da torneira, mede o KH o da torneira deve vir a 40 mg/l. Um pormenor não faças TPA ao fim de semana, que é quando o pessoal da EPAL carrega nos produtos (pelo menos é o que dizem). Cumps Citar Vitor Ramos
Fábio Silva Publicado: Maio 18, 2009 Autor Publicado: Maio 18, 2009 Pois foi confusão minha, o meu KH está a 5, medi hoje à hora de almoço. Continuar a usar água da torneira, porque?? Não sei se sabes mas os camarões preferem água mole e a agua da rede de cá é dura como tudo.. Pessoal o que faço?? Citar Cumprimentos Fábio Silva Bateria 500 litros Crystal e Taiwan bee | Shrimproom Jungle | CRS Jungle | Black Jungle | Taiwan bee Jungle | Jungle Stripes | Lost Jungle| Real Jungle | Bee Jungle
apolo21 Publicado: Maio 18, 2009 Publicado: Maio 18, 2009 Boas, Eu moro em Odivelas e tenho KH de 40 e gh 50 a 60, e o gh vai aumentado e chega no aqua aos 100 e até a 120, vou reduzindo com tpa, no entanto (as vezes também uso agua do lidl para baixar o ph), mas se tiver o kh muito baixo o ph altera muito e pode matar-me os peixes. Quando te disse para usares água da torneira calculei que tivesses o kh muito baixo porque o ph variou muito, Nos camarões não sei (tenho dois e nunca os vejo, sempre escondidos), mas como tenho discus preocupo-me mais com o kh do que com o gh. O uso da água da torneira no meu ponto de vista vai subir o kh e baixar o gh, mas espera outras opiniões. Cumps Citar Vitor Ramos
Fábio Silva Publicado: Maio 21, 2009 Autor Publicado: Maio 21, 2009 Boas pessoal, na terça-feira decidi lavar o filtro(biológico) pois já não o limpava à 1mês e meio e já que as bactérias nitrificantes devem ter ido a baixo por causa do tratamento de Fluvermal.Como tive de tirar um garrafão de água para lavar as matérias filtrantes aproveitei por tirar mais outro e fazer tpa com água da rede. Qual foi o meu espanto quando meço o parâmetros e: Ph: 6,5 GH:3 KH:3 Como é possível eles terem regulado? Citar Cumprimentos Fábio Silva Bateria 500 litros Crystal e Taiwan bee | Shrimproom Jungle | CRS Jungle | Black Jungle | Taiwan bee Jungle | Jungle Stripes | Lost Jungle| Real Jungle | Bee Jungle
William Publicado: Maio 21, 2009 Publicado: Maio 21, 2009 Grande Fábio, com tantas "oscilações de valores" eu começava por comprar testes novos :D Abraço William Citar
Recommended Posts