Algumas duvidas


VB75

Recommended Posts

Olá,

sou iniciante na aquariofilia e claro que as duvidas aparecem, se puderem dar uma ajuda.

Aqui ficam algumas fotos

 

006pap.jpg

ainda sem moradores

 

quemcome1.jpg

alguns moradores

 

neritinanatalensis.jpg

neritina natalensis

 

rineloricaria.jpg

rineloricaria

 

escalarcorydora.jpg

escalar+corydora

 

Setup:

 

Tamanho.100x40x50

 

Iluminação: 3x 39w(T5)

 

filtragem: filtro ext. EHEIM ecco 2234

 

Aquecimento: term. 200w; água mantem-se a 26º

 

pH: 7.5 às vezes sobe para 8

KH: 3

gH: 7

NH4: 0

NH3: 0

NO2: 0

NO3: 10

Fe: 0.1 ( introduzi um ferro debaixo do areão para aumentar o valor, foi o que me aconselharam a fazer)

PO4: 0.25

CU: 0

 

Fauna: 4 olho-de-fogo

4 tetra viúva

4 serpae

2 tetra fantasma

2 botia paquistanês

3 escalares

1 casal de ramirezis

1 gourami pérola

4 corydora

1 ancistrus

1 rineloricaria

1 neritina natalensis

2 otocinclus affinis

3 kuhli

2 camarões atyopsis moluccensis

 

Flora: 5 anubias

1 bacopa caroliniana

1 cryptocoryne beckettii "petchii"

2 echinodorus x barthii

1 cabomba verde

1 egeria densa

1 não sei o nome mas parece uma bola que me disseram que ajuda a baixar os nitratos

 

Estava a pensar em adquirir mais 2 kuhli, 1 ou 2 corydoras e 1 gourami perola para fazer o casal mas já me disseram que como tenho escalares não devo ter mais que 1 gourami. O que acham?

 

Outra coisa, para baixar o pH introduzi 2 troncos naturais pequenos visto que o que tinha era artificial mas não o retirei, e tenho feito TPA`s semanais de 20lt com água engarrafada, realmente o pH baixou embora às vezes vá a 8 mas costuma estar a 7.5´, o pior é que fez baixar o KH de 9 para 3, pelo que li devia estar igual ou superior a 5, a minha duvida é se devo de voltar a usar a água da torneira e arrisco-me a subir o pH ou utilizar algum produto para subir o KH, isto claro se o KH a 3 fôr prejudicial.

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa nao devias de ter metido essa fauna toda de uma vez, espero que nao o tenhas feito.

 

Depois tens ai peixes de agua acida com um ph basico... é uma boa maneira de dar barracada. Devias de ter isso pronto antes de os meteres e ires pondo os peixes aos poucos, uma semana uns, outra semana outros.

 

Para baixar o pH utiliza turfa, no filtro ou no substrato, torna a agua um pouco amarelada, mas baixa-te p pH de forma natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:-D ;)

Epa nao devias de ter metido essa fauna toda de uma vez, espero que nao o tenhas feito.

 

Depois tens ai peixes de agua acida com um ph basico... é uma boa maneira de dar barracada. Devias de ter isso pronto antes de os meteres e ires pondo os peixes aos poucos, uma semana uns, outra semana outros.

 

Para baixar o pH utiliza turfa, no filtro ou no substrato, torna a agua um pouco amarelada, mas baixa-te p pH de forma natural

 

Não meti todos duma vez, fui pondo aos poucos, perguntando sempre na loja se já podia, levando os valores dos testes, e inclusivamente foi o sr da loja que me aconselhou as espécies a adquirir, pensei que estava a fazer bem. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem cuidado com essa alternância do teu ph (7.5 - 8) para a maioria da fauna que aí tens já é elevado, basta um leve choque que é o suficiente para haver baixas.

 

Boa sorte e bons mergulhos.

 

cumps.

Editado por dark_hypnox
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

gostei tanto do teu escalar

 

também sou iniciante

mas nunca pensei que se pudesse ter um escalar numa agua tão alcalina...

ele está a dar-se bem? há quanto tempo o tens?

Olá,

tenho os escalares á cerca de 1 mês até agora estão bem, activos e pedinchas não nos podem ver que vem logo pedir comer, até comem à mão, o unico senão foi quando os introduzi foram atacados pelas viúvas ou serpae, não sei bem, e ficaram sem um pouco das barbatanas mas já estão a recuperar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens ai peixes em que o pH ideal é o acido e o basico, mas nao quer dizer que nao consigam viver todos em alcalino. Ainda por cima o escalar é novo, por isso é mais facil de se adaptar a pH alcalino. És capaz é de não os reproduzires, pois não tão em agua com o pH ideal para isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

0ri0nte

queres dizer que um escalar jovem pode ficar bem num aquario com pH alcalino, tipo 7,6?

 

 

Eu axo que ele se aguenta ale de nao ser o melhor para ele....mas nunca se vai reproduzir.....

 

cmps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ficar bem não diria, mas só ficar... Não é o pH natural dele, mas como é novo adaptasse melhor ao pH alcalino que se tivesses um escalar adulto.

Ia-se sentir muito melhor com pH acido. Assim pode nunca se reproduzir e desenvolver naturalmente, mas não deve de morrer, só não são as condições ideais para a especie.

 

Os ramirez pelo que tenho lido já são mais sensiveis quanto à questão da qualidade da agua, esses é que não sei se vão aguentar ai, mas nunca tive ramirez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu sei que o pH não está o ideal mas não consigo baixa-lo mais, já introduzi dois troncos naturais de 20/25cm cada, e faço os TPA`s com água engarrafada com pH de 5,68 mas o melhor foi o pH a 7.5, não queria usar aditivos para baixar preferiar faze-lo de forma natural mas já não sei mais o que tentar, o pior é que por causa da água engarrafada o KH baixou de 9 para 3 o que também me preocupa pois não sei se é prejudicial ou não.

Estive a pesquisar e vi que a introdução de CO2 puderia ajudar, mas tenho um certo receio pois acho que não tenho plantas suficientes para introduzir CO2, não iria baixar demasiado os niveis de oxigénio e matar os peixes.

Dêem as vossas opiniões por favor.

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mete turfa no filtro. Baixa-te o ph de forma natural. Quanto mais meteres mais baixa. Vai pondo aos bocados até atingires o ph que quiseres. A água fica um bocado amarela, são os ácidos naturais da turfa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.