Eleocharis parvula


P-Mota

Recommended Posts

Tenho num dos meus aquários um tapete frontal completo com parvula, e estou a notar que as últimas vezes que a tenho cortado (deixo só ficar 1cm de altura) está a aparecer-me uns bocados amarelados, tipo fica o tapete ás manchas.

 

As minhas questões são as segintes:

 

Como o tapete está completo, há necessidade de arrancar pela raís alguns pés para nascerem pés novos, ou fazer a só a poda basta para manter a planta viva e de boa saúde?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá rapazes.

 

O que se está a passar com as vossas Eleocharis, é bastante normal.

 

Diz-me a experiência, que a razão para tal acontecer se deve a 2 factores. Pode haver mais, mas estes são os que eu considero mais importantes:

 

- As folhas que ficam amareladas estavam no estado emerso ou foram as plantadas inicialmente. Como não se adaptaram, foram definhando até ficarem com essa cor.

 

- Uma folha ficou partida com um toque de pinça, ou mesmo por um peixe, ou ficou coberta de algas. Assim sendo, a planta preferiu não gastar recursos a "salvar" a folha e decidiu empregá-los no crescimento de novas folhas, ou em folhas sem problemas.

 

Agora alguns conselhos: Não podem as folhas amarelas. Peguem numa pinça e puxem-nas que elas partem-se facilmente.

Se repararem, quase todas as folhas que foram plantadas inicialmente, ou ficam amarelas ou cobertas de algas pretas. Com o tempo, acabam por morrer.

O importante é que tenham folhas novas a nascer perto das mesmas, e no caso da Eleocharis, é bastante fácil ver isso.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá rapazes.

 

O que se está a passar com as vossas Eleocharis, é bastante normal.

 

Diz-me a experiência, que a razão ..........................

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Mtº obrigado pela tua resposta, fiquei convencido, e vou seguir o teu conselho.

 

Só mais uma questão, achas saudavel para a planta arrancar uns pés pelas raizes para se formarem novos rebentos?

 

Porta-te!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Mtº obrigado pela tua resposta, fiquei convencido, e vou seguir o teu conselho.

 

Só mais uma questão, achas saudavel para a planta arrancar uns pés pelas raizes para se formarem novos rebentos?

 

Porta-te!

De nada... a gente está cá é para isso.

 

Quanto ao teu método, não digo que não funcione, mas acho que é mais fácil quando vires rebentos novos de eleocharis, podares as folhas mais antigas. É bastante fácil distinguires umas das outras. As novas têm um verde bastante mais vivo.

 

Considero mais fácil porquê? Porque as raízes das Eleocharis ainda são bastante fortes. Se começares a arrancar os tufos, vais puxar tudo... e com tudo, quero mesmo dizer tudo!!!

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora e metendo o bedelho, mas julgo que poderá ser útil para todos, qual a forma mais fácil de proceder à poda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo.

 

Já agora e metendo o bedelho, mas julgo que poderá ser útil para todos, qual a forma mais fácil de proceder à poda?

Apesar de não ser uma planta de caule, creio que a melhor maneira de podar as eleocharis é cortando a folha à altura que desejares.

Mas atenção, façam isto apenas depois de verem novas folhas a nascerem perto dos tufos mais antigos. Ou seja, só devem podar as eleocharis depois das mesmas já estarem adaptadas ao aquário. Caso contrário podem perder irremediavelmente a planta.

 

Sem contar que o corte das folhas vai incentivar o crescimento radicular, e consequentemente, o adensar dos próprios tufos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais