Recommended Posts

Publicado

Oi pessoal.

Agora que me dediquei mais à decoração do aquário com plantas naturais, surgiu-me a ideia de colocar também um tronco.

Sem querer gastar dinheiro, aproveitei um pedaço de tronco de um pessegueiro. Será que depois de "descascado", servido com sal e mudas de água estará bom para o aquário, ou é um tipo de tronco que vai logo apodrecer?

Um abraço

Pá frente é que é caminho!

Publicado:

troncos para aquario, e preciso algum cuidado na escolha

E preciso ser uma madeira rija, quanto mais rija melhor mais vai durar.

Depois e preciso cuidado porque cada atipo de madeira vai acidificar mais ou menos a agua.

Antes de colocar no aquario deve ferver o tronco e escovar muito bem.

Boa sorte

Publicado:

Além do que o MotarSolitário referiu, também é muito importante que a madeira esteja muito bem seca, de preferência que já esteja há um ano pelo menos a secar.

Cumps

Publicado:

olá,

Sempre tens troncos de sobreiro que duram-te muito tempo mesmo quando pondo em agua ainda verdes, eu tenho varios troncos de sobreiro e apenas os escovei bem.

abraços

tiagodovale2-dbd.jpg

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Publicado:

oi people!

na verdade o tronco tens k ser colocado dentro de agua "verde", ou seja deve morrer dentro de agua, e aí nunca mais apodrece. chama-se a isso processo de mumificação, leva muito tempo... e nao é muito aconselhavel fazer esse processo dentro do aqua a não ser k estejas com ideia de manter peixes do tipo escalares, discos, neons... todos k sejam do amazonas! mesmo assim tens k fazer montes de mudanças parciais.

espero ter ajudado. :roll:

Publicado:

Para esse processo recomendo o autoclismo! isto se lá couber...

e depois de avisar o pessoal...senao ainda matas alguem de susto.

Mas ficas com trocas de água constantes e sem desperdicio!

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

as trocas constantes são apenas para manter os niveis de toxicidade baixos e nao pk causa do processo de mumificação do tronco...

Publicado:

Bom pessoal.

Obrigado pelas dicas. Mas já desisti do tronco do pessegueiro. Aquilo não havia meio de querer afundar. Arranjei dois pedaços de tronco, que me parece serem de sombreiros e olha, pelo menos afundam. Agora depois de fervidos, vou só esperar que a água fique cristalina, para colocar no aquário.

Obrigado

Um abraço.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Água cristalina com troncos??Meus amigos não há água cristalina no amazonas. Quem usa troncos submete-se á beleza da água tropical, até porque água cristalina é sinónimo de peixes baços e sem cor venha o mais cromo dizer o contrário.

De facto envelhecer madeira é a melhor forma de teres decorações de valor no teu aquário e sem gastar aquele roubo nas lojas com troncos que não passam de mitos serão piores dos que tu próprio tratares.

O tronco cria durante o primeiro periodo na água um "algodão" tipo bolor na sua superfície, que se elimina com uma simples passagem com uma escova ou palha de aço. Após uma semana no "autocolismo?" (é verdade é dos melhores métodos), coloca os troncos uma semana numa solução de água descansada (isto é em repouso num recipiente aberto durante 24 horas, que é o tempo do cloro se evaporar, é verdade o "tape safer" é outro mito, deve ser usado se precisas de água pronta imediatamente) com antifungus (abusa da dose de antifungus), verás quão genial é o resultado. O tronco vai entretanto e no interior do teu aquário perdendo a cor verde que ganhou do anti-fungus, se quiseres efeitos diferentes usa ADICIONALMENTE anti-ictio e algumas espécies de peixes são até tolerantes ao iodo, pelo que com algumas gotas de tintura de iodo terás reflexos avermelhados nos teus troncos (atenção verifica a tolerância dos teus peixes ao iodo e não abuses do iodo como dos químicos que te falei anteriormente).

O anti-ictío é o azul metileno (verde malaquita) que podes comprar numa farmácia por meia dúzia de tostões só tens que ter cuidado com a percentagem da solução.

Desculpa o discurso ter-se elongado mas empolguei-me

Publicado:

Pessoal, deixem lá isso do tronco arranjado por mim. Passei ali pela loja de aquariofilia que costumo ir, e vi lá uns troncos próprios pa aquários. Pedi ao homem pa pesar e fazer as contas, quando nao é o meu espanto que vi que me ficava, em... 90 cêntimos (o meu aquário é só de 30L). É assim a vida.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!