Luís Lampreia Publicado Maio 16, 2009 Share Publicado Maio 16, 2009 (editado) Viva Este é um complemento ao tópico da Diiana: "Qual o tipo de peixes apropriados para colocar num lago?" Neste momento já estamos a receber apoio do elemento gardenkoi a quem muito agradecemos e que vem segunda-feira visitar o nosso projecto. Para não sobrecarregar só o Gardenkoi resolvi abrir este tópico e espero receber toda a vossa colaboração. O lago está construído, pelo menos o betão e a ponte já estão, faltam a cascata e o isolamento. A filtragem também já está encaminhada, embora vá ser rudimentar. O lago tem 10x7m, em forma de oito, mas largo no meio. Calculamos que vá levar 22 000 litros. O betão está um pouco rugoso e começou a apresentar pequenas fissuras da secagem. Telefonei para a Dyrup de onde me falaram numa massa de barramento aquasec e num esmalte epoxi HB, mas fica muito caro. De algures em Lisboa fizeram-nos outro orçamento de 1000€, está fora de questão. Fui ao Leroy Merlin de Almada onde encontrei o Weber Dry Flex, que penso nos ficará entre os 220 e os 330€.(http://www.construlink.com/Homepage/2003_GuiaoTecnico/Ficheiros/gt_323_weber_24_2006_05_05.pdf) O que vos parece? Existirão outras opções viáveis mais económicas? Na loja das tintas da Quinta de S.Nicolau fizeram-nos um orçamento de 140€, mas não sei que produto é porque não fui eu que lá fui. Deve ser só uma tinta... Weber.dry KF e/ou KG? Agradeço a vossa colaboração Luís Lampreia Editado Junho 8, 2009 por Luís Lampreia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AlexMontenegro Publicado: Maio 16, 2009 Share Publicado: Maio 16, 2009 Em WeberDry eu optava por KG e (se possivel) seguido de KF, tem mais a ver com o acabamento. Poderás usar tambem um produto chamado fleetcoat, é uma especie de tinta a base de petroleo mas com uma espessura suprerior a uma tinta convencional o que irá facilitar a aplicação. Duas camadas cruzadas com reforço nas fissuras e está feito, penso que será mais barato. Mais alguma informação, dispoe. Cumprimentos Alexandre Montenegro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
spyke Publicado: Maio 16, 2009 Share Publicado: Maio 16, 2009 boas luis quanto ao isolamento : no lago que estou a fazer dei weber kf com uma trincha , mas isto foi em cimento liso e tive que dar 4 vezes no vosso caso se for em betao podem dar kg e no fim kf como diz o alex. o esmalte epoxi é uma boa escolha se quiserem dar cor ao lago,e nao so. por ele mesmo é um com isolante mas em superficies lisas rugosas gastam muito mais. alguma coisa que possa ajudar (eu e todos ) da um toque paulo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gardenkoi Publicado: Maio 16, 2009 Share Publicado: Maio 16, 2009 Luis, a área do lago é exactamente 10x7m ? E a profundidade é mesmo 0.50cm? Pelas minhas contas e dando um desconto deves ter no mínimo 90 m2 e se tiveres de dar duas de mão então já são perto de 200 m2. Isto se, ao efectuar a aplicação conseguirem dar a quantidade exacta que é recomendada, porque se houver um descuido o material fica a faltar. Quanto á opção do fleetcoat eu sei que isola mas penso que é nocivo para a fauna. Se não for os isolamentos da weber ou de uma outra marca credenciada, arriscas-te a ter problemas tanto com as fugas como com a qualidade da água. lagofilia ecossistemas. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Lampreia Publicado: Maio 16, 2009 Autor Share Publicado: Maio 16, 2009 (editado) Viva Primeiro gostaria de agradecer as vossas respostas. Eu falei na Weber porque é a marca mais vezes aqui referida. Se tiverem outras sugestões agradeço. Também me parece que a aplicação do KG seguido do KF seria o melhor, mas aí a despesa já cresce muito. Só com Weber dry flex ficará isolado? Também descobri uma membrana isolante no Leroy Merlin, penso que seja da Sica. Ando agora a ver de borracha líquida. O que acham? E os preços? Há uma que não dá para água de beber, a Aplimast. Falta-me ver das outras. Flitcoat, pois, se é nociva para os peixes não dá. Quanto à área, os 10x7 correspondem de facto às medidas maiores obtidas pelos alunos. Temos ainda que considerar a rugosidade que aumenta o consumo de material. Para o webwe dry flex calculei a utilização de 1.5Kg/m2/200m2= 300Kg/25Kg/balde= 12baldes*55€=660€ - muito caro. Estou tramado. Se conseguisse arranjar uma solução por 400€... no máximo... Já coloquei a questão de fazer um reboco, com cimento normal para alisar, a um engenheiro e ele acha que não vale a pena. Ele conhece o lago. Obrigado mais uma vez Editado Maio 16, 2009 por Luís Lampreia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gardenkoi Publicado: Maio 16, 2009 Share Publicado: Maio 16, 2009 Eu não sou empregado nem vendedor de weber, mas a titulo de exemplo posso vos dizer que á 10 anos atrás fiz um reservatório de água em tijolo e rebocado, quando o tentei encher.... é claro que a água saia á mesma velocidade que entrava. Depois de aplicar duas camadas de isolante está estanque até hoje. lagofilia ecossistemas. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Lampreia Publicado: Maio 16, 2009 Autor Share Publicado: Maio 16, 2009 (editado) Eu não sou empregado nem vendedor de weber, mas a titulo de exemplo posso vos dizer que á 10 anos atrás fiz um reservatório de água em tijolo e rebocado, quando o tentei encher.... é claro que a água saia á mesma velocidade que entrava. Depois de aplicar duas camadas de isolante está estanque até hoje. Qual o produto específico usado? Editado Maio 16, 2009 por Luís Lampreia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gardenkoi Publicado: Maio 16, 2009 Share Publicado: Maio 16, 2009 Foi a 10 anos não me lembro bem do nome, mas eram sacos de 25 kg e era só misturar com água e era caro, mas como era pago em $ não custava tanto do que em €. O produto tinha pouca rentabilidade na primeira de mão, só na 2º é que rendeu mais. lagofilia ecossistemas. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Lampreia Publicado: Maio 16, 2009 Autor Share Publicado: Maio 16, 2009 Estive aqui a fazer contas. aplicando só o KF ficaria: 4kg/m2x100m2 segundo as especificações, tenho aqui o guia2009 deles. =16 sacosx27€=432€ Mas primeiro talvez tenha que dar um rebouco de cimento normal. Com o KG fica muito mais caro:20kg/10mm segunda as especificações 20kg/m2x100=2000Kg/25kg=80sacos x 16.45€(Maxmat)=1316€, mesmo que se ponha só metade já é muito. Isto está mau... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Lampreia Publicado: Maio 16, 2009 Autor Share Publicado: Maio 16, 2009 (editado) Acho que vou aplicar o rebouco na 2ª-feira de manhã, ou, espero pela visita do Gardenkoi... Editado Maio 16, 2009 por Luís Lampreia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CostaAzul Publicado: Maio 16, 2009 Share Publicado: Maio 16, 2009 Boas, eu no meu lago isolei com o KF é um exelente produto para impermeabilizar e é para depositos de agua potavel, o unico contra é que não tem flexibilidade nenhuma e tende a abrir algumas fissuras se o suporte não for bem estavel, mas tambem não é por ai que a agua desaparece.. Depois por cima usei borracha liquida que encontrei no AKI, é um produto espanhol para pintar piscinas e diz AL CLOROCAUCHO , AO BORRACHA CLORADA. é um produto da ALP, tem propriedades bactericidas e anti algas, e como é para usar em piscinas tem que cumprir uma serie de normas no que respeita a toxicidade. Nunca tive problemas. ........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AlexMontenegro Publicado: Maio 17, 2009 Share Publicado: Maio 17, 2009 Ou poderás aplicar fleetcoat com duas passagens cruzadas e acabamento com borracha liquida. Poupas muito dinheiro e trabalho. Cumprimentos Alexandre Montenegro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Lampreia Publicado: Maio 17, 2009 Autor Share Publicado: Maio 17, 2009 Boas, eu no meu lago isolei com o KF é um exelente produto para impermeabilizar e é para depositos de agua potavel, o unico contra é que não tem flexibilidade nenhuma e tende a abrir algumas fissuras se o suporte não for bem estavel, mas tambem não é por ai que a agua desaparece..Depois por cima usei borracha liquida que encontrei no AKI, é um produto espanhol para pintar piscinas e diz AL CLOROCAUCHO , AO BORRACHA CLORADA. é um produto da ALP, tem propriedades bactericidas e anti algas, e como é para usar em piscinas tem que cumprir uma serie de normas no que respeita a toxicidade. Nunca tive problemas. Boa tarde Costa azul. Como é que os peixes se dão com essa borracha líquida, qual o rendimento e o preço? Pode ser aplicada directamente sobre o betão? Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Lampreia Publicado: Maio 17, 2009 Autor Share Publicado: Maio 17, 2009 (editado) Ou poderás aplicar fleetcoat com duas passagens cruzadas e acabamento com borracha liquida. Poupas muito dinheiro e trabalho. É uma possibilidade. Mas vou mesmo esperar pelo Gardenkoi para ele ver as condições que temos e faze uma melhor avaliação das medidas necessárias. Editado Maio 17, 2009 por Luís Lampreia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CostaAzul Publicado: Maio 17, 2009 Share Publicado: Maio 17, 2009 Boa tarde Costa azul. Como é que os peixes se dão com essa borracha líquida, qual o rendimento e o preço? Pode ser aplicada directamente sobre o betão? Obrigado Boas, a bicharada da-se toda bem nunca dei por nenhum problema, estes produtos para piscinas depois de secos não podem ser toxicos senão envenenavam a malta que la andava ao banho ! O rendimento na lata diz 12 a 14 m2/L e penso que me custou uns 25€ a lata de 4L. Uma coisa que tambem tem de bom é que ja tenho aplicado no lago a uns 3 anos e não deixa crescer algas nenhumas nem verdete na sua superficie, na lata realmente diz anti bacterias e algas. Na altura havia em azul clarinho e branco. Tambem diz na lata que é proprio para aplicar directamente sobre cimento e betão. Penso que talvez seja uma boa solução. ........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Lampreia Publicado: Maio 17, 2009 Autor Share Publicado: Maio 17, 2009 (editado) Boas, a bicharada da-se toda bem nunca dei por nenhum problema, estes produtos para piscinas depois de secos não podem ser toxicos senão envenenavam a malta que la andava ao banho !O rendimento na lata diz 12 a 14 m2/L e penso que me custou uns 25€ a lata de 4L. Uma coisa que tambem tem de bom é que ja tenho aplicado no lago a uns 3 anos e não deixa crescer algas nenhumas nem verdete na sua superficie, na lata realmente diz anti bacterias e algas. Na altura havia em azul clarinho e branco. Tambem diz na lata que é proprio para aplicar directamente sobre cimento e betão. Penso que talvez seja uma boa solução. Não haja dúvida. Com 100€ fazia a festa (200m2 considerando 2 de mão). Só um pequeno detalhe, considerando o efeito bactericida, como fica o ciclo do azoto e como costumam estar os níveis de amónia? Obrigado Editado Maio 17, 2009 por Luís Lampreia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gardenkoi Publicado: Maio 18, 2009 Share Publicado: Maio 18, 2009 Hoje fui a Corroios ver o lago que este grupo de alunos está a construir, e ao contrario do que possam estar a imaginar ( bués alunos á volta de um buraco ) este projecto foi desenvolvido por um pequeno grupo de 6 alunas, sim alunas que arregaçaram as mangas e colocaram todo a sua energia na construção deste projecto. Quando cheguei, estavam a efectuar o tratamento das madeiras da ponte ( sim tem uma grande ponte ). Mesmo tendo algumas dificuldades €€ no isolamento penso que vão ter o lago a funcionar a tempo do final das aulas. Quero felicitar estes alunos pelo empenho e pela dedicação que aplicaram neste projecto, espero que ao longo das suas vidas usem o mesmo vigor noutros desafios. PARABÉNS. lagofilia ecossistemas. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Lampreia Publicado: Maio 19, 2009 Autor Share Publicado: Maio 19, 2009 (editado) Obrigado Gardenkoi, em meu nome e em nome dos alunos. Eles fizeram de facto um grande esforço para, sozinhos, concretizarem o projecto. Conseguiram alguns apoios importantes, nomeadamente da Junta de Freguesia (mão de obra, pedra, retroescavadora), Santos e Oliveira (a ponte), pais, amigos, funcionário da escola e outros, mas foi de facto um grande esforço para o conseguirem. Só uma pequena correcção, o grupo é apenas constituído por 4 alunos. Mais uma vez obrigado pela sua colaboração também. Editado Maio 29, 2009 por Luís Lampreia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Lampreia Publicado: Maio 24, 2009 Autor Share Publicado: Maio 24, 2009 No decorrer da próxima semana irei colocar aqui os últimos pormenores, nomeadamente quanto à solução de isolamento aplicada. Posteriormente colocarei também fotos. Mas vou esperar que tenha os canteiros feitos, a cascata (esta só será finalizada dia 30/5) e a corda no corrimão da ponte. Já agora, como é que seguram plantas no fundo de um lago, tipo Valisnérias sp. Tiger, estava a pensar pôr um pouco de areão num vaso rectângular e blocos por cima. Outras ideias? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Lampreia Publicado: Maio 28, 2009 Autor Share Publicado: Maio 28, 2009 (editado) Viva Finalmente começámos a aplicar o impermeabilizante. Os alunos já deram a segunda de mão em metade do lago. Felizmente conseguimos o patrocínio da Weber Portugal que, generosamente, nos ofereceu todo o produto necessário e algum aconselhamento. Temos que agradecer especialmente ao senhor Fernando Velez (Delegado Técnico Comercial - Zona Sul) que se empenhou pessoalmente para que a marca nos apoiasse. O produto escolhido foi o Weber.dry KF. Falta ainda concluir a cascata, o corrimão da ponte e criar condições para as plantas. No final da semana que vem encheremos com água e realizaremos a inauguração formal, para a qual vão ser convidados todos os patrocinadores e colaboradores. Assim que tiver tempo vou ver como se colocam aqui fotos dos trabalhos. Mesmo sem a existência do patrocínio esta seria muito provavelmente a opção que escolheríamos. Luís Lampreia Editado Maio 28, 2009 por Luís Lampreia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CostaAzul Publicado: Maio 29, 2009 Share Publicado: Maio 29, 2009 Espero que tenham tirado muitas fotos as varias fazes de construção, é que só vejo é conversa conversa e fotos que é bom...nada ! ........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Lampreia Publicado: Maio 29, 2009 Autor Share Publicado: Maio 29, 2009 (editado) Bom dia. Tirei muitas fotos sim, só não tive tempo para aprender a colocá-las aqui. A forma mais fácil será alojá-las aqui no fórum ou num site fora daqui? Para aparecerem logo aqui visíveis? Mas em princípio só amanhã é que terei tempo. Vou tentar criar a minha galeria (é assim que se chama?) aqui no fórum. Editado Maio 29, 2009 por Luís Lampreia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gardenkoi Publicado: Maio 29, 2009 Share Publicado: Maio 29, 2009 Fico muito feliz por saber que o lago está em andamento e que até já tem inauguração marcada. Essas alunas, conseguem angariar para o seu projecto até os mais improváveis patrocinadores. È muito provável que acabem por convencer um criador de carpas japonês a enviar os peixes e a convencer uma marca de comida a fornecer toda a alimentação. Continuem. lagofilia ecossistemas. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Alves Publicado: Maio 29, 2009 Share Publicado: Maio 29, 2009 No decorrer da próxima semana irei colocar aqui os últimos pormenores, nomeadamente quanto à solução de isolamento aplicada.Posteriormente colocarei também fotos. Mas vou esperar que tenha os canteiros feitos, a cascata (esta só será finalizada dia 30/5) e a corda no corrimão da ponte. Já agora, como é que seguram plantas no fundo de um lago, tipo Valisnérias sp. Tiger, estava a pensar pôr um pouco de areão num vaso rectângular e blocos por cima. Outras ideias? boas para segurar as plantas no fundo no meu usei vaso normais... e penso que é o que a maioria usa.... no vaso meto terra em baico.... a planta... e terra por cima depois uma camada de areia de 1/2 cm e pedras pequenas paras os peixes nao andarem la a ''mexer'' Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Lampreia Publicado: Maio 29, 2009 Autor Share Publicado: Maio 29, 2009 Viva Gardenkoi. Não tinha pensado num criador japonês, mas com jeitinho até o convenciam. Quanto às carpas, vêm este fim-de-semana de uma barragem algures, acho que vão sofrer um bocado, mas estes jovens não prescindem de lá as colocar para a inauguração. Também pedi uns achigãs, pode ser que tenha sorte. Quanto às plantas, Luís, também estava a pensar nos vasos com umas pedras grandes à volta para disfarçar, não tinha pensado pôr terra, mas também mais terra menos terra, com aquela que virá com o vento, é uma boa ideia. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts