zlatan9 Publicado Maio 15, 2009 Publicado Maio 15, 2009 Boas, Nos últimos dias a temperatura do aquário tem oscilado muito e em nada corresponde à indicada pelo aquecedor, mesmo depois da calibração. Já tem mais de 2 aninhos, qual será o problema? Cumps. Citar One Fish Standing Kurichiba
Hugo R. Silva Publicado: Maio 15, 2009 Publicado: Maio 15, 2009 Boas, Nos últimos dias a temperatura do aquário tem oscilado muito e em nada corresponde à indicada pelo aquecedor, mesmo depois da calibração. Já tem mais de 2 aninhos, qual será o problema? Cumps. Mais de dois aninhos, passou a garantia, pifou.... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
zlatan9 Publicado: Maio 15, 2009 Autor Publicado: Maio 15, 2009 Pois é Hugo, estou a ver que sim. Citar One Fish Standing Kurichiba
Stunner Publicado: Maio 16, 2009 Publicado: Maio 16, 2009 A oscilação costuma variar mais ou menos quantos graus quando é novo? É que o meu varia uns 3 graus. Isso é prejudicial aos peixes? Citar
0ri0nte Publicado: Maio 16, 2009 Publicado: Maio 16, 2009 3 graus em pouco tempo pode ser já mortal, mas se for ao longo de um tempo longo aguentam. Não podem ser é variações bruscas e dentro dos limites de cada especie, umas são mais sensiveis que outras. Citar
Stunner Publicado: Maio 17, 2009 Publicado: Maio 17, 2009 A oscilação costuma variar mais ou menos quantos graus quando é novo? É que o meu varia uns 3 graus. Isso é prejudicial aos peixes? Digamos que o aquecedor coloca-os nos 26 graus depois desliga e lentamente vai arrefecendo, passado algum tempo liga novamente e coloca-o nos 26 graus. E sempre assim! Não sei se deveria bloquear sempre na mesma temperatura ou não! Citar
Luciano.Cordova Publicado: Maio 17, 2009 Publicado: Maio 17, 2009 Digamos que o aquecedor coloca-os nos 26 graus depois desliga e lentamente vai arrefecendo, passado algum tempo liga novamente e coloca-o nos 26 graus. E sempre assim! Não sei se deveria bloquear sempre na mesma temperatura ou não! Bem...Sei que este tópicp tá parado a algum tempo...mas como pode ser a dúvida de outros...vou tentar ajudar. Quando a gente calibra... (e recomendo usar um termômetro de mercúrio + muita paciência como referência..pois aqueles termostatos com números escritos não tem lá muita precisão) o termostato tende a funcionar mais ou menos assim mesmo... liga até a temperatura de ajuste...desliga atá a temperatura cair um pouco e liga novamente. A diferença de temperatura entre a temperatura p/ ligar a p/ desligar é o que geralmente chamam de histerese ou diferencial. Bem...o diferencial vai variar de modelo p/ modelo e marca p/ marca... mas não costuma ultrapassar 1 grau... Mas... vários fatores podem comprometer o ajuste.. isso quer dizer que se VC ajusta pra 28 graus num dia de temperatura amena... quando estiver muito quente, a média de temperatura pode chagar aos 30 e um dia muito frio... até uns 26. Essa variação ocorre porque o "liga/desliga" do termostato ocorre em virtude da dilatação de um metal dentro do termostato... que embora seja aproximandamente sempre igual... todos os outros materiais do termostato (até o parafuso que segura o metal que controla a temperatura) sofre dilatação... e como cada material tem um coeficiente de dilatação diferente... não é fácil prever exatamente o que vai acontecer com a temperatura. Mas não se desesperem...pq de maneira geral, essas variações são lentas e não devem comprometer a saúde dos "aquáticos"!! Até onde sei.... os peixes toleram variações de uns 2 graus em 8 horas sem problemas... Agora... se quer precisão mesmo...(e inclusive alguma economia de energia no controle de temperatura) pode ser utilizado controladores PID (mas não é nada barato. Com sensor + controlador e aquecedor deve bater nuns 350 ~ 400 reais) Citar
Recommended Posts