wassuuup Publicado Outubro 2, 2004 Publicado Outubro 2, 2004 Ois tass Ó pessoal nunca me virei muito para os aquas marinhos, porque para já não tinha esperiencia nenhuma nisto e depois e muito importante, sempre me pareceu que isto fica muito caro só em material. Ora bem o que eu queria saber é em quanto é que fica, montar um aqua marinho. Isto inclui todo o material nesseçario e tambem a parte das rochas vivas ó que é, básicamente tudo o que é precizo comprar e meter lá dentro sem contar com os peixes. Em termos de áquas, é obvio que quanto maior melhor, isto é aplicado tanto em marinho como água doce. Mas qual seria o tamanho minimo recomendado para um aqua marinho, e qual o tamanho já generoso sem estar a comprar um oceanário? Portem-se wassuuup
Visitante Publicado: Outubro 3, 2004 Publicado: Outubro 3, 2004 Posso dar-te um exemplo: Mini-reef do escritório de 20litros = 250euros Reef de casa = 6.000(e tal) euros É algo que deve ser ponderado e se queres o meu conselho, vai aumentando a litragem. ou seja, começa com um de 120 litros, depois 250 e por aí em diante, comprando as coisas à medida que fores podendo gastar e te fores habituando a seres autónomo no controlo do teu aqua. O meu percurso foi 195/400/450/600 e logo se vai ver quantos baldes serão precisos para encher o novo. Abraço
Erazor Publicado: Outubro 3, 2004 Publicado: Outubro 3, 2004 Wass, isto dos valores e' tudo muito relativo, e depende essencialmente, no caso dos reefs no tamanho do aquario. Quanto maior mais vais ter de investir na RV e em iluminacao. Ha' sempre uma alternativa que e' ires comprando em segunda mao algum do equipamento, e olha que ha' por ai' bons negocios. Para comecares aconselhava-te talves um aquario de 120 a 250 L, julgo que nao estoiravas o orcamento ( tudo muito relativo ) e ja' tinhas um bom nivel de seguranca em relacao 'a qualidade da agua, em aquarios mais pequenos pode ser mais complicado a manutencao de parametros idiais. No meu caso, o reef vai ja' perto dos 2000 euros, entretanto deixei de contabilizar os custos. Nuno, poe ai' o setup do teu aquario do escritorio. Antonio Paes Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/ Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net
HomemPeixe Publicado: Outubro 3, 2004 Publicado: Outubro 3, 2004 Não tenho aquário salgado, mas o valor que me foi referido é perto de 1000 a 1500 euros para ter um aquário razoavel +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
Hugo RSF Publicado: Outubro 3, 2004 Publicado: Outubro 3, 2004 Não te vou ajudar nem muito... nem posso. Cmo já foi referido, depende de muita coisa. Isso dito assim é muito vago. Podes começar, antes de saber sequer se vais montar um salgado ou não, por ler. Ler bastante, perceber do que se trata e depois sim vê se realmente queres ter um. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Visitante Publicado: Outubro 4, 2004 Publicado: Outubro 4, 2004 Setup: 1 aqua 20 litros exagonal da Aquapor = 45 euros 3Kg rocha de java = 51 euros 1 bomba Aquamedic 400L/h = 39 euros 4Kg de aragonite fina = 20 euros 1 balastro suplementar PC`s 9W = 17 euros 2 Amphiprion Ocelaris = 30 euros 2 Pés de caulerpa(taxiflora) = à borlix pq é cultivo meu 2 Camarões da nossa costa 2 Burriés 1 esponja 1 Escumador RedSea p/ 200 litros = 25 euros 1 Pedra difusora em madeira p/ escumador = 3 euros 1 bomba de ar de 9W = 29 euros et voilá! c`est ça, assez cher non? eheheheh Abraços
Hugo RSF Publicado: Outubro 4, 2004 Publicado: Outubro 4, 2004 Acho que no topo da lista do Nuno, e antes de qualquer equipamento ou sequer o aquário faltam: - Livros. - Pesquisa aqui no forum. - Pesquisa em outros foruns. - Leitura sobre salgados. - Precepção dos termos envolvidos. - etc, etc, etc... Para quem quer gastar pouco dinheiro, o melhor método é estar inteiramente por dentro do assunto e não cometer asneiras e isso só se consegue com leitura e pesquisa. P.S.:Poucas pessoas percebem isto ou sequer cumprem, mas eu tinha de a dizer porque a segui e não me arrependo nada... Mesmo mesmo nada! Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Visitante Publicado: Outubro 4, 2004 Publicado: Outubro 4, 2004 Ó Hugo, nem há outra maneira autodidata correcta de o fazer sem ser aquela que acabas de mencionar. Quem se atira de cabeça nos salgados... das duas uma: Ou é maluco Ou tem muito e muito e muito guito para investir Abraço
Hugo RSF Publicado: Outubro 4, 2004 Publicado: Outubro 4, 2004 Eu não me "atirei" por nenhuma das duas. Atirei-me porque queria manter (e não ter) um bocado do oceano em minha casa. Isto implica, como é evidente, dar todas as condições aos seres dentro de um aquário, embora nunca seja o mesmo que se estivessem no oceano... Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Dakar Publicado: Outubro 11, 2004 Publicado: Outubro 11, 2004 Desculpem, eu me estar a meter num topico que não é meu, mas eu penso que o que é muito importante é o custo da manutenção, pq se formos comprando as coisas aos poucos ou em 2º mão como ja disseram aqui, não se sente muito no orçamento. Tenho um aqua de 100*30*40 em casa para montar um doce, mas após o filme do nemo e após umas pesquisas na net a minha mulher esta a dizer que gostava mais de uma marinho. Ora eu pergunto, é qt é que se gasta na manutenção de um aqua, incluindo a EDP (luz). Agradecia que alguem me pudesse ajudar. Isto ainda esta em estudo. Renato Neves
Luis Rosa Publicado: Outubro 11, 2004 Publicado: Outubro 11, 2004 A manutencao tem um custo relativo, e tambem depende de varias coisas. Quanto a luz nao sei, vamos ver no fim do mes. :D Eu estou a montar um aqua de 100 l e bom vou ja contabilizando ai por volta do 500 / 600 € . Para 100 l, atencao. Como ja foi referido , depende de muitas coisas. P.S -> 2 Pés de caulerpa(taxiflora) = à borlix pq é cultivo meu Nao me arranjas tambem 1 pé ou dois? :D [Clickable]
wassuuup Publicado: Outubro 25, 2004 Autor Publicado: Outubro 25, 2004 Ois tass :D Epá já tinha perdido o rasto a este post :D andava á procura disto :D Epá pessoal brigadão pelas respostas :D Realmente isto dos marinhos fica mesmo mais caro :D O meu é doce, são 450l, 150x50x60 e foi bem mais barato :D - O aqua comprei quando ouve uma promoção em que oferecia o movel, então comprei o aqua por 250€ oferta do movel. - O filtro é um ehein classico grandalhão, 2217, 1000l/h custou 150€ Tenho outro ehein classico 2213 450l/h Comprei a um amigo que não queria mais aquilo por coisa de 10€ :D - Caixilho triplo 100€, mais 3 luzes 75€ - Aquecedor 300w 25€ - Areão 30€ E pronto dá coisa de 640€ o material todo e areão. Com este guito não dá para montar um marinho e muito menos um de 450l. E já gastei quaze outro tanto em peixes e plantas heeh Ai jesus jesus ai :D Enfim talvez um dia mais tarde quando for rico :D Brigadão a todos :D Portem-se wassuuup
Luis Rosa Publicado: Outubro 25, 2004 Publicado: Outubro 25, 2004 Fazes um de 100 L a vontade...... E so querer poder e conseguir... [Clickable]
Recommended Posts