Miguel Simões Publicado Maio 15, 2009 Publicado Maio 15, 2009 Boa tarde, Tenho um pequeno problema com as barbatanas do meu molly, estão a degradar-se, a minha pergunta é, será que é atacado por outra espécie ou é problema da água? O que posso fazer para evitar o pior? Críticas e ajudas serão bemvindas!! Cumprimentos, Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
martafx Publicado: Maio 15, 2009 Publicado: Maio 15, 2009 Boa tarde, Tenho um pequeno problema com as barbatanas do meu molly, estão a degradar-se, a minha pergunta é, será que é atacado por outra espécie ou é problema da água? O que posso fazer para evitar o pior? Críticas e ajudas serão bemvindas!! Cumprimentos, Boa tarde Sem fotos e sem o setup do aquário é complicado ajudar-te. Mas de qualquer modo aposto numa infecção bacteriológica. Eu fazia um tratamento com esha2000. Cumps Marta
Miguel Simões Publicado: Maio 15, 2009 Autor Publicado: Maio 15, 2009 (editado) Boa tarde Sem fotos e sem o setup do aquário é complicado ajudar-te. Mas de qualquer modo aposto numa infecção bacteriológica. Eu fazia um tratamento com esha2000. Cumps Marta Olá marta, Desde já agradeço a tua ajuda, então aqui vai o setup: Aquário: 30*20*20 (12Lt) luz: 9w (tempo de luz 10h) Filtro: 200Lt/hora (c/carvão activo e lã de vidro) Termostato: 25W Parâmetros da água: Temperatura: 26º/28º PH: 7.0 Fauna: 1 Plecostumus 2 Molly's (macho/fêmea) 1 Kribensis pelvicachromis 3 Corridoras 1 Betta cauda (macho) Flora: 2 pequenas plantas artificiais Em relação ao filtro tenho carvão activo e troquei o filtro por lã de vidro. Não sei se fiz bem ou mal. O que me dizes? Cumprimentos, Editado Maio 15, 2009 por Lusky Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
pec04004 Publicado: Maio 15, 2009 Publicado: Maio 15, 2009 atenção às necessidades ao nivel do ph das espécies que ai tens. de quanto em quanto tempo mudas a água? Utilizas água da torneira? qual é o ph dela? faz tpa's diárias. sobe a temperatura para 30ºC. Deves ter nitratos ou amónia elevados. se puderes faz uma mudança bi-diária de 20% durante uma semana. Jorge O meu aqua aqui!!!
pec04004 Publicado: Maio 15, 2009 Publicado: Maio 15, 2009 outra coisa! devias ter colocado isto noutro sub-forum. Doenças e pragas. Lá o ppl já te dizia mais alguma coisa. Jorge O meu aqua aqui!!!
Miguel Simões Publicado: Maio 15, 2009 Autor Publicado: Maio 15, 2009 atenção às necessidades ao nivel do ph das espécies que ai tens. de quanto em quanto tempo mudas a água? Utilizas água da torneira? qual é o ph dela? faz tpa's diárias. sobe a temperatura para 30ºC. Deves ter nitratos ou amónia elevados. se puderes faz uma mudança bi-diária de 20% durante uma semana. Olá, No meu caso troco de água de 3 em 3 semanas em modo parcial (50%), uso o aquele produto para retirar o cloro e metais pesados porque utilizo água da rede. O PH da água da rede é de 7.6, mas já baixei para 7.2 (+/-) com o PHdown. Ainda uso o clareador de água, mas as partículas acumulam-se no fundo e não chegam ao filtro, fica uma camada no fundo branco tipo algodão. Penso ter dado todos os sintomas vistos a olho nú. Será que sou obrigado a ter plantas verdadeira?? Cumprimentos, Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
pec04004 Publicado: Maio 15, 2009 Publicado: Maio 15, 2009 (editado) então faz a mudança de água como te disse. coloca um condiconador de cloro e metais. Não utilizes o phdown. é asneira. sobe a temperatura como te disse e vê como ele fica. além disso experimenta colocar uma colher de sal na água. e quando puderes uma foto desse bacano para te puderem ajudar melhor. Boa sorte EDIT: Tenta tirar esse algodão do fundo com o aspirador de fundo. Ciclaste o aquário? Editado Maio 15, 2009 por pec04004 Jorge O meu aqua aqui!!!
Miguel Simões Publicado: Maio 15, 2009 Autor Publicado: Maio 15, 2009 então faz a mudança de água como te disse. coloca um condiconador de cloro e metais. Não utilizes o phdown. é asneira. sobe a temperatura como te disse e vê como ele fica. além disso experimenta colocar uma colher de sal na água. e quando puderes uma foto desse bacano para te puderem ajudar melhor. Boa sorte EDIT: Tenta tirar esse algodão do fundo com o aspirador de fundo. Ciclaste o aquário? Ok, Uma colher de café de sal (faz-me confusão meter sal em peixes de agua doce), vou fazer o que me indicas, assim que puder tiro foto. Outra coisa, tenho pedido desculpa ao pessoal onde me engano a postar, e sei que têem razão, mas como sou novo nisto tudo ainda ando a ver como isto tudo funciona, mas agradeço a tua chamada de atenção. Os melhores cumprimentos, Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
pec04004 Publicado: Maio 15, 2009 Publicado: Maio 15, 2009 a mim não me encomada nada! podes é receber uma "chamada de atenção" dos moderadores! UMA COLHER DE SOPA! e volto a insistir nas tpa's Jorge O meu aqua aqui!!!
Miguel Simões Publicado: Maio 15, 2009 Autor Publicado: Maio 15, 2009 a mim não me encomada nada! podes é receber uma "chamada de atenção" dos moderadores! UMA COLHER DE SOPA! e volto a insistir nas tpa's O que queres dizer com "ciclaste o aquário?"?? Cumprimentos, Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
André Ribeiro Publicado: Maio 15, 2009 Publicado: Maio 15, 2009 Boas, Bem-vindo ao fórum e já agora preenche o teu perfil. O pec04004 estava a falar do ciclo do azoto. Se não sabes o que é, lê isto:[manual]inicio Na Aquariofilia. Vai ajudar. O teu aquário é bastante pequeno, talvez até demasiado pequeno para ter qualquer espécie de peixe. O único peixe que está ai bem é mesmo o betta. Aconselho-te a ler algumas coisas aqui e se gostares mesmo disto a comprares um aquário maior. Com um aquário desse tamanho e a fazer trocas de água de 3 em 3 semanas...é normal que os peixes comecem a adoecer e a morrer. Lê o link que te dei e começas a perceber. Cumps
Miguel Simões Publicado: Maio 15, 2009 Autor Publicado: Maio 15, 2009 Boas, Bem-vindo ao fórum e já agora preenche o teu perfil. O pec04004 estava a falar do ciclo do azoto. Se não sabes o que é, lê isto:[manual]inicio Na Aquariofilia. Vai ajudar. O teu aquário é bastante pequeno, talvez até demasiado pequeno para ter qualquer espécie de peixe. O único peixe que está ai bem é mesmo o betta. Aconselho-te a ler algumas coisas aqui e se gostares mesmo disto a comprares um aquário maior. Com um aquário desse tamanho e a fazer trocas de água de 3 em 3 semanas...é normal que os peixes comecem a adoecer e a morrer. Lê o link que te dei e começas a perceber. Cumps Olá André, Desde já agradeço a tua ajuda, e sim...impekável o link k me envias-te. Vou preencher o meu perfil, e assim que puder tiro fotos para que possam ver. Os melhores cumprimentos, Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
martafx Publicado: Maio 16, 2009 Publicado: Maio 16, 2009 Boa noite SAL? Nem pensar! As Corydoras não toleram sal... Podes realmente aumentar a temperatura... mas não metas sal! Cumps Marta
Miguel Simões Publicado: Maio 17, 2009 Autor Publicado: Maio 17, 2009 Boa noite SAL? Nem pensar! As Corydoras não toleram sal... Podes realmente aumentar a temperatura... mas não metas sal! Cumps Marta Olá Marta, Pois parece que as corrydoras ñ toleram sal mesmo,...uma já foi!!! já as meti de parte, agora em relação ás barbatanas degradadas não sei se é do sal que me indicaram mas pelo menos está a correr bem. Subi a temperatura para 30º, tenho feito 1 TPA diária de 30% de água e meti um colher mal cheia de sal. já se nota a formação da barbatana do molly e do betta tambem...fiquei impressionado com a velocidade do tratamento. Outra coisa, ao fazer as TPA's e ao trocar de filtro a cada vez a que a agua clareia consegui uma agua cristalina como nunca visto. Sei que me indicas-te o ESHA2000, mas penso não ser necessário ainda. Obrigado pela tua dica. Ps: Assim que tirar uma foto em condições eu adiciono-a para que possas ver o efeito. Cumprimentos, Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Miguel Simões Publicado: Maio 17, 2009 Autor Publicado: Maio 17, 2009 (editado) a mim não me encomada nada! podes é receber uma "chamada de atenção" dos moderadores! UMA COLHER DE SOPA! e volto a insistir nas tpa's Olá pec04004, A tua dica está a dar resultado nas barbatanas do molly, fiz a limpeza do tal "algodão" que se acumulou no fundo, aumentei a temperatura para 30º, e meti uma colher mal cheia de sal. Nota: As corrydoras não se dão bem com o sal (metias á parte). O que me surpreendeu é a velocidade em que as barbatanas se estão a curar, não sei se é do sal, do tpa ou mesmo da temperatura, mas de uma coisa tenho a certeza, é sempre bom poder contar connvosco para este tipo de situações, para mim continuam a ser os 1º em resolução de problemas e esclarecimentos de dúvidas. Mais uma vez Obrigado a todos os que me ajudaram. Os melhores cumprimentos, Editado Maio 17, 2009 por Lusky Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Miguel Simões Publicado: Maio 30, 2009 Autor Publicado: Maio 30, 2009 Boas pessoal, Após este tempo todo, finalmente já consegui adicionar fotos com a ajuda de alguém aki do forum. Então para que possam ver a cura da cauda do meu betta aki vai: Aquela zona esbranquiçada é a barbatana a formar-se novamente (2 dias após ter posto o sal). Sei que a qualidade da foto não é a melhor, mas já tou a tratar disso. Quero agradecer a todos os que me ajudaram a salvar o meu Betta. Boa aquariofilia a todos. Cumprimentos, Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Recommended Posts