Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Tenho um pequeno problema com as barbatanas do meu molly, estão a degradar-se, a minha pergunta é, será que é atacado por outra espécie ou é problema da água?

O que posso fazer para evitar o pior?

Críticas e ajudas serão bemvindas!!

Cumprimentos,

Publicado:
Boa tarde,

Tenho um pequeno problema com as barbatanas do meu molly, estão a degradar-se, a minha pergunta é, será que é atacado por outra espécie ou é problema da água?

O que posso fazer para evitar o pior?

Críticas e ajudas serão bemvindas!!

Cumprimentos,

Boa tarde

Sem fotos e sem o setup do aquário é complicado ajudar-te.

Mas de qualquer modo aposto numa infecção bacteriológica. Eu fazia um tratamento com esha2000.

Cumps

Marta

Publicado: (editado)
Boa tarde

Sem fotos e sem o setup do aquário é complicado ajudar-te.

Mas de qualquer modo aposto numa infecção bacteriológica. Eu fazia um tratamento com esha2000.

Cumps

Marta

Olá marta,

Desde já agradeço a tua ajuda, então aqui vai o setup:

Aquário:

30*20*20 (12Lt)

luz: 9w (tempo de luz 10h)

Filtro: 200Lt/hora (c/carvão activo e lã de vidro)

Termostato: 25W

Parâmetros da água:

Temperatura: 26º/28º

PH: 7.0

Fauna:

1 Plecostumus

2 Molly's (macho/fêmea)

1 Kribensis pelvicachromis

3 Corridoras

1 Betta cauda (macho)

Flora:

2 pequenas plantas artificiais

Em relação ao filtro tenho carvão activo e troquei o filtro por lã de vidro.

Não sei se fiz bem ou mal.

O que me dizes?

Cumprimentos,

Editado por Lusky
Publicado:

atenção às necessidades ao nivel do ph das espécies que ai tens.

de quanto em quanto tempo mudas a água?

Utilizas água da torneira? qual é o ph dela?

faz tpa's diárias.

sobe a temperatura para 30ºC.

Deves ter nitratos ou amónia elevados.

se puderes faz uma mudança bi-diária de 20% durante uma semana.

Publicado:
atenção às necessidades ao nivel do ph das espécies que ai tens.

de quanto em quanto tempo mudas a água?

Utilizas água da torneira? qual é o ph dela?

faz tpa's diárias.

sobe a temperatura para 30ºC.

Deves ter nitratos ou amónia elevados.

se puderes faz uma mudança bi-diária de 20% durante uma semana.

Olá,

No meu caso troco de água de 3 em 3 semanas em modo parcial (50%), uso o aquele produto para retirar o cloro e metais pesados porque utilizo água da rede.

O PH da água da rede é de 7.6, mas já baixei para 7.2 (+/-) com o PHdown.

Ainda uso o clareador de água, mas as partículas acumulam-se no fundo e não chegam ao filtro, fica uma camada no fundo branco tipo algodão.

Penso ter dado todos os sintomas vistos a olho nú.

Será que sou obrigado a ter plantas verdadeira??

Cumprimentos,

então faz a mudança de água como te disse. coloca um condiconador de cloro e metais.

Não utilizes o phdown. é asneira.

sobe a temperatura como te disse e vê como ele fica.

além disso experimenta colocar uma colher de sal na água.

e quando puderes uma foto desse bacano para te puderem ajudar melhor.

Boa sorte

EDIT: Tenta tirar esse algodão do fundo com o aspirador de fundo. Ciclaste o aquário?

Editado por pec04004
Publicado:
então faz a mudança de água como te disse. coloca um condiconador de cloro e metais.

Não utilizes o phdown. é asneira.

sobe a temperatura como te disse e vê como ele fica.

além disso experimenta colocar uma colher de sal na água.

e quando puderes uma foto desse bacano para te puderem ajudar melhor.

Boa sorte

EDIT: Tenta tirar esse algodão do fundo com o aspirador de fundo. Ciclaste o aquário?

Ok,

Uma colher de café de sal (faz-me confusão meter sal em peixes de agua doce), vou fazer o que me indicas, assim que puder tiro foto.

Outra coisa, tenho pedido desculpa ao pessoal onde me engano a postar, e sei que têem razão, mas como sou novo nisto tudo ainda ando a ver como isto tudo funciona, mas agradeço a tua chamada de atenção.

Os melhores cumprimentos,

Publicado:
a mim não me encomada nada! podes é receber uma "chamada de atenção" dos moderadores!

UMA COLHER DE SOPA! e volto a insistir nas tpa's

O que queres dizer com "ciclaste o aquário?"??

Cumprimentos,

Publicado:

Boas,

Bem-vindo ao fórum e já agora preenche o teu perfil.

O pec04004 estava a falar do ciclo do azoto. Se não sabes o que é, lê isto:[manual]inicio Na Aquariofilia. Vai ajudar.

O teu aquário é bastante pequeno, talvez até demasiado pequeno para ter qualquer espécie de peixe. O único peixe que está ai bem é mesmo o betta. Aconselho-te a ler algumas coisas aqui e se gostares mesmo disto a comprares um aquário maior.

Com um aquário desse tamanho e a fazer trocas de água de 3 em 3 semanas...é normal que os peixes comecem a adoecer e a morrer. Lê o link que te dei e começas a perceber.

Cumps

Publicado:
Boas,

Bem-vindo ao fórum e já agora preenche o teu perfil.

O pec04004 estava a falar do ciclo do azoto. Se não sabes o que é, lê isto:[manual]inicio Na Aquariofilia. Vai ajudar.

O teu aquário é bastante pequeno, talvez até demasiado pequeno para ter qualquer espécie de peixe. O único peixe que está ai bem é mesmo o betta. Aconselho-te a ler algumas coisas aqui e se gostares mesmo disto a comprares um aquário maior.

Com um aquário desse tamanho e a fazer trocas de água de 3 em 3 semanas...é normal que os peixes comecem a adoecer e a morrer. Lê o link que te dei e começas a perceber.

Cumps

Olá André,

Desde já agradeço a tua ajuda, e sim...impekável o link k me envias-te.

Vou preencher o meu perfil, e assim que puder tiro fotos para que possam ver.

Publicado:

Boa noite

SAL? Nem pensar!

As Corydoras não toleram sal... Podes realmente aumentar a temperatura... mas não metas sal!

Cumps

Marta

Publicado:
Boa noite

SAL? Nem pensar!

As Corydoras não toleram sal... Podes realmente aumentar a temperatura... mas não metas sal!

Cumps

Marta

Olá Marta,

Pois parece que as corrydoras ñ toleram sal mesmo,...uma já foi!!! já as meti de parte, agora em relação ás barbatanas degradadas não sei se é do sal que me indicaram mas pelo menos está a correr bem.

Subi a temperatura para 30º, tenho feito 1 TPA diária de 30% de água e meti um colher mal cheia de sal. já se nota a formação da barbatana do molly e do betta tambem...fiquei impressionado com a velocidade do tratamento.

Outra coisa, ao fazer as TPA's e ao trocar de filtro a cada vez a que a agua clareia consegui uma agua cristalina como nunca visto.

Sei que me indicas-te o ESHA2000, mas penso não ser necessário ainda.

Obrigado pela tua dica.

Ps: Assim que tirar uma foto em condições eu adiciono-a para que possas ver o efeito.

Cumprimentos,

a mim não me encomada nada! podes é receber uma "chamada de atenção" dos moderadores!

UMA COLHER DE SOPA! e volto a insistir nas tpa's

Olá pec04004,

A tua dica está a dar resultado nas barbatanas do molly, fiz a limpeza do tal "algodão" que se acumulou no fundo, aumentei a temperatura para 30º, e meti uma colher mal cheia de sal.

Nota: As corrydoras não se dão bem com o sal (metias á parte).

O que me surpreendeu é a velocidade em que as barbatanas se estão a curar, não sei se é do sal, do tpa ou mesmo da temperatura, mas de uma coisa tenho a certeza, é sempre bom poder contar connvosco para este tipo de situações, para mim continuam a ser os 1º em resolução de problemas e esclarecimentos de dúvidas.

Mais uma vez Obrigado a todos os que me ajudaram.

Editado por Lusky
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Boas pessoal,

Após este tempo todo, finalmente já consegui adicionar fotos com a ajuda de alguém aki do forum.

Então para que possam ver a cura da cauda do meu betta aki vai:

Imagem713.jpg

Aquela zona esbranquiçada é a barbatana a formar-se novamente (2 dias após ter posto o sal).

Sei que a qualidade da foto não é a melhor, mas já tou a tratar disso.

Quero agradecer a todos os que me ajudaram a salvar o meu Betta.

Boa aquariofilia a todos.

Cumprimentos,