Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá,

Somos um grupo de alunos da Escola Secundária João de Barros em Corroios, do 12º ano, do curso de Ciências e Tecnologias.

No âmbito da disciplina de Área Projecto estamos a desenvolver um projecto cujo tema é 'Ambiente Criativo', que tem como objectivo a restauração e embelezamento de um espaço verde da nossa escola, incidindo na construção de um lago com cerca de 10m x 7m, com uma cascata e ponte!

Devido à falta de apoio financeiro por parte da mesma, conseguimos adquirir todos os materiais necessários para a contrução do mesmo, através de doação. Neste momento, o projecto ja esta na parte final. Resta-nos fazer um biótopo.

Com a vossa ajuda, gostariamos que nos dessem indicações do tipo de peixes a colocar, caracteristicas sobre os mesmos e se possivel a doação dos mesmos, caso sejam viáveis!

Agradecemos desde já a vossa atenção, aguardando brevemente a vossa resposta.

Editado por diiana
Publicado:
Olá,

Somos um grupo de alunos da Escola Secundária João de Barros em Corroios, do 12º ano, do curso de Ciências e Tecnologias.

No âmbito da disciplina de Área Projecto estamos a desenvolver um projecto cujo tema é 'Ambiente Criativo', que tem como objectivo a restauração e embelezamento de um espaço verde da nossa escola, incidindo na construção de um lago com cerca de 10m x 7m, com uma cascata e ponte!

Devido à falta de apoio financeiro por parte da mesma, conseguimos adquirir todos os materiais necessários para a contrução do mesmo, através de doação. Neste momento, o projecto ja esta na parte final. Resta-nos fazer um biótopo.

Com a vossa ajuda, gostariamos que nos dessem indicações do tipo de peixes a colocar, caracteristicas sobre os mesmos e se possivel a doação dos mesmos, caso sejam viáveis!

Agradecemos desde já a vossa atenção, aguardando brevemente a vossa resposta.

ola

para começar, acho que primeiro deveriam escolher as plantas. Há uma grande variedade, mas as mais comuns são os nenufares, as elodeas, os jarros, as iris e os papiros.

quanto aos peixes, seria muito engraçado se pudessem criar medakas, mas num lago grande não ficam muito bem. dai, eu achar que podiam começar com os peixes vermelhos.

é uma especie pacifica, gosta de viver em pequenos cardumes(3 a 10 peixes), dá-se bem com grandes variaçoes de temperatura, é omnivora, e tambem muito interessante, até mesmo do ponto de vista da reproduçao. costumam acasalar de manha, e poem os ovos em todo sitio (plantas flutuantes, tijois, plantas submersas,...), e passados 3 ou quatro dias nascem os peixinhos (a meneira mais facil de os apanhar, é logo a seguir à femea fazer a postura, ou seja em ovos, se nao iram ser comidos pelos outros peixes). a época de reproduçao começou agora, pode ser que ainda vao a tempo de os conseguir reproduzir.

espero ter ajudado.

Publicado:

Boas

Parece-me um excelente projecto. Boa sorte.

Diz-me uma coisa: que profundidade estão a pensar ter no lago? Se querem que os peixes sobrevivam no inverno, tenham pelo menos 1m de profundidade.

Publicado:

Boa tarde! A profundidade do lago é cerca de meio metro.

Gostaria ainda de saber se seria possível doarem-nos plantas para o nosso lago e qual a melhor maneira de as fixar ao fundo do lago.

-Daniela

Publicado:

Viva

Há um aluno que vai trazer carpas de uma barragem, o que acham?

O nosso receio é que poluam muito a água. Tal como os peixes vermelhos.

Também pensámos nas (G a m b ú s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], mas a experiência de outros mostra que elas se reproduzem como os coelhos.

Até que ponto a colocação de peixes acrescerá na degradação da água? Além da folhagem das árvores que já lá começou a cair.

E até que ponto os peixes obrigarão a intervensões mais frequentes no lago, como trocas de água e limpeza do fundo?

É que queríamos que o lago ficasse o mais autosuficiente possível, com o mínimo de manutenção possível.

Claro que a folhagem terá sempre que se retirar e o depósito de fundo será sempre um problema.

Como filtragem temos apenas uma bomba submersível numa caixa de plástico perfurada, colocada a meio do lago, que bombeia para uma cascata onde estarão umas redes finas para reter a matéria possível.

Pensei em enrolar a bomba numa rede fina para poupá-la à entrada de materiais mais grosseiros.

Também nos falta uma bomba de circulação.

Sempre são 22000 litros (aprox.).

Agradecemos as vossas contribuições.

Luís Lampreia

(O Professor)

Publicado:

O favinha fala em 1 metro de profundidade, penso que seja por causa do congelamento da água, certo?

Aqui não costumamos ter temperaturas negativas, estamos muito perto do rio Tejo e do Atlântico. Por acaso a escaços 5-6 Km daqui, Pinhal de Frades-Casal do Marco, as temperaturas de Inverno chegam a ser vários graus inferiores às daqui. Formando-se lá gelo e aqui nem por isso. Isto segundo colegas.

Luís Lampreia

Publicado:

A profundidade de 1 metro não serve apenas para proteger do frio, também protege do calor , é uma área de protecção contra predadores e é uma área onde os peixes podem se esconder num refugio construído para o efeito.

lagofilia ecossistemas.

Publicado:

Assim faz sentido. Neste aspecto o nosso lago tem a "vantagem" de estar sob a sombra de várias árvores, com as respectivas desvantagens.

Outro aspecto que me preocupa bastante é o isolamento. Até agora os orçamentos que obtivemos são elevadíssimos. Estou a ponderar alisar o betão com massa fina e assim poupar alguma tinta. Mas que tinta colocar?

Da Dyrup falaram-me numa massa de barramento e esmalte epoxi HB sobre esta, muito caro.

De Lisboa deram-nos um orçamento de 1000€ noutro material. Estou a ficar sem opções economicamente viáveis.