Gh altissimo e kh baixo como pôr estes valores normais??


Recommended Posts

Sou residente da zona de lisboa e a agua da torneira é muito mais calcaria do que alguma vez imaginei ...

Tenho um aqua comunitario de 120 litros ainda reminescente de uma epoca da minha vida em que vivia para aquariofilia.. bons tempos ... bastante negligenciado e estou em processo de requalificação , infelizmente apos a introdução de algumas especies de plantas vejo-me agora com uma infestação de algas vermelhas do tipo com umas barbas filamentosas , o que irei tratar com a introdução de mais especies de plantas , novo sistema de iluminação t5 quadruplo , sistema duplo alga stop , esterilizador sunsun jup01,,

O ph ja consegui que baixasse para 6,8 aprox, os meus n02 para 12,5 mg-l embora irei fazer mais uma tpa de 30% ainda esta semana .

Os meus valores de gh e kh é que são aberrantes , eu sempre soube que alguns dos granitos que tinha no aquario eram prejudiciais , assim como o areão de 5cm calcario por sinal..

o meu kh é proximo dos 0 e o meu gh na ordem dos 25 ????

Que me aconselham ?

Adiçaõ de areão coralino de silica ?

Será que turfa no meu 2213 resolve ?

Intodução de c02 ?

Proximamente irei embarcar numa nova aventura com um aqua plantado de discus (symphysodon aequisfaciata - ainda não sei a subespecie) de 420 l e estou realmente preocupado com a dureza da água. Como funciona a osmose inversa , e como se utiliza ?

 

Agradeço toda e qualquer resposta que me possam remeter a este post

Desde já agradecimentos Filipe Cruz

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já tive o teu problema também de forma bastante acentuada, ainda não o resolvi por completo mas já estou num bom caminho pois já consegui reduzir de 30º para 14º mas com tempo isto vai ao sitio... A uns tempos criei este topico e lá encontras as varias soluções possiveis com as vantagens e desvantagens dos mesmos....

 

Acabei por optar por realizar TPA com agua engarrafa das mais baratas à volta de 30centimos por garrafão só se tem de ter atenção as analises apresentadas pela marca, procurando um marca com ph a volta de 6.5 e uma minerilização baixa....

 

Em relação ao teu caso em especifico convêm retirar do aqua tudo o que seja calcario de preferência, retira os granitos e substitui o areão, pois doutra forma torna-se muito dificil conseguires reduzir esse GH...

 

Cumprimentos

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Granitos não são alcalinos , são compostos por quartzo, feldspato, micas e nenhum deles altera o PH, poderá é não ser puro e ter outras misturas mas é muito pouco provável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Granitos não são alcalinos , são compostos por quartzo, feldspato, micas e nenhum deles altera o PH, poderá é não ser puro e ter outras misturas mas é muito pouco provável.

A que eu tenho realmente não é um granito , peço desculpa , é uma pedra arredondada , branca e com pequenas concavidades, apanhei-a numa praia ha quase 15 anos e desde então tem estado dentro do aquario , sendo de cor branca penso ser calcaria, ja não reage a vinagre . alias pela primeira vez em mais de uma decada saiu do aquario , é bonita mas não tanto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.