JaCk7 Publicado Maio 13, 2009 Publicado Maio 13, 2009 (editado) Boas, Aqui fica o relato da minha calha DIY de 120cm. Dado o preço das mesmas, resolvi por mãos à obra, e com uma boa ajuda do meu pai, aqui fica. Acho que está apresentável. Material usado: - 2 balastros electrónicos 2x54w VOSSLOW-SCHAWABE (20€, usados) - 3 lâmpadas 54W (24€) - 6 Suportes estanques para as lâmpadas (15€) - Chicote de ligação eléctrica (5€) - Tinta spray preto (5€) - Inox, 2 Interruptores, caixa de derivação, calha técnica, fio condutor unifilar (grátis) Visto que tinha fácil acesso a inox e à moldagem do mesmo, decidi fazer a calha em inox. Foi feita em U e deixado o inox "crú" no interior, fazendo assim o papel de reflector. Foi moldado na calandra (máquina própria para o efeito). Depois foi soldado com máquina de pontos, para soldar inox (também tinha livre acesso a ela). Tem 2 interruptores, para controlar independentemente a lâmpada do meio e as dos extremos. Digam o que acham do resultado final. Cumps Editado Maio 13, 2009 por JaCk7 Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti! A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim! O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...
lsdluis Publicado: Maio 13, 2009 Publicado: Maio 13, 2009 Boas, esta bacana mas podias ter arranjado maneira de esconder os balastros e os interruptores podiam ser pretos (salta menos á vista )Fica bem
JaCk7 Publicado: Maio 13, 2009 Autor Publicado: Maio 13, 2009 Pois, pensei nisso. O problema é que esconder os balastros significa calor fechado, ou seja, mais calor. Quanto à cor dos interruptores não pintei pq como sao de plástico liso, tive medo que a tinta não agarrasse e depois ia ficar foleiro. Em todo o caso, fica tudo na parte de tras da calha, pelo que nao se vê nada. :D Obrigado pelas dicas! Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti! A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim! O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...
JoseTorres Publicado: Agosto 13, 2009 Publicado: Agosto 13, 2009 jack7 muitos parabéns pela tua calha. Um bom titulo "Calha de 120cm DIY", que saudades!!!! Cump. Os meus DIY´s Calha 180W Suspensa Calha Iluminação 2x18W Os meus aquários 200l e 55l
Luisf Publicado: Setembro 6, 2009 Publicado: Setembro 6, 2009 ola... pois as calhas sao muito caras.... vou comprar um aqua novo de 120*40*50 k custa 188euros e quando fui ver o preço das calhas, ate me passei, custam mais k o aqua. era mesmo isso k andava a procura para o meu novo projecto. nao fazes nenhuma por encomenda? (mas a falar a serio) ficou muito fixe. comps O Rio Ocresa o meu novo projecto
rickyf Publicado: Dezembro 8, 2009 Publicado: Dezembro 8, 2009 Está um excelente trabalho..... Podes colocar uma foto com a calha aplicada para ver o efeito final? Continua com o excelente trabalho ... "Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize o seu desejo". O Alquimista
PDI Publicado: Dezembro 8, 2009 Publicado: Dezembro 8, 2009 Muito bom trabalho, forraste por dentro com alguma película reflectora, é certo que não é bom manter o calor fechado mas as ligações a vista corres o risco de algum dos peixes salpicar as ligações e provocar um curto ou um choque em alguém. Alfredo Garcia
Jorge Oliveira Publicado: Dezembro 8, 2009 Publicado: Dezembro 8, 2009 Eu optei por meter os balastros dentro do móvel assim como o interruptor que mais tarde passou a temporizador.Seria uma boa opção no teu caso.Se quiseres até te posso mostrar uma foto mas é um bom projecto esse. O meu feedback
João Paulo Viegas Publicado: Dezembro 9, 2009 Publicado: Dezembro 9, 2009 Eu optei por meter os balastros dentro do móvel assim como o interruptor que mais tarde passou a temporizador.Seria uma boa opção no teu caso.Se quiseres até te posso mostrar uma foto mas é um bom projecto esse. Fixe fixe eras umas fotos para vermos a tua solução, pois também ando aqui com umas ideias e uma dificuldade que tenho tido é o peso que a calha fica com os balastros e essa solução dos balastros à parte parece-me uma boa solução. Quanto à construção está muito boa, parabéns. Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
carlos21 Publicado: Dezembro 9, 2009 Publicado: Dezembro 9, 2009 boas jack7 a calha esta muito bonita mas com facilidade que tems em trabalhar o inox uma pequena cobertura no balastro com ums furinhos para respiraçao ficava ainda melhor,eu tenho o meu balastro tapado so com os furos a mais de um ano e numca tive problemas . e so uma opiniao. carlos mota
Recommended Posts