Recommended Posts

Publicado

Boas

Eu tenho um filtro externo, e uso carvão activo, será que o carvão retira da agua o fertelizante para as plantas?

Publicado: (editado)

Boas pelo que aprendi o carvão vai retirar tudo da água quer seja nocivo ou não, por isso num aquário com plantas não é por norma usar carvão activo, utiliza-se sim mas no inicio da montagem para tornar a agua logo cristalina, após isso acho que se deve retirar.

Mas alguém mais experiente te dará a sua opinião.

Editado por CarlosSainz
Publicado:

Olá.

Boas pelo que aprendi o carvão vai retirar tudo da água quer seja nocivo ou não, por isso num aquário com plantas não é por norma usar carvão activo, utiliza-se sim mas no inicio da montagem para tornar a agua logo cristalina, após isso acho que se deve retirar.

Mas alguém mais experiente te dará a sua opinião.

Só para esclarecer aqui uma coisa... o carvão activado não retira tudo da água. Nem pouco mais ou menos. Se assim fosse, quando o colocássemos, os nossos peixes, animais e plantas ficariam com água destilada somente.

O que o carvão activado faz, é adsorver compostos apolares. Ou seja, espécies iónicas como Potássio, Cloreto, Nitrato, Fosfato, Cálcio, Magnésio, etc... não são removidos pelo carvão activado. Já moléculas como medicamentos, por exemplo, que contém zonas apolares, são facilmente adsorvidas pelo CA. O mesmo poderá acontecer com moléculas quelantes de micronutrientes.

Outro mito em que se costuma insistir, é no de que o Carvão passado algum tempo liberta aquilo que adsorveu... errado. O que acontece é que o mesmo fica saturado. Imaginem que têm um copo e o estão a encher gota-a-gota. Quando o copo estiver cheio, a água transborda... mas a que já lá estava continua lá dentro.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

• 3 meses depois...
Publicado:

Viva,

ups... mas como já disseram...só deve ser usado para tirar turvez da água ou para tirar químicos de tratamentos no fim dos mesmos... de resto não está a fazer grande coisa a não ser tirar algum fertilizante útil às plantas.

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Pois, mas se o Pedrioo tiver razão (e não estou a duvidar de ninguém, até porque era eu que não sabia e estava a fazer a pergunta :thumbup3: ) se calhar usa na montagem e durante o inicio para limpar a água e depois retira!

É uma possibilidade só, estou um bocado a atirar para o ar. Como disse, não sabia muito por isso até nem usava porque pensava que matava as bactérias.

Publicado:

Olá.

Caramba. isto sempre me intrigou, fogem todos do carvão activado como o diabo da cruz :) mas o certo é que o Srº Amano usa nas suas montagems, ele deve ser é tolo com certeza. :)

Mas porque é que afirmas tal coisa? Aliás, gostava de saber onde é que neste tópico (pelo menos) o pessoal "foge do CA como o diabo da cruz"?

Aqui ninguém está a dizer que não se deve usar. Apenas é dito que pouco ou nada vai fazer...

Mais até... se calhar, antes de invocar nomes sonantes como o do Sr. Amano, talvez fosse boa ideia tentar saber qual o método de fertilização e as suas diferenças face aos outros...

De um modo muito sucinto:

Se tivermos uma fertilização quase que exclusivamente devida a um substracto fértil, eu aconselho a que utilizem o carvão activado. Pelo menos no início da montagem, enquanto as plantas ainda não estão adaptadas ao aquário, e ainda não há micro-organismos essenciais ao crecimento das plantas no substracto.

Já se a fertilização fôr exclusivamente líquida, então aconselho a retirarem o carvão de todo o e qualquer filtro, pois ele não está lá a fazer nada. Aliás, até vos pode é estar a consumir fertilizante de micros, desnecessariamente.

Por isso, da próxima vez que disserem "usa" ou "não uses", tomem atenção a este simples facto... ou a outros.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá de novo.

O srº Amano usa carvão activado ou purigem no inicio das montagens pelo menos,

Isso não é no substracto? Ou seja, debaixo do Aquasoil? E já agora, CA e Purigen não são a mesma coisa...

e o Srº Tom Barr acha que na realidade deve-se usar carvão activado para ajudar a travar o aparecimento de algas , talvez (penso eu) por retirar nutrientes essencias da coluna de agua não afectando as plantas inicialmente.

Quais nutrientes? E sobre que forma é que o CA ajuda a travar o aparecimento das algas?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Olá mais uma vez.

Isto vai aqui uma grande confusão, o CA ou Purigen e no filtro que saiba, nunca no substrato.

Já vi colocarem carvão no substracto... e a meu ver, até faz bastante sentido, mas isso agora não interessa.

Quais nutrientes ? Acho que o principal é o macro N que o CA é bom a limpar, e tendo em conta que o Tom Barr é que é mesmo entendido nisto devido a sua profisão, só o N provoca algas, P e K não provocam algas directamente é o equilibrio destes nutrientes não é verdadeiramente importante, mas isso o melhor é passar pelo forum do Tom Barr que ele tem a amabilidade de postar para trocar opinioes caso seja necessario.

Ora aí está uma grande mentira... não vou dizer que o Tom disse tal coisa, até porque conhecendo-o pessoalmente e sabendo o quão culto ele é, duvido que se tenha enganado em tal aspecto...

O Carvão activado não adsorve qualquer tipo de Azoto em solução aquosa. Daí, que seja um bocado complicado utilizar algo que não faz nada ao N para evitar algas...

http://en.wikipedia.org/wiki/Activated_carbon

Quanto ao ir ao Fórum do Tom, por mais que eu quisesse, infelizmente não tenho tempo...

Gostaria de não responder a mais nada neste topico para não gerar confusão sem necessidade, qualquer coisa temos sempre as MP

Mas porquê? Os tópicos servem para isso mesmo... assim, quando alguém mais tarde tiver a mesma dúvida ou semelhante escusa de criar um novo tópico...

E não sei qual é a confusão... estamos a debater um assunto, pura e simplesmente.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

acho que devias reler o que andaste a ler... tens ai coisas que o Tom Barr nunca diria, quanto mais escreveria.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
Se tivermos uma fertilização quase que exclusivamente devida a um substracto fértil, eu aconselho a que utilizem o carvão activado. Pelo menos no início da montagem, enquanto as plantas ainda não estão adaptadas ao aquário, e ainda não há micro-organismos essenciais ao crecimento das plantas no substracto.

Já se a fertilização fôr exclusivamente líquida, então aconselho a retirarem o carvão de todo o e qualquer filtro, pois ele não está lá a fazer nada. Aliás, até vos pode é estar a consumir fertilizante de micros, desnecessariamente.

Entao, mas assim tambem nao faz grande sentido...

O substracto fertil tambem tem micro, logo se o carvao lá está, também o ira consumir.

Cumprimentos, Joel Bonifácio.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Publicado:

Olá Joel.

Entao, mas assim tambem nao faz grande sentido...

O substracto fertil tambem tem micro, logo se o carvao lá está, também o ira consumir.

Cumprimentos, Joel Bonifácio.

Ah! Ah! Mas aí é que está o cerne da questão... o CA não "consome" micro-nutrientes. Aliás, nem os absorve... daí eu quase sempre escrever a palavra adsorve a bold. Porque a adsorção dá-se à superfície do carvão e não no seu interior...

Ok... mas e qual é a diferença? Pois... é que o CA estando no substracto, as raízes das plantas podem aproximar-se dele, e biologicamente, de certeza que as plantas e restantes micro-organismos conseguem retirar facilmente os quelatos dos micro-nutrientes da superfície do CA.

Ou seja, a meu ver, a adição de CA a um substracto até faz algum sentido. De certa forma, irá funcionar como uma armadilha para micro-nutrientes evitando que estes se escapem para a coluna de água mais facilmente, e sendo consumidos pelas algas prematuramente, numa altura em que as plantas ainda não estão adaptadas ao substracto (de igual maneira, dizendo que ainda não há micro-organismos suficientes no substracto para ajudar a captação de nutrientes por parte das plantas).

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Bem, ainda bem que desenterrei o tópico. Assim já sei, vou experimentar um pouco de carvão no humus e no filtro.

Por momentos pensei que ia ficar ainda mais confuso mas afinal toda a gente se entendeu sem :)

Obrigado a todos pela ajuda e pelas informações.

Publicado:

Ainda bem que foste reler... :)

não fiquei minimamente chateado, mas acho que quando se cita alguem, deve ser citado correctamente, e pelos vistos não tinhas percebido muito bem.

A vantagem do carvão no filtro é a fixação da amónia, que é na sua maioria responsavel pelo aparecimento de algas, obviamente juntamente com outros processos biologicos, sendo que normalmente se tem uma explicação redutora dos mesmos.

A amónia e nitritos ao serem fixados pelo carvão podem depois ser convertidos em NO3 por bactérias, já que o carvão também é um bom local para a sua fixação por ser muito poroso. Os nitratos por sua vez não são directamente responsáveis pelo aparecimento de algas, e por isso, o carvão pode ser utilizado, quando se justifique, no filtro. Tem o inconveniente já citado de adsorver alguns micro-nutrientes, quando quelatados ou complexados, e que portanto ficam biologicamente indisponiveis, quando estão no filtro.

O mesmo já não se passa no substrato.

No essencial também não acho que se deva fugir, como o diabo da cruz, do carvão, é preciso é saber quando e como utilizar, e nisso também concordo contigo, há muita desinformação. mas atenção não é só em relação ao carvão activado :drool3: , infelizmente...

em relação ao que disse que ele nunca diria, este seria um exemplo, já que a frase é demasiado genérica para ser verdadeira:

Relativamente a grande mentira, o macro N não é absorvido pelo CA, mas quando um aquario está a ciclar vamos ter um pico de amonia ( amonia e nitratos pelo que entendi poderão ser transformados em azoto, so uma parte é transformada em nitritos) e ai o CA faz a limpeza tão necessaria para evitar o aparecimento de algas.

e o problema de generalizar é que normalmente dá asneira, tal como... generalizar que o CA é mau para os plantados :P

quanto às mps, também não gosto particularmente, e quanto aos tópicos, depois de criados seguem o seu curso natural, não precisa de ser tudo compartimentado.

mesmo assim, acho que devia reler mais um bocadinho, acho que te escaparam algumas ideias, e a ideia que eu tenho do Tom, é que é um bom professor.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Viva,

Já deu para aprender umas coisinhas :character0050:

Essa do uso no substrato e absorção superficial não fazia ideia. Muito interessante.

Abraço

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Bem, lá fiz a montagem este fim de semana. Aproveitei para colocar o carvão com o substrato. Ia optar por humus mas estava complicado de encontrar por isso lá fui para o Floradepot + carvão activo e coberto por areia de sílica.

Vamos lá ver o que isto dá e depois vou dando notícias.

Publicado:

Areia de sílica? Por cima do substrato fértil? Em todo o aquário???

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

Hummm...

E a falta de oxigénio nessa camada não achas um motivo que sobra para não colocar areia de sílica?

Obviamente também do tipo de plantas que queres colocar :)

Gosto de areia de sílica... mas a fazer uma "praia" ou "rio"... e mesmo assim não a acho natural. Prefiro a areia de rio :)

(São opiniões)

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"