Eheim 2213 com UV


Recommended Posts

Boas, estou a ponderar comprar um 2213 para ligar com um UV de 7w, acham uma boa combinação?

Como ja tenho mais 2 filtros mais potentes, que acham que devia colocar no interior deste? Só lã? Só ceramicas? O normal???

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Embora também tenha o meu UV ligado em série com um dos filtros externos, é sempre preferível utilizar uma bomba de circulação independente, e de baixo caudal. Baixo caudal leia-se uma a duas vezes a capacidade do aquário. Agora se a tua intenção é realmente colocar mais um filtro e o UV, podes ligar! Apenas terás de ter a lâmpada uv mais tempo ligada, para compensar o caudal "excessivo".

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reforço o que disse o David.

No entanto não vais conseguir compensar totalmente por aumento de tempo de exposição (está relacionado com a dose de energia que cada microorganismo recebe). Ainda assim, oara microalgas deve fazer efeito.

Eu também tenho um 2213 ligado a um UV, mas nesse caso o UV é de 36W.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola! Obrigado pelas respostas :character0050:

O aqua é de 390lts brutos, talves tenha 330lts uteis. Sendo o filtro de 440lts por hora, mas com as massa filtrantes, altura a 1mt do aqua e o uv colocado não em serie mas sim é paralelo, não acham que o caudal ao passar por o uv sera bastante inferior? ;)

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, podes até controlar isso com uma torneira. (um T, para dividir o caudal e uma torneira para só deixar passar uma parte para o UV). Em alternativa à torneira um pequeno estrangulamento da mangueira).

 

Mas eventualmente até encontras torneiras a preço aceitável.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ao site da JBL (por exemplo) para veres as tabelas deles para aquários (referem caudais e potências consoante o tamanho do aquário e consoante o que queres matar: se é só para algas, caudais maiores, se é para esterilização parcial, caudais menores).

 

O teu UV é pouco potente para esse aquário, por isso tenta um caudal de acordo com a potência do UV e não de acordo com o tamanho do aquário.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação as materias filtrantes o que me sugerem? Visto que ja tenho 2 a trabalhar com diversas materias, este estava a pensar colocar ou so lã, ou então só ceramicas... que dizem?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse, eu só colocava filtração mecanica,ou seja esponjas, lã para a agua passar pelo UV com o minimo de particulas e facilitar o seu trabalho, e tambem para ajudar a reduzir o caudal.

 

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu meti mais filtração mecanica. Assim as particulas maiores ficam retidas e não te prejudica tanto o caudal de agua ao longo do tempo. podes meter umas ceramicas cilindricas no inicio para a agua se dispersar mais e não ir com tanta velocidade, depois metes esponjas até acima e já chega :confused4: Há sempre bacterias que se vão fixar também, por isso, vai acabar por ser mais mecanico, mas também biologico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.