Meu novo aquario!!!!!


Fixe27

Recommended Posts

Boas já á muito tempo que tenho o meu aqua desactivado pelo menos 12 anos , fiquei sem a maioria do equipamento (quase tudo avariado nem os aquecedores escaparam) e tudo o que aprendi sobre Aquariofilia foi atraves de muitos livros que comprei , na altura nao tinha acesso á net , o que hoje em dia facilita muita coisa . Agora que me é possivel remontar , optei por fazer um aquario um pouco maior (nao o desejado , mas por estar limitado na dimençao da sala , teve de ser este mesmo 100X40X40)

Ao passar pelos diversos Foruns me apercebi o quanto estava desactualizado e , que muita coisa que aprendi nos livros , já de nada servem....

Por isso aqui vai o meu setup!!!

Setup :

Aquario com 160L brutos (Ja o tenho feito por medida)

Filtro Eheim 2224 ( está quase a ser encomendado)

Aquecedor Jager 250wt

Aquecedor para substrato ( Não sei se será realmente necessario)

Iluminaçao minimo 3x39T5 (Que ainda nao tenho )já que posso adicionaor mais uma de uma lampada T8 (Que tenho)

Substrato fertil da JBL

Substrato Da ADA Amazonia

Decoraçao (tronco que tenho)

Plantas maioria será facil e média manutençao , é possivel ter algumas mais exigentes

Co possivelmente caseiro

Peixes já os tenho em mente , vai se tratar de um aquario comunitario.....

 

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não bem bem o que pretendes de nós,pelos vistos tens tudo bem pensado,ou quase.Mas antes de tudo bem vindo de novo a este vicio love you

Eu acho é exagerado as T5 para essa altura,se fosse a ti optava por T8 até porque tens uma altura "baixa" e vais optar por plantas fáceis.O aquecedor para substrato é desnecessário.O termostato é excelente.O filtro se fosse eu optava por um destes : Eheim ecco pro 300,Eheim 2217,JBL CristalProfi e900,JBL CristalProfi 250.Todos excelentes opções,os Eheim são Eheim,duram bastante e silenciosos e os JBL estão a evoluir bem no mercado,preços excelentes e vêm completos o que é uma mais valia e se fores a ver o preço final é mesmo bastante a diferença.Reparei que estás a escolher substratos bastante bons mas se queres plantas fáceis talvez seja uma gasto "desnecessário",creio eu.

Mas vai metendo dúvidas que a malta vai tentando ajudar conforme souber,mas não te inibas de pesquisar ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não bem bem o que pretendes de nós,pelos vistos tens tudo bem pensado,ou quase.Mas antes de tudo bem vindo de novo a este vicio :D

Eu acho é exagerado as T5 para essa altura,se fosse a ti optava por T8 até porque tens uma altura "baixa" e vais optar por plantas fáceis.O aquecedor para substrato é desnecessário.O termostato é excelente.O filtro se fosse eu optava por um destes : Eheim ecco pro 300,Eheim 2217,JBL CristalProfi e900,JBL CristalProfi 250.Todos excelentes opções,os Eheim são Eheim,duram bastante e silenciosos e os JBL estão a evoluir bem no mercado,preços excelentes e vêm completos o que é uma mais valia e se fores a ver o preço final é mesmo bastante a diferença.Reparei que estás a escolher substratos bastante bons mas se queres plantas fáceis talvez seja uma gasto "desnecessário",creio eu.

Mas vai metendo dúvidas que a malta vai tentando ajudar conforme souber,mas não te inibas de pesquisar ;)

Boas Obrigado.

Boas neste momento é me impossivel ter um aquario de maiores dimensoes , pois o k queria inicialmente era de C120XA50XL40 mas como o meu movel tem parteleiras por cima ia ficar sem espaço para a calha , o movel em comprimento dava para os 120 , mas fiquei receoso ele ele nao aguentar os mais 30 litros +/- uns mais 30 quilos ......tinha alguma duvida quanto ao aquecedor para o substrat pois nunca tive nenhum ,quanto ás plantas inicialmente irei optar por na sua maioria média e facil , mas claro que quero ter umas dificeis de manutençao , mas as faceis e media que vou por sao apenas porque aprecio a sua beleza e serao bem seleccionadas , caso de uns tipos de Anubia e Feto de Java , tambem aprecio a Lotus mas temo pela altura do aquario .......

É curioso apesar de nao ter um aquario montado durante mais de 10 anos sempre tive guardados os meus 5 aquarios hehehehehe....

Quanto á calha t5 penso ser a melhor opçao a nivel de consumo e ter maior densidade de luz ...... mas claro estou sempre ouvidos bem abertos a opinioes...

Filtro nao gostei muitos da versao Eco da Eheim pelas queixas de muitas pessoas nos foruns devido á sua fragilidade quanto ao 2224 arranjo por pouco mais de 100euros completo com materias filtrantes....

Substrato fertil tive em duvida entre o da Tropica e o da JBl , pelo que pesquisei pareceu-me melhor , quanto substrato camada superior escolhi o da Ada Amazonia pela sua qualidade e estética mas ainda tento encontrar um que seja mais em conta e semelhante.....

 

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes sempre testar o movel. metes 2 ou 3 pessoas em cima e vais vendo se começa a ceder ehehehe

podes sempre ir à maxmat, aki, etc comprar umas esquinas em aço por uns 8€ e que nunca mais dobra...

Editado por 0ri0nte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes sempre testar o movel. metes 2 ou 3 pessoas em cima e vais vendo se começa a ceder ehehehe

podes sempre ir à maxmat, aki, etc comprar umas esquinas em aço por uns 8€ e que nunca mais dobra...

 

 

Tambem me lembrei disso mas nao quis arriscar,tive pena porque a diferença em fazer o de 100X40X40 e o de 120X40X40 era bem pouca ,mas agora já está foi feito na vidromuldura......

para recomeçar a ter o vicio chega .....

Ja agora qual era o substrato fertil escolheriam JBL , ou da Tropica , pois a minha escolha caiu sobre o da JBL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É o meu primeiro post neste forum.

Estou a montar um aqua com dimensões (200L) e equipamento semelhante Eheim e Jager.

Para o substrato vou usar o Dupla Ground (balde de 20L) aconselhado pela Biomaris antes desta fechar, e por baixo uma camada de JBL Proflora.

 

Optei por esta mistura por estar a montar um biótipo do interior do Amazonas e penso que rapidamente vou evoluir para um aquário mais plantado do que "aberto".

 

Boa sorte na montagem.

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas peço mais uma ajuda , como o meu aqua nao tem muita altura .... Queria evitar de ter muitas plantas de crescimento rapido pois terei de estar a fazer constantes podas , que plantas recomendam para meter de fundo que tenham um crescimento um pouco mais lento que as Cabombas , e que acrescentem maior beleza ao aqua.....

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Procurei no site da Tropica por plantas de crescimento muito lento (p/ um aqua baixo) e de manutenção fácil e apareceram apenas estas:

Anubias barteri ''coffeefolia''

Anubias barteri var. barteri

Anubias barteri var. nana

Cladophora aegagrophila

Ou seja Anubias e umas "bolas de algas". Não deve dar para um aqua com muito boa aparência.

 

Se for crescimento apenas "lento" e não "muito lento", tens que podar um bocadinho, então a lista aumenta:

Anubias barteri var. angustifolia

Anubias barteri var. caladiifolia ''1705''

Bacopa caroliniana

Bacopa monnieri

Crinum natans

Cryptocoryne beckettii ''petchii''

Cryptocoryne wendtii 'Mi Oya'

Echinodorus 'Aquartica'

Microsorum pteropus

Microsorum pteropus 'Narrow'

Microsorum pteropus 'Philippine'

Microsorum pteropus 'Windeløv'

Staurogyne sp.

Taxiphyllum barbieri (Vesicularia)

 

Convém ter algumas plantas que não sejam de crescimento lento, para não dar hipótese às algas!

 

Aconselho uma visita demorada ao site da Tropica: inspirador. E tambéma a leitura do livro Plantas de Aquário da Editorial Presença, não é do melhor que há mas é o unico que conheço traduzido p/ português.

 

Se quiseres que te mande alguns pdf's sobre iniciação aos plantados, manda-me o teu email por mensagem pessoal.

 

Cumps (e desculpem lá o post longo...)

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.