shavo Publicado Maio 12, 2009 Share Publicado Maio 12, 2009 Boas, qual a diferença entre o filtro convencional, e o filtro de esponja???? Citar Cumprimentos João Marques Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Maio 12, 2009 Share Publicado: Maio 12, 2009 Define convencional sff.De cascata?Externo?Interno? Os de esponja apenas têm uma esponja e precisam de uma bomba de ar para funcionar,geralmente são usados em aquários de criação. Citar O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alfapa Publicado: Maio 12, 2009 Share Publicado: Maio 12, 2009 Do que sei: os filtros de esponja são mais fáceis de mudar/limpar, produzem uma água mais cristalina com menor potência, entopem mais facilmente e têm um nivel relativamente decente de capacidade de armazenamento bacterológico. Há filtros de esponja que funcionam com ar ou com cabeças de potência. O filtro de esponja normalmente consiste numa esponja cilindrica, com furo no meio, por onde a água é sugada e desse modo faz a filtragem. PauloA Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Maio 12, 2009 Share Publicado: Maio 12, 2009 Do que sei: os filtros de esponja são mais fáceis de mudar/limpar, ... Há filtros de esponja que funcionam com ar ou com cabeças de potência. O filtro de esponja normalmente consiste numa esponja cilindrica, com furo no meio, por onde a água é sugada e desse modo faz a filtragem. Tens ai algo de errado Creio que o 1º que referiste é que é o filtro "normal". Citar O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alfapa Publicado: Maio 12, 2009 Share Publicado: Maio 12, 2009 Já agora, tenho um filtro de mochila/muleta (pendurado no aqua) da Eheim que tem como opção esponja. Está no aqua dos betas... com a criação.... PauloA Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alfapa Publicado: Maio 12, 2009 Share Publicado: Maio 12, 2009 Tens ai algo de errado Creio que o 1º que referiste é que é o filtro "normal". Jorge, Não percebi.. Será que podes explicar? PauloA Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Maio 12, 2009 Share Publicado: Maio 12, 2009 Não me digas que tu estavas mesmo a querer dizer que um filtro de esponja mete a água mais cristalina que um externo?Por momentos pensei que te tivesses enganado.É que discordo a 1000% nem existe comparação possível entre filtro de esponja e um interno,quando mais um externo.Capacidade de matérias filtrantes,coisa que o de esponja não tem.Capacidade para várias esponjas coisa que o de esponja não tem etc... Citar O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alfapa Publicado: Maio 12, 2009 Share Publicado: Maio 12, 2009 Nem vale a pena xatear por tão pouco. Com a mesma potência o aqua fica com a água mais cristalina. Ás vezes é preciso ler. PauloA Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Maio 12, 2009 Share Publicado: Maio 12, 2009 eu pelo menos não estou chateado,peço desculpa se pareceu isso. Mas não me acredito nisso.Os de esponja mal agarram a sujidade.Até um de cascata é mais eficaz mas para um de alevins é preferível de esponja durante os primeiros tempos.Cada filtro é melhor em situações diferentes. Citar O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alfapa Publicado: Maio 12, 2009 Share Publicado: Maio 12, 2009 Concordo 100%. Por exemplo tenho um de mochila com esponja por causa dos alevins de betta. E o conselho da esponja na ponta das cabeças de potência vem de uma casa conceituada (em Oeiras - penso que não patrocinadores do forum...) como forma rápida de tornar a àgua mais cristalina, a receita é simples: cabeça de 700l/h a 1000l/h e filtro de esponja. A esponja limpa-se em minutos e várias vezes por semana. PauloA :D Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
shavo Publicado: Maio 13, 2009 Autor Share Publicado: Maio 13, 2009 eu nunca tive um filtro de esponja, sempre tive filtros externos internos e de cascata. Mas tem de se fazer mais tpas com este filtro, algum cuidado especial.... dá para qualquer tipo de aquário??? Citar Cumprimentos João Marques Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alfapa Publicado: Maio 13, 2009 Share Publicado: Maio 13, 2009 O filtro é um filtro como os outros. O que tenho no aqua dos bettas, tem pouca manutenção, além de ser lavado, espremido e voltado a ser colocado. As TPAs faço quando é preciso e possivel (por causa dos alevins).... Há criadores que os usam exclusivamente. Penso que dá para qualquer tamanho de aqua, embora para aquarios grandes não os considere os mais adequados. Em todo o caso qual é o teu objectivo? PauloA Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
shavo Publicado: Maio 13, 2009 Autor Share Publicado: Maio 13, 2009 O meu objectivo era para cubos de 50 para casais de discus e escalares e para aquários de crescimento Citar Cumprimentos João Marques Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Maio 13, 2009 Share Publicado: Maio 13, 2009 Penso que dá para qualquer tamanho de aqua, embora para aquarios grandes não os considere os mais adequados. Então um filtro de esponja dá para um aquário de 300L com discus?Ou mesmo com guppies?Onde é que se vão agarrar as bactérias?É que ter isso ou nada a diferença não é quase nenhuma. Citar O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alfapa Publicado: Maio 13, 2009 Share Publicado: Maio 13, 2009 Jorge, sem comentários. As bactérias agarram-se à esponja. Parece que estás sempre a meter-te, que podes ajudar pouco na maior parte das situações e estás sempre a questionar as repostas dos outros. Estarei por acaso a incomodar-te com as minhas respostas? Será que podes ser construtivo e educado? Shavo Dá uma olhada no link. http://www.justguppies.co.uk/fishouse.html É um criador inglês. Tem usado com sucesso só filtros de esponjas e de ar para aquários de criação do tamanho que pretendes. PauloA Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AGA Publicado: Maio 13, 2009 Share Publicado: Maio 13, 2009 Nos meus aquários de criação não tenho só esponja, mas tenho muita esponja... Começa pela esponja que coloquei à entrada da aspiração das bombas dos filtros (a brincar são mais 2 esponjas iguais às aquaball da eheim...) Depois pensei: como tenho as bombas de ar a funcionar (excesso de população) porque não aproveitar o ar e melhorar a filtração? Comprei filtros de esponja da Sera (fica melhor do que um que fiz...) Até já tenho um comprado para um aquário que está para vir. Nesse caso é o kit para aquários até 300 litros e irá complementar um filtro externo também para 300 litros - o aquário terá pouco mais de 200. A Sera diz que é recomendado por criadores... e percebe-se porquê. É claro que a esponja também fixa bactérias. Pode não ter a eficiência de uma massa filtrante de 450 m2/ litro, mas também faz o seu papel. E convenhamos: com um baixo custo de aquisição e funcionamento! (no meu caso só de aquisição, porque a bomba de ar já funcionava). É fácil encontrarem-se cubos com filtros deste tipo a funcionar. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Maio 14, 2009 Share Publicado: Maio 14, 2009 Alfapa escapou-me a parte em que te faltei ao respeito,já li 2x a página e ainda não encontrei isso. É evidente que as bactérias se agarram á esponja mas num aquário que não seja de criação eu não o considero viável.Mas é a minha opinião e baseada na minha curta experiência de aquariofilista.Se achas que dá terei todo gosto em ver esse método em funcionamento.Agora em aquários de criação sim é o mais aconselhavel a meu ver,existe pouca circulação de água e limpa um pouco,essa baixa circulação é boa para os alevins visto não terem grande força para aguentarem com um filtro interno.Para mim para criação usava o filtro de esponja mas noutro tipo de aquário usaria um externo. Citar O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alfapa Publicado: Maio 14, 2009 Share Publicado: Maio 14, 2009 Isménio, Da experiência que já tive com esponjas, há muitos anos, visto que agora não tenho nada com esponja (grande...) é que a esponja tem uma superfice muito grande de filtragem. Ou seja permite que mesmo com muita porcaria, continuar a filtrar com grande capacidade. Quanto mais fina for a esponja, mais limpa fica a água, conseguindo-se água cristalina com grande facilidade. Por outro lado consegue manter uma colónia de bactérias significativa. Para os aquarios com grande carga é mais fácil usar filtros externos pois "acumulam" os detritos lá dentro. Não quer dizer que sejam melhores ou piores, são diferentes. Ambos funcionam mas cada um com necessidades de limpeza e cuidados diferentes. Há 30 anos atrás, quanto tive o meu primeiro aquario, os filtros de fundo eram os melhores (nem havia dinheiro para outra coisa...). Hoje em dia, ninguem vende... Há 15 anos atrás montei o meu aqua grande e nessa altura o $$ já era mais fácil e então meti filtros externos. Mas quando comecei a achar que a água não estava cristalina, comecei a usar esponja com filtros de ar. Agora há cabeças de circulação de água com filtros de esponja para "polir" a água. A água fica espetacular. Tenho um encomendado, logo que chegar coloco mais info. Jorge, Não disse que me faltaste ao respeito. Se o tivesses feito já tinhas recebido uma MP há muito tempo. Penso que o forum é para ajudar e ser ajudado. Espero que seja esse o teu espirito. O que escrevi tem a ver com a postura. Se uma pessoa sabe, "posta", se não sabe lê. Criticar sem ajudar a trazer luz, não é a melhor solução. Fica bem! PauloA :D Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts