carlos21 Publicado: Maio 13, 2009 Publicado: Maio 13, 2009 A válvula é utilizada em ar comprimido, a sua afinação não é tão fina como as de agulha apesar do sistema ser idêntico, a marca da válvula é camozzi. boas sera que da para por um extintor desses peqenos dos carros com uma vavula dessas porque a tua garrafa ta bem porreira mas eu nao tenho como fazer uma se o extintor desse depois de bem lavado. eu nao tenho gande sorte com as garrafas cada passo tenho de andar a arranjar novas rolhas
pedro.parreira Publicado: Maio 13, 2009 Publicado: Maio 13, 2009 (editado) boas obrigado a todos pelos comentários. o cilindro aguenta a pressão visto que é tubo de alta pressão, todos os acessórios são de alta pressão (menos a válvula), a válvula tem uma coisa boa, se por ventura exceder os 10 bar aquele pequeno furo é um escape para a pressão. 10Bar. será possível? Acho até difícil ter só 1Bar são apenas bactérias a comer açúcar Editado Maio 13, 2009 por pedro.parreira
Nuno M. Lopes Publicado: Maio 13, 2009 Autor Publicado: Maio 13, 2009 boas sera que da para por um extintor desses peqenos dos carros com uma vavula dessas porque a tua garrafa ta bem porreira mas eu nao tenho como fazer uma se o extintor desse depois de bem lavado.eu nao tenho gande sorte com as garrafas cada passo tenho de andar a arranjar novas rolhas desde que as roscas sejam iguais julgo não haver problema, tens de ter muito cuidado onde descarregas o conteudo e se fica totalmente descarregado, outra coisa, se o extintor for daqueles de aço com a agua vai enferrujar, se for de aluminio não tens problema. plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
Nuno M. Lopes Publicado: Maio 13, 2009 Autor Publicado: Maio 13, 2009 10Bar. será possível? Acho até difícil ter só 1Bar são apenas bactérias a comer açúcar les-te na diagonal a válvula aguenta até 10 Bar, eu não disse que o cilindro está a 10 Bar. Vejo que desconheces o poder das bactérias, faz a esperiência, coloca uma mistura dentro de uma garrafa fechada e deixa de um dia para o outro, estás sujeito a no outro dia não teres lá garrafa nenhuma. plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
JaCk7 Publicado: Maio 13, 2009 Publicado: Maio 13, 2009 les-te na diagonal a válvula aguenta até 10 Bar, eu não disse que o cilindro está a 10 Bar. Vejo que desconheces o poder das bactérias, faz a esperiência, coloca uma mistura dentro de uma garrafa fechada e deixa de um dia para o outro, estás sujeito a no outro dia não teres lá garrafa nenhuma. Pois, a pressao nao é feita pela bacterias, mas sim pelo que elas vão libertando...constantemente, leia-se CO2. Ora se fecharmos a valvula 1 noite, 12h, as bactérias continuam a produzir CO2. +CO2 no mesmo espaço fisico, equivale a maior pressao! Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti! A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim! O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...
PDI Publicado: Maio 14, 2009 Publicado: Maio 14, 2009 Era interessante saber a pressão que uma garrafa pode atingir sendo feita e vedada, minguem tem um manómetro daqueles que registam a pressão máxima, mesmo que ela rebente e um lugar seguro para um teste. Alfredo Garcia
Nuno M. Lopes Publicado: Maio 14, 2009 Autor Publicado: Maio 14, 2009 Era interessante saber a pressão que uma garrafa pode atingir sendo feita e vedada, minguem tem um manómetro daqueles que registam a pressão máxima, mesmo que ela rebente e um lugar seguro para um teste. tambem estou curioso, ando a ver de manometros que possa utilizar, depois coloco o resoltado. plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
Nuno M. Lopes Publicado: Maio 18, 2009 Autor Publicado: Maio 18, 2009 Boas pessoal como prometido adicionei um manómetro a titulo experimental ao reactor, de momento e devido a montagem perdi toda a pressão que tinha na garrafa mas depois de ter tudo fechado durante um tempinho o manómetro ficou a marcar 0,6Bar, nada de significativo, apenas ficarei a saber a pressão de uma noite inteira fechada amanha. aqui ficam duas fotos. utilizei um manómetro de 0 a 6 Bar. podem ver que indica 0,6Bar. depois colocarei o resultado de uma noite inteira fechado. desde já digo-vos que para quem queira fazer algo do género que se tiver de comprar todo o material não compensa, tudo o que utilizei já tinha ou foi oferecido. plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
PDI Publicado: Maio 18, 2009 Publicado: Maio 18, 2009 Boas pessoal desde já digo-vos que para quem queira fazer algo do género que se tiver de comprar todo o material não compensa, tudo o que utilizei já tinha ou foi oferecido. Pois faço ideia só o tubo de inox e as soldaduras a mandar fazer deve ficar ao preço ou próximo de um kit dos mais simples. Alfredo Garcia
Nuno M. Lopes Publicado: Maio 18, 2009 Autor Publicado: Maio 18, 2009 Pois faço ideia só o tubo de inox e as soldaduras a mandar fazer deve ficar ao preço ou próximo de um kit dos mais simples. pois é um pouco caro, as soldaduras fui eu que as fiz, neste momento o manometro marca 1 Bar julgo que durante a noite e amanha de manha devera chegar perto dos 2. plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
JaCk7 Publicado: Maio 19, 2009 Publicado: Maio 19, 2009 pois é um pouco caro, as soldaduras fui eu que as fiz, neste momento o manometro marca 1 Bar julgo que durante a noite e amanha de manha devera chegar perto dos 2. Nuno, Vai dando o feedback, porque agora sim é importante perceber o comportamento, pelo seguinte. Se ao final da noite tiveres 2bar dentro do tubo, a próxima questão é saber se durante o dia seguinte, em que vai continuar a haver fermentação, o difusor vai conseguir reduzir a pressão ou se esta se vai manter ou aumentar. Nestas 2 últimas hipóteses, isto significa que num gráfico temporal, a pressão dentro do tubo irá sempre aumentando enquanto a fermentação que exista seja suficiente para compensar a perda pelo difusor durante o dia. Agora, quanto será essa pressão? Será que compensa durante o dia todo o aumento à noite? Veremos offtopic: sei que usas açúcar amarelo, já o usavas ainda com garrafa de coca-cola? É seguro? Cumps Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti! A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim! O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...
Nuno M. Lopes Publicado: Maio 19, 2009 Autor Publicado: Maio 19, 2009 Nuno,Vai dando o feedback, porque agora sim é importante perceber o comportamento, pelo seguinte. Se ao final da noite tiveres 2bar dentro do tubo, a próxima questão é saber se durante o dia seguinte, em que vai continuar a haver fermentação, o difusor vai conseguir reduzir a pressão ou se esta se vai manter ou aumentar. Nestas 2 últimas hipóteses, isto significa que num gráfico temporal, a pressão dentro do tubo irá sempre aumentando enquanto a fermentação que exista seja suficiente para compensar a perda pelo difusor durante o dia. Agora, quanto será essa pressão? Será que compensa durante o dia todo o aumento à noite? Veremos offtopic: sei que usas açúcar amarelo, já o usavas ainda com garrafa de coca-cola? É seguro? Cumps boas Pessoal pois, por incrivel que pareça de manha não tinha 2 mas 3 Bar dentro do tubo o que me deixou algo espantado, liguei o C02 as 08:00 e ás 16:00 ainda se encontrava pertos dos 3 Bar com 2.7Bar. deixo aqui uma foto da manha. feito isto digo-vos uma coisa, não subestimem o poder do Co2 caseiro! JaCk7- sim já usava açucar amarelo e é seguro o unico problema é não o poderes fechar durante a noite, agora a reacção é muito mais activa. plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
JaCk7 Publicado: Maio 19, 2009 Publicado: Maio 19, 2009 boas Pessoal pois, por incrivel que pareça de manha não tinha 2 mas 3 Bar dentro do tubo o que me deixou algo espantado, liguei o C02 as 08:00 e ás 16:00 ainda se encontrava pertos dos 3 Bar com 2.7Bar. deixo aqui uma foto da manha. feito isto digo-vos uma coisa, não subestimem o poder do Co2 caseiro! JaCk7- sim já usava açucar amarelo e é seguro o unico problema é não o poderes fechar durante a noite, agora a reacção é muito mais activa. Então assim sendo, vais ter problemas com o passar dos dias não? Assumindo que uma noite fechado sobre a pressão 2bar (subiste de 1 para 3) e que um dia desce 1bar, temos 1bar de diferença por dia. 15 dias de fermentação (assumindo uma fermentação igual nos 15 dias, que não é verdadeira) daria 15 bar dentro do teu tubo. Pelo que dizes a válvula começará a perder CO2, correcto? offtopic: eu interessava-me aumentar o tempo de fermentação, mais do que a quantidade. Dai as perguntas do acuçar, que penso que seja a variavel da equação onde tenho que mexer, correcto? Cumps! Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti! A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim! O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...
Nuno M. Lopes Publicado: Maio 19, 2009 Autor Publicado: Maio 19, 2009 Então assim sendo, vais ter problemas com o passar dos dias não?Assumindo que uma noite fechado sobre a pressão 2bar (subiste de 1 para 3) e que um dia desce 1bar, temos 1bar de diferença por dia. 15 dias de fermentação (assumindo uma fermentação igual nos 15 dias, que não é verdadeira) daria 15 bar dentro do teu tubo. Pelo que dizes a válvula começará a perder CO2, correcto? offtopic: eu interessava-me aumentar o tempo de fermentação, mais do que a quantidade. Dai as perguntas do acuçar, que penso que seja a variavel da equação onde tenho que mexer, correcto? Cumps! se queres aumentar o tempo de fermentação vais ter de reduzir o fermento, quanto maisor a quantidade de fermento menor o tempo de duração, quanto ao tubo não te esqueças do factor muito importante, o alcool produzido durante a fermentação vai abrandar a produção de Co2 daqui a mais um tempo por isso acredito que não terei os 15 Bar, se por ventura isso acontecer já tenho outra valvula em vista depois coloco a evolução. plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
JaCk7 Publicado: Maio 19, 2009 Publicado: Maio 19, 2009 se queres aumentar o tempo de fermentação vais ter de reduzir o fermento, quanto maisor a quantidade de fermento menor o tempo de duração, quanto ao tubo não te esqueças do factor muito importante, o alcool produzido durante a fermentação vai abrandar a produção de Co2 daqui a mais um tempo por isso acredito que não terei os 15 Bar, se por ventura isso acontecer já tenho outra valvula em vista depois coloco a evolução. Bom, se calhar expliquei-me mal. Quero aumentar o tempo de fermentação, sem diminuir a quantidade de CO2 produzida e injectada no aqua. Estou a injectar sempre constantemente, sem qualquer tipo de fecho. O meu medo é a fermentação ser demasiada ao ponto de rebentar a garrafa ou coisa assim... :s Sim, eu ressalvei que teoricamente os 15bar nunca vão ser atingidos, pois a fermentação vai diminuir, mas se disseste que isso durava 2 meses, ao fim de 15 dias já esta a diminuir? Ainda assim tens sempre uma segurança completamente diferente de ter uma garrafa de plástico! Continua a postar as evoluções. Cumps! Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti! A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim! O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...
Nuno M. Lopes Publicado: Maio 19, 2009 Autor Publicado: Maio 19, 2009 Bom, se calhar expliquei-me mal. Quero aumentar o tempo de fermentação, sem diminuir a quantidade de CO2 produzida e injectada no aqua.Estou a injectar sempre constantemente, sem qualquer tipo de fecho. O meu medo é a fermentação ser demasiada ao ponto de rebentar a garrafa ou coisa assim... :s não explicas-te mal não, é como te disse se queres mais tempo de fermentação tens de colocar menos fermento agora é uma questão de experimentação até achares o ponto ideal. a fermentação com a garrafa sempre aberta não a faz rebentar não tenhas medo. plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
Overnet Publicado: Maio 20, 2009 Publicado: Maio 20, 2009 Boa Noite Sera que se pode usar uma daquelas garrafas de agua de aluminio para colocar o co2 caseiro com o mesmo sistema? Sera que a garafa aguenta a pressão exercida pelo gas ou sera muito fraca? Cumprimentos Sérgio Ribeiro
Nuno M. Lopes Publicado: Maio 20, 2009 Autor Publicado: Maio 20, 2009 Boa NoiteSera que se pode usar uma daquelas garrafas de agua de aluminio para colocar o co2 caseiro com o mesmo sistema? Sera que a garafa aguenta a pressão exercida pelo gas ou sera muito fraca? Cumprimentos Sérgio Ribeiro boas não sei se aguenta, vai depender da rosca e da espessura do aluminio. plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
Overnet Publicado: Maio 20, 2009 Publicado: Maio 20, 2009 a espessura da garafa parece ser bastante diria ai uns 3 ou 4 mm tem uma avertura para ai de 3 cm acha que da Cumprimentos
pedro.parreira Publicado: Maio 25, 2009 Publicado: Maio 25, 2009 Pois, a pressao nao é feita pela bacterias, mas sim pelo que elas vão libertando...constantemente, leia-se CO2.Ora se fecharmos a valvula 1 noite, 12h, as bactérias continuam a produzir CO2. +CO2 no mesmo espaço fisico, equivale a maior pressao! Boas. Não fiz a experiencia mas o sr. Lavoisier disse que nada se perde nada se ganha tudo se transforma. O que acontece é que os bichinhos pegam no carbono que está no açucar eno bicarbonato e o misturam com oxigénio que está dentro do cilindro. A única coisa que sofre alteraçoes em PV= nRT é T de temperatura. Imaginamdo que P(pressão) no inicio da reacção é igual a 1bar(nunca é) e T=20ºC para que P chegasse aos 10 bar T teria de ser multiplicado por 10 ou seja 200ºC e isto mataria as bactérias.
JaCk7 Publicado: Maio 25, 2009 Publicado: Maio 25, 2009 Boas.Não fiz a experiencia mas o sr. Lavoisier disse que nada se perde nada se ganha tudo se transforma. O que acontece é que os bichinhos pegam no carbono que está no açucar eno bicarbonato e o misturam com oxigénio que está dentro do cilindro. A única coisa que sofre alteraçoes em PV= nRT é T de temperatura. Imaginamdo que P(pressão) no inicio da reacção é igual a 1bar(nunca é) e T=20ºC para que P chegasse aos 10 bar T teria de ser multiplicado por 10 ou seja 200ºC e isto mataria as bactérias. Quer isto dizer... Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti! A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim! O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...
freesoul Publicado: Maio 25, 2009 Publicado: Maio 25, 2009 boa tarde a todos!! desde já os meus parabens ao Nuno M. Lopes pela excelente engenhoca!!! Eu tenho vindo a usar um extintor de pó quimico dos pequenos, com receita de gelatina, ele trás uma manometro, cuja escala é em MPa, ontem estava em 1,05, o que equivale a 10,5bar, não sei se o manometro está a funcionar correctamente, mas com o uso a pressão mostrada pelo manomero baixa, durante a noite como fica fechado aumenta. aqui deixo uma foto tirada hoje, Algém me confirma se a rosca do bocal deste extintor é Din 477? Queria aplicar uma valvula de volante, alguem sabe preços e onde na zona do Porto? Cumps
Nuno M. Lopes Publicado: Maio 25, 2009 Autor Publicado: Maio 25, 2009 Boas obrigado pelos comentários, neste momento aquilo continua a bombar, tenho uma pressão de de 7 Bar dentro do cilindro o que me garante um caudal constante de Co2. o gasto durante o dia faz baixar a pressão para ai 0,7 Bar por 10 horas de funcionamento. Ando aqui a pensar numa engenhoca para controlar melhor o caudal á saida do cilindro depois quando a colocar ponho aqui as fotos. plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
pedro.parreira Publicado: Maio 27, 2009 Publicado: Maio 27, 2009 Quer isto dizer... Quer dizer que se a fórmula aplicável ao CO2 fosse esta nunca teriam muita pressão. Mas no caso do CO2 temos de contar com o volume molécula e com as forças de atracção/repulsão. Continuo espantado e admito que me surpreende mas nem imaginava o poder das bactérias .
Nuno M. Lopes Publicado: Maio 27, 2009 Autor Publicado: Maio 27, 2009 Quer dizer que se a fórmula aplicável ao CO2 fosse esta nunca teriam muita pressão.Mas no caso do CO2 temos de contar com o volume molécula e com as forças de atracção/repulsão. Continuo espantado e admito que me surpreende mas nem imaginava o poder das bactérias . boas eu tambem estou espantado nem nunca pensei que chega-se a ter tanta pressão, a explicação do membro pedro.parreira julgo que não se aplicara aqui visto que a temperatura não sobe dentro do reactor (está sempre frio). plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
Recommended Posts