Aquário 150x50x68


Recommended Posts

Boas,

 

Chegou finalmente o meu aquário! Depois de muito pensar, o que poderia fazer, cheguei à conclusão mais sensata dadas as condições que eu tinha e tirei da cabeça fazer um aquário de salgados. Por isso vou fazer um aquário de ciclideos.

 

O que me levou a colocar este post trata-se de recolher ajudas vossas, sobre:

 

-Areão a utilizar e quantidade.

-Filtro ou filtros, ainda n sei. São perto de 450L uteis.

-Qual o tipo de rocha

-Iluminação já trazia 2 T8 da JBL, uma Solar e uma Nature.

 

Penso que seja tudo, mas agradecia que me ajudassem pois amanha já quero ir comprar algum material.

 

Obrigado

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Speeker, mas antes de pensar nisso, tenho de comprar os equipamentos e é nessa fase que estou.

Preciso de ajudas para isso...

 

Mas obrigado na mesma.

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, apesar de partilhar da opinião do Speeker. Realmente tens de decidir que tipo de ciclídeos queres.

Os diferentes tipos exigem condições de habitat bem diferentes e isso implica equipamentos com especificações diferentes.

 

Daí que seja necessário pensar primeiro no biótipo e só depois no equipamento necessário.

 

No entanto, aqui fica a minha sugestão, mesmo não sabendo que peixes vais querer manter.

 

O filtro mais versátil e poderoso será de certeza uma sump. Se não quiseres construir uma à tua medida, podes comprar uma destas:

 

Marineland Tidepool II com SOS Overflow

http://www.marineland.com/products/consume...on_tidepool.asp

 

Eu tenho um destes num aquário só de mbunas e tem-se portado lindamente.

 

Podes usar a bomba de retorno com a potência que quiseres, logo o fluxo pode ser dimensionado pela capacidade dela.

 

Isto é muito importante porque no caso dos Ciclídeos do Malawi, que fazem lixo como o raio, quanto mais água filtrares melhor, eu diria mesmo que o mínimo aceitável, dependendo do número de peixes, claro, seria filtrar a água 10X. No teu caso quereria dizer uma, ou várias bombas, totalizando 5000L/h. Isto porque tens de contar com o volume de água da sump.

 

Comprei o meu Tidepool II na ebay.com e ficou por apenas 175€ já com portes.

A bomba submersa custou cerca de 50€, e tem sido suficiente.

 

O Tidepool II tem um filtro seco-húmido com três gavetas onde podes colocar as massas filtrantes que desejares e uma bio-wheel rotativa onde fica a maior colónia de bactérias em ambiente seco-húmido.

A água é captada à superfície por um Overflow.

 

Com a escolha da sump, podes esconder o termostáto lá, e isto fica tudo dentro do armário do aquário.

 

Quanto ao areão, mais uma vez depende do biótipo. Se fores para os ciclídeos dos lagos africanos, Malawi, Tanganyika ou Victória, então a água dura é melhor mantida dentro dos parâmetros se utilizares areão coralino esmagado. Há quem use areia da praia com muito bons resultados. Aliás, a areia dá um aspecto mais natural.

Tenta colocar 5 cm de altura de areão em todo o aquário. Deve ser suficiente.

 

Quanto a rochas, convém que sejam o mais calcárias possível. Podes verificar isso utilizando vinagre na rocha. Se borbulhar é porque é calcária.

 

Tenta também arranjar rochas arredondadas para que os peixes não se magoem nas arestas.

 

Eu apanhei algumas rochas em rios e em praias e funcionam optimamente.

 

Quando montares o tanque, coloca uma placa de esferovite com 10mm de espessura no fundo e coloca as rochas amontoadas sobre ela. Só depois deves aplicar o areão. Isto é muito válido para ciclídeos dos grandes lagos africanos, especialmente os Mbunas, que são uns escavadores de primeira. Se as rochas estiverem assentes sobre o areão, eles vão escavar por baixo e provocar derrocadas que te podem partir o tanque.

 

Se por acaso optares por ciclídeos americanos ou mesmo dos rios africanos, então a água tem de ser mais macia e como tal deve ter mais troncos e plantas e pequenas rochas.

Quanto ao areão, neste caso será diferente e a malta dos plantados pode dar-te uma melhor ideia do que é necessário.

 

Mas lá está, tens de escolher primeiro o biótipo, para que não compres equipamento subdimensionado que depois apenas se revela como um desnecessário dispêndio de €uros.

 

 

Boa sorte com o teu aquário e se precisares de mais algum esclarecimento, é só dizer.

 

Saudações aquariofilas :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.