Neon Tetra Publicado Maio 11, 2009 Publicado Maio 11, 2009 Boas ! Esta noite cheguei a casa e descobri que a empregada usou a tomada onde estava ligado todo o equipamento do aqua de 120 L para o aspirador e...esqueceu-se de voltar a ligá-la. Pelo temporizador o equipamento terá ficado desligado cerca de 10 horas...! Apenas se manteve o CO2 a brobulhar porque é caseiro ! Voltei a ligar tudo e os peixes pareciam ok. Água a 19º C....Tinha feito uma TPA de quase 50% ontem. Tenho um filtro interno e um externo: o que terá sucedido às bactérias ? Tenho muitas plantas e poucos peixes. Será que é de esperar alguma catastrofe ? O que fariam ? Citar Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
Jorge Oliveira Publicado: Maio 11, 2009 Publicado: Maio 11, 2009 Se tiveres o teste da amónia amanhã mede.Mas se não notares a água toda esbranquiçada não creio que as bactérias tenham morrido,pois 10h é bastante pouco para morrerem.Há relatos que duram perto de 76h.Mas nada como controlares a amónia e ires vendo o comportamento dos peixes. Citar O meu feedback
Rui Granja Publicado: Maio 11, 2009 Publicado: Maio 11, 2009 Viva, Segundo o que li, as bactérias sem água duram cerca de 4h. Como isso foi tudo desligado, o filtro interno continuou dentro do aqua (bactérias continuaram imersas), e o externo também continuou com água dentro do copo (mesma coisa que no interno). Por isso, acho que não deve haver crise! A não ser uma "frente polar" para os peixes... :D Corrijam-se se estiver enganado... Abraço! Citar
alfapa Publicado: Maio 12, 2009 Publicado: Maio 12, 2009 Muitas plantas, poucos peixes, não me parece grande problema. As bactérias não morrem todas por falta de circulação, o que pode acontecer é que devido à baixa da temperatura os processos sejam mais lentos e consequentemente as bactérias não se reproduzem tão rápido. Mas logo que a temperatura volte ao normal tudo fica como dantes. Alguns tipos de bactérias podem morrer (as que precisam de O2) e aumentar muito as que não precisam de O2. Mas nada que possa afectar muito o eco sistema. Os peixes podem sofrer mais que tudo o resto. Mas 19C não é muito baixo. Boa sorte PauloA :D Citar
David Cabete Publicado: Maio 12, 2009 Publicado: Maio 12, 2009 Boas Em príncipo não deves ter problemas, pelas razões acima apontadas. No aquário que tenho ao lado do PC, com um casal de Sumbus e outro casal de não me lembro o nome, o filtro ficou desligado quase dois dias! Só reparei porque não vi a agitação de água como era normal. Lembrei-me logo que tinha faltado a corrente eléctrica por aqui no domingo de manhã, durante algumas horas. Como tenho os filtros externos ligados a UPS's, não me preocupei. O azar é que esta UPS resolveu não arrancar. Só dei por ela hoje, eram umas 4 da matina. Liguei manualmente, os peixes aparentemente estão bem de saúde e a água está limpa, sem a turvação característica causada pela morte das bactérias. Em princípio não devo ter problemas, assim como no teu caso. De qualquer modo vai dando novidades. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Neon Tetra Publicado: Maio 12, 2009 Autor Publicado: Maio 12, 2009 Para já tudo parece normal. Não tenho turvação na água e os peixes parecem bem. Não tenho teste de amónia. Aumentei hoje a duração da luz hoje para compensar o apagão de ontem. Amanhã meço os nitritos e devo fazer uma TPA intermédia ( normalmente faço apenas 1xsemana 20-30%). Vamos ver o que acontece... Citar Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
Recommended Posts