Tudo desligado por 10 horas


Recommended Posts

Boas !

 

Esta noite cheguei a casa e descobri que a empregada usou a tomada onde estava ligado todo o equipamento do aqua de 120 L para o aspirador e...esqueceu-se de voltar a ligá-la. Pelo temporizador o equipamento terá ficado desligado cerca de 10 horas...! Apenas se manteve o CO2 a brobulhar porque é caseiro ! Voltei a ligar tudo e os peixes pareciam ok. Água a 19º C....Tinha feito uma TPA de quase 50% ontem. Tenho um filtro interno e um externo: o que terá sucedido às bactérias ? Tenho muitas plantas e poucos peixes. Será que é de esperar alguma catastrofe ? O que fariam ?

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres o teste da amónia amanhã mede.Mas se não notares a água toda esbranquiçada não creio que as bactérias tenham morrido,pois 10h é bastante pouco para morrerem.Há relatos que duram perto de 76h.Mas nada como controlares a amónia e ires vendo o comportamento dos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Segundo o que li, as bactérias sem água duram cerca de 4h. Como isso foi tudo desligado, o filtro interno continuou dentro do aqua (bactérias continuaram imersas), e o externo também continuou com água dentro do copo (mesma coisa que no interno). Por isso, acho que não deve haver crise! A não ser uma "frente polar" para os peixes... :D

 

Corrijam-se se estiver enganado...

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitas plantas, poucos peixes, não me parece grande problema.

 

As bactérias não morrem todas por falta de circulação, o que pode acontecer é que devido à baixa da temperatura os processos sejam mais lentos e consequentemente as bactérias não se reproduzem tão rápido. Mas logo que a temperatura volte ao normal tudo fica como dantes. Alguns tipos de bactérias podem morrer (as que precisam de O2) e aumentar muito as que não precisam de O2. Mas nada que possa afectar muito o eco sistema.

 

Os peixes podem sofrer mais que tudo o resto. Mas 19C não é muito baixo.

 

Boa sorte

PauloA :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em príncipo não deves ter problemas, pelas razões acima apontadas. No aquário que tenho ao lado do PC, com um casal de Sumbus e outro casal de não me lembro o nome, o filtro ficou desligado quase dois dias! Só reparei porque não vi a agitação de água como era normal. Lembrei-me logo que tinha faltado a corrente eléctrica por aqui no domingo de manhã, durante algumas horas. Como tenho os filtros externos ligados a UPS's, não me preocupei. O azar é que esta UPS resolveu não arrancar. Só dei por ela hoje, eram umas 4 da matina. Liguei manualmente, os peixes aparentemente estão bem de saúde e a água está limpa, sem a turvação característica causada pela morte das bactérias.

Em princípio não devo ter problemas, assim como no teu caso. De qualquer modo vai dando novidades.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já tudo parece normal. Não tenho turvação na água e os peixes parecem bem. Não tenho teste de amónia. Aumentei hoje a duração da luz hoje para compensar o apagão de ontem. Amanhã meço os nitritos e devo fazer uma TPA intermédia ( normalmente faço apenas 1xsemana 20-30%). Vamos ver o que acontece...

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.