Recommended Posts

Publicado

Viva;

Chegou hoje o meu filtro o Sacem 1000, e as massas filtrantes e me aconselharam a comprar foram: Ehfi Lav e Ehfi substrat.

Acoontece que não entendo nada disto sou um zero pois é o meu 1º Filtro externo, já pesquisei bastante mas ainda fiquei mais baralhado, o meu filtro tem 4 compartimentos, quais devo por primeiro ? da ordem de cima para baixo s.f.f

Preciso comprar mais algum tipo da massa ? aqui no forum fala-se muito em esponja :wink:

Já agora o aquecedor pode tar na horizontal no fundo do aqua ? ou seja totalmente subemerso?

Obrigado

Publicado:
Viva;

Acoontece que não entendo nada disto sou um zero pois é o meu 1º Filtro externo, já pesquisei bastante mas ainda fiquei mais baralhado, o meu filtro tem 4 compartimentos, quais devo por primeiro ? da ordem de cima para baixo s.f.f

Preciso comprar mais algum tipo da massa ? aqui no forum fala-se muito em esponja  :wink:  

Deverás dar prioridade no sentido de entrada > saída de água a material de filtragem mecânica > filtragem biológica, ou seja tentar que a água que chega à camada final de filtragem biológica chegue à mesma com a menor quantidade de matéria orgânica em suspensão possível.

Poderás optar no sentido de entrada > saída (ou seja da camada inferior para a camada superior) por uma configuração de:

1. Esponja "grossa" (as esponjas azuis da Eheim)

2. Esponja "fina" (as esponjas brancas da Eheim)

3. Cerâmicas (Cilindros, Eheim EHFI MECH)

4. Bio Balls (Esferas, Eheim EHFI Substrat Pro)

Pedro Mateus

- Plantados (240L e 15L) http://viriato.net/aquarium

- Membro de http://www.aquatic-gardeners.org/

- Realizador e Produtor DVD Takashi Amano em Lisboa, Portugal, 2005

Publicado:

Mas entao necessito de esponja ? é que nao tenho.

Publicado:

O que é isso de filtragem mecanica e biologica ? :P , no meu filtro o agua enta e sai por cima.

Só mais uma pergunta o termometro pode estar no fundo do aqua na horizontal ?

Publicado:
O que é isso de filtragem mecanica e biologica ?  :P  , no meu filtro o agua enta e sai por cima.

Filtragem mecânica são as ferramentas e técnicas que usam, tipicamente, esponjas e anéis/cilindros de cerâmica para "quebrar" ou "reter" elementos e partículas de matéria orgânica em suspensão. Filtragem biológica são as ferramentas e técnicas que usam, tipicamente, suportes referidos geralmente como "bio balls" para a fixação de bactérias "boas" que ajudam a transformar positivamente, por acção biológica, vários componentes do fluxo a filtrar. A ordem já indicada separa estas duas filtragens entre os vários componentes e respectivas acções.

As entradas que encontras no filtro corresponde à injecção da água de entrada do aqua para o filtro a partir do topo em direcção à base do "contentor" do filtro. A partir da base, o fluxo a filtrar atravessa as várias camadas de matéria filtrante (de baixo para cima), até à saída de retorno ao aqua.

Só mais uma pergunta o termometro pode estar no fundo do aqua na horizontal ?

Assumo que queiras referir-te a termoestato (aquecedor) e não a termómetro (medidor). Desde que não seja colocado encostado ao areão é uma posição possível. Há quem prefira uma posição na diagonal ou a repartição do aquecimento com 2 termoestastos na vertical em cada um dos cantos anteriores. São todas opções possíveis.

Pedro Mateus

- Plantados (240L e 15L) http://viriato.net/aquarium

- Membro de http://www.aquatic-gardeners.org/

- Realizador e Produtor DVD Takashi Amano em Lisboa, Portugal, 2005

Publicado:

Olá!

Eu já tive um filtro desses e recomendo a disposição diferente da referida pelo Pedro

Como a água entra por baixo ou seja a entrada é feita por cima mas esta circula no filtro de baixo para cima, aconselho a montares o filtro da matéria mais grossa para a mais fina ou seja:

De baixo para cima

1-Ceramicas (ehfimech, sera biopur ou outros)

2-Esponja azul

3-Massa filtrante biológica (eheim ehfisubstrat, sera siporax ou bioballs ou outros)

4-la de vidro (perlon)

2.gif

Espero ter ajudado

:oops:

Banner-1.png
Publicado:
Filtragem mecânica são as ferramentas e técnicas que usam, tipicamente, esponjas e anéis/cilindros de cerâmica para "quebrar" ou "reter" elementos e partículas de matéria orgânica em suspensão

Boas, sempre tive a ideia que as cerâmicas se incluiam na filtração biológica, ceramicas e bioballs enquanto que as esponjas, lã filtrante, servisse para a mecanica, só para reter a sujidade.

Sendo assim, so as bioballs contribuem para a filtragem biológica? PAra reter as bacterias?

cheers

Pic_652_1.jpg
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!