Ixnay Publicado Maio 11, 2009 Publicado Maio 11, 2009 Boas pessoal Tenho um gravissimo problema com os meus peixes, estive a pesquisar no forum e encontrei um post de uma pessoa ke teve o mesmo problema, vou deixar o Post aqui pq e mesmo a mesma coisa, eu pretendo e sair se alguem sabe me dizer o que causa esta situação dos peixes ja me morreu um palhaço e a hepatus infelizmente acho que vai pelo mesmo caminho..... Aqui vai o Post desse membro e com fotos. Pessoal, tenhoum Hepatus a mais ou menos 1 mês, e ele estava super bem comendo bem e tudo. De duas semanas pra cá ele ficou com um pouco de ictio e comecei a variar bem a comida e dar mais vezes. Agora ele está pior, com uma cor bem opaca, e nã está enchergando por isso não está comendo a dois dias. Ontem dei um banho de agua doce nele de 1.3minutos para ver se melhora. Mas acho que não é mais ictio que ele tem pois está ficando bem claro e sem comer. O olho também está embaçado. Alguém pode me ajudar. Como faço para mandar as fotos dele para vcs verem ? As fotos estão em http://picasaweb.google.com.br/amarcond/HepatusDoente# Preciso mesmo de saber o ke pode causar isso. Ajudem-me. Cumps Obrigado
lionman Publicado: Maio 11, 2009 Publicado: Maio 11, 2009 Boas pessoal Tenho um gravissimo problema com os meus peixes, estive a pesquisar no forum e encontrei um post de uma pessoa ke teve o mesmo problema, vou deixar o Post aqui pq e mesmo a mesma coisa, eu pretendo e sair se alguem sabe me dizer o que causa esta situação dos peixes ja me morreu um palhaço e a hepatus infelizmente acho que vai pelo mesmo caminho..... Aqui vai o Post desse membro e com fotos. Pessoal, tenhoum Hepatus a mais ou menos 1 mês, e ele estava super bem comendo bem e tudo. De duas semanas pra cá ele ficou com um pouco de ictio e comecei a variar bem a comida e dar mais vezes. Agora ele está pior, com uma cor bem opaca, e nã está enchergando por isso não está comendo a dois dias. Ontem dei um banho de agua doce nele de 1.3minutos para ver se melhora. Mas acho que não é mais ictio que ele tem pois está ficando bem claro e sem comer. O olho também está embaçado. Alguém pode me ajudar. Como faço para mandar as fotos dele para vcs verem ? As fotos estão em http://picasaweb.google.com.br/amarcond/HepatusDoente# Preciso mesmo de saber o ke pode causar isso. Ajudem-me. Cumps Obrigado Viva, Pelas fotos parece-me Oodinium e não Cryptocarium. Infelizmente o Oodinium é extremamente mortal e o peixe parece-me bastante atacado. O unico tratamento conhecido para o Oodinium passa pela colocação do peixe num aquario de quarentena sujeito a um tratamento de cobre. Existe um medicamento da Aqua Medic (Exodin) que diz não ser prejudicial para os invertebrados mas que apenas tenta controlar os efeitos colaterais da doença e não erradicar a mesma. Neste o melhor a fazer e alimentar com comida complementada com alho (extrato ou concentrado) de forma a reforçar o mecanismo imunologico do peixe. Caso o peixe morra, o conselho que faço e colocar o seu aquario principal de quarentena para que o parasita morra (ele morre sem hospedeiro). O seu aquario parece-me com um pouco de algas, quais são os parametros da agua ? Qualquer duvida não hesite.
Ixnay Publicado: Maio 11, 2009 Autor Publicado: Maio 11, 2009 Viva, Pelas fotos parece-me Oodinium e não Cryptocarium. Infelizmente o Oodinium é extremamente mortal e o peixe parece-me bastante atacado. O unico tratamento conhecido para o Oodinium passa pela colocação do peixe num aquario de quarentena sujeito a um tratamento de cobre. Existe um medicamento da Aqua Medic (Exodin) que diz não ser prejudicial para os invertebrados mas que apenas tenta controlar os efeitos colaterais da doença e não erradicar a mesma. Neste o melhor a fazer e alimentar com comida complementada com alho (extrato ou concentrado) de forma a reforçar o mecanismo imunologico do peixe. Caso o peixe morra, o conselho que faço e colocar o seu aquario principal de quarentena para que o parasita morra (ele morre sem hospedeiro). O seu aquario parece-me com um pouco de algas, quais são os parametros da agua ? Qualquer duvida não hesite. Viva Essas fotos nao sao do meu aquario, sao do membro que pos o post, o que acontece e ke o caso e mto parecido entao eu aproveitei esse Post. Uma pergunta será possivel a proveniencia ser de mudanças de temperatura, quando o termoestacto nao esta bom? Cumps Rodrigo Rebelo
lionman Publicado: Maio 11, 2009 Publicado: Maio 11, 2009 Viva Essas fotos nao sao do meu aquario, sao do membro que pos o post, o que acontece e ke o caso e mto parecido entao eu aproveitei esse Post. Uma pergunta será possivel a proveniencia ser de mudanças de temperatura, quando o termoestacto nao esta bom? Cumps Rodrigo Rebelo A mudança de temperatura não provoca o aparecimento do parasita, o que provoca é condições para que ele se desenvolva mais rápido. Se a isto somarmos o stress que causa aos peixes as mudanças bruscas de temperatura, temos todas as condições reunidas para esse cenário. Cpts.
Ixnay Publicado: Maio 11, 2009 Autor Publicado: Maio 11, 2009 A mudança de temperatura não provoca o aparecimento do parasita, o que provoca é condições para que ele se desenvolva mais rápido. Se a isto somarmos o stress que causa aos peixes as mudanças bruscas de temperatura, temos todas as condições reunidas para esse cenário. Cpts. Exacto parece-me que sim, fui comprar um termostacto novo, e termometro, pelo ke percebi tive azar pois o termostacto que tinha aquecia so quando lhe apaetecia, e á noite quando não havia iluminação devia variar bastante a temperatura, agora esta estabilizada e tou a notar um comportamente diferente na vida do aquario, para ja nao dizer ke a hepatus ainda apresenta alguns pontos brancos, mas melhorou a olhos vistos e ja come e procura comida o palhaço infelizmente de manha ja tinha morrido...... Alias eu cheguei a esta conclusao pois a hepatus de manha estava muito parada nao se assustava e estava sempre encostada ao termostacto, tal como o camarão ficava sempre nessa zona do akuario e sempre escondido, agora ja esta muito mais a mostra e do outro lado do akuario, o hepatus anda escondida mas e normal ainda deve estar a sofrer bastante de stress, é possivel este cenario que descrevi? cumps Rodrigo Rebelo
lionman Publicado: Maio 11, 2009 Publicado: Maio 11, 2009 Exacto parece-me que sim, fui comprar um termostacto novo, e termometro, pelo ke percebi tive azar pois o termostacto que tinha aquecia so quando lhe apaetecia, e á noite quando não havia iluminação devia variar bastante a temperatura, agora esta estabilizada e tou a notar um comportamente diferente na vida do aquario, para ja nao dizer ke a hepatus ainda apresenta alguns pontos brancos, mas melhorou a olhos vistos e ja come e procura comida o palhaço infelizmente de manha ja tinha morrido...... Alias eu cheguei a esta conclusao pois a hepatus de manha estava muito parada nao se assustava e estava sempre encostada ao termostacto, tal como o camarão ficava sempre nessa zona do akuario e sempre escondido, agora ja esta muito mais a mostra e do outro lado do akuario, o hepatus anda escondida mas e normal ainda deve estar a sofrer bastante de stress, é possivel este cenario que descrevi? cumps Rodrigo Rebelo Viva rodrigo, Sim é possível um cenário de termoestato avariado (aliás existem dezenas de acidentes dessa natureza em que os piores são quando o termoestato encrava e não para de subir a temepratura). Agora como referi é dar comida misturada com alho para ajudar a restabelecer o Hepatus (caso tenha sido essa a causa). Mantem a malta informada.
Ixnay Publicado: Maio 12, 2009 Autor Publicado: Maio 12, 2009 Viva rodrigo, Sim é possível um cenário de termoestato avariado (aliás existem dezenas de acidentes dessa natureza em que os piores são quando o termoestato encrava e não para de subir a temepratura). Agora como referi é dar comida misturada com alho para ajudar a restabelecer o Hepatus (caso tenha sido essa a causa). Mantem a malta informada. Obrigado pela ajuda Lionman. Hoje acordei cedo para vir trabalhar nem tive tempo para observar como deve ser o hepatus, mas pelo menos deu pa ver que estava vivo. Visto eu ser principiante, explica-me como e qauntidades e que junto de alho a comida, e junto ao que a artemia (a comida congelada) e quantas vezes por semana devo dar comida junta com alho. Cumps
lionman Publicado: Maio 12, 2009 Publicado: Maio 12, 2009 Obrigado pela ajuda Lionman.Hoje acordei cedo para vir trabalhar nem tive tempo para observar como deve ser o hepatus, mas pelo menos deu pa ver que estava vivo. Visto eu ser principiante, explica-me como e qauntidades e que junto de alho a comida, e junto ao que a artemia (a comida congelada) e quantas vezes por semana devo dar comida junta com alho. Cumps Viva, Podes comprar mesmo concentrado de alho ou se quiseres tens por exemplo o Lipovit da Tropic Marin que também tem alho (além das vitaminas). No caso de não comprares nada é questão de espremeres o sumo do alho à Artémia ou Mysis (Mysis tem bastante mais proteina, pelo que seria mais conveniente). Não te esqueças da componente "herbivora" do hepatus (ex: spirulina). Nesta fase deveras juntar todos os dias alho à comida. Também existe comida congelada da TMC que já vem com alho (cubos de artémia com alho ou som spirulina).
Ixnay Publicado: Maio 12, 2009 Autor Publicado: Maio 12, 2009 Viva, Podes comprar mesmo concentrado de alho ou se quiseres tens por exemplo o Lipovit da Tropic Marin que também tem alho (além das vitaminas). No caso de não comprares nada é questão de espremeres o sumo do alho à Artémia ou Mysis (Mysis tem bastante mais proteina, pelo que seria mais conveniente). Não te esqueças da componente "herbivora" do hepatus (ex: spirulina). Nesta fase deveras juntar todos os dias alho à comida. Também existe comida congelada da TMC que já vem com alho (cubos de artémia com alho ou som spirulina). Yep, eu tenho Artémia e Mysis congelada, para fazer hoje (epa eu sei que tou a ser chato mas preciso de saber para nao fazer a mais nem a menos) pego noum dente de alho corto em fatias e esmago uma fatia e junto as mysis que der de alimento hoje? Pode ser ou é de demais, dame um exemplo por favor. Mais uma vez obrigado pela ajuda Cumps
lionman Publicado: Maio 12, 2009 Publicado: Maio 12, 2009 Yep, eu tenho Artémia e Mysis congelada, para fazer hoje (epa eu sei que tou a ser chato mas preciso de saber para nao fazer a mais nem a menos) pego noum dente de alho corto em fatias e esmago uma fatia e junto as mysis que der de alimento hoje? Pode ser ou é de demais, dame um exemplo por favor. Mais uma vez obrigado pela ajuda Cumps Estas a vontade ! Partes um dente de alho e esmagas, tipicamente para que o sumo verta por cima da mysis (e preferivel mysis nesta fase), ou fazes um pure de uma fatia e misturas com a mysis. Não pode e ser demasiado porque ele pode rejeitar. Como disse é sempre bom comprares algo com alho mas também vitaminas (p.ex. lipovit) deitas diariamente uns pingos tipicamente por cima da artémia porque a mysis já tem mais proteina e consequentemente é mais nutritiva.
Ixnay Publicado: Maio 12, 2009 Autor Publicado: Maio 12, 2009 Estas a vontade ! Partes um dente de alho e esmagas, tipicamente para que o sumo verta por cima da mysis (e preferivel mysis nesta fase), ou fazes um pure de uma fatia e misturas com a mysis. Não pode e ser demasiado porque ele pode rejeitar. Como disse é sempre bom comprares algo com alho mas também vitaminas (p.ex. lipovit) deitas diariamente uns pingos tipicamente por cima da artémia porque a mysis já tem mais proteina e consequentemente é mais nutritiva. Ok Lionman Obrigadão ganda ajuda mesmo, preciso mesmo de saber essas pequenas coisas. è verdade o hepatus hoje parece outro anda de um lado po outro, ja se fartou de comer mysis e andou a "picar" algas, esta mesmo a recuperar bem. Alguma sugestão de lojas na zona de sintra ou cascais onde encontre esse tipo de comida com alho? cumps
lionman Publicado: Maio 13, 2009 Publicado: Maio 13, 2009 Ok Lionman Obrigadão ganda ajuda mesmo, preciso mesmo de saber essas pequenas coisas.è verdade o hepatus hoje parece outro anda de um lado po outro, ja se fartou de comer mysis e andou a "picar" algas, esta mesmo a recuperar bem. Alguma sugestão de lojas na zona de sintra ou cascais onde encontre esse tipo de comida com alho? cumps Sintra ou Cascais tens a Naturline e Aquamagia (ambas devem ter mas telefona antes de ires). Ainda bem que ele está a recuperar bem ! :D
Ixnay Publicado: Maio 14, 2009 Autor Publicado: Maio 14, 2009 Sintra ou Cascais tens a Naturline e Aquamagia (ambas devem ter mas telefona antes de ires). Ainda bem que ele está a recuperar bem ! :D Lionman obrigadissimo pela ajuda, o hepatus ja esta a 100%, ontem fui comprar nori, e fartou-se de comer, tenho dado misis e claro ele agradece, ta completamente recuoperado. Por enquanto ta tudo ok, sempre que tiver alguma duvida comunico. Cumps
Recommended Posts