Recommended Posts

Publicado

Boas, adquiri recentemente uns testes de NO3, PO4 e Fe, pois estava com um boom de algas e quero acabar com elas. Hoje, algumas horas depois de ter feito uma TPA e de ter limpo grande parte das algas fiz os testes que deram os resultados de:

NH3 : 0.6 mg/l

NO2 : 0.3 mg/l

NO3 : 30 mg/l

PO4 : 0.25 mg/l

Fe : 0 mg/l

Tenho lido muito, mas continuo com duvidas e confuso e venho pedir a vossa ajuda para equilibrar isto. Tenho cá em casa Ferropol 24, Seachem Flourish e Tropica Plant Nutrition +. Acho que tenho o PO4 e o Fe um bocado em baixo e pergunto-vos qual a melhor forma de os subir e até que valores, e se posso usar algum dos produtos que tenho ou o que aconselham.

Para completar tem 240lts, 3x54w T5 10000K, CO2 pressurizado, akadama, mais plantas que peixes entre elas vallisnerias nanas, echinodorus tenellus, anubias nanas, e mais umas duas que desconheço e umas flutuantes. Tenho algas filamentosas por todo lado.

Que me dizem?

Abraço

Bruno Farinha

Publicado: (editado)
Boas, adquiri recentemente uns testes de NO3, PO4 e Fe, pois estava com um boom de algas e quero acabar com elas. Hoje, algumas horas depois de ter feito uma TPA e de ter limpo grande parte das algas fiz os testes que deram os resultados de:

NH3 : 0.6 mg/l

NO2 : 0.3 mg/l

NO3 : 30 mg/l

PO4 : 0.25 mg/l

Fe : 0 mg/l

Tenho lido muito, mas continuo com duvidas e confuso e venho pedir a vossa ajuda para equilibrar isto. Tenho cá em casa Ferropol 24, Seachem Flourish e Tropica Plant Nutrition +. Acho que tenho o PO4 e o Fe um bocado em baixo e pergunto-vos qual a melhor forma de os subir e até que valores, e se posso usar algum dos produtos que tenho ou o que aconselham.

Para completar tem 240lts, 3x54w T5 10000K, CO2 pressurizado, akadama, mais plantas que peixes entre elas vallisnerias nanas, echinodorus tenellus, anubias nanas, e mais umas duas que desconheço e umas flutuantes. Tenho algas filamentosas por todo lado.

Que me dizem?

Abraço

Quantas horas tens de luz???

o espectro do luz eu prefiro sempre todas diferente no teu caso talvez 6000k 8000k e 10000k de traz para a frente a potencia que tens acho que é suficiente mais uma de 54w tambem não ia matar por la nada :bad-words:

Mas ja ja ja

Baixar esse no3 para no máximo 10 20 com tpa's (ideal ente 5 e 10) e depois subir o po4 para uma relação de 1:10 com o no3 com esses já vais parar o bom de algas para já não ligues mais do que 7 horas a iluminação quanto ao Fe basta pores quando as luzes acendem 4 gotas de Ferropol 24

Editado por meninuuuuu
Publicado:

Boas, actualmente estava com 8h d luz. Em relação as lampadas comprei a calha recentemente e lampadas novas só daqui a um ano +/- que estas têm que render. Agora vamos aos valores, baixar o NO3 é facil, em relação ao ferro vou manter então as gotas de Ferropol 24 e as 7h de iluminação. Agora em relação ao PO4 como faço para o subir, algum dos produtos que tenho servem, ou o que aconselhas?

Obrigado e abraço!

Bruno Farinha

Publicado:

Viva,

Uma dose de artémia congelada é capaz de subir isso ;)

O nPk da tropica tem P

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
Viva,

Uma dose de artémia congelada é capaz de subir isso :doofywave:

O nPk da tropica tem P

cumps

Boas

Acho que nem com uma caixa, com 15 tetras é dificil... Qual é o NPK da Tropica? Tropica Plant Nutrition +?

Obrigado

Abraço

Boas

Que Seachem Flourish tens? existe um de PO4, é o que uso pois tambem tenho o mesmo problema de falta de PO4 no aquario plantado. Nitratos com fartura e falta de PO4 leva a um boom de algas.

CUmprimentos, Nuno Pinto

Boas, o que tenho é o Seachem Flourish (apenas assim, será o normal acho), medi hoje de novo e esta mesmo a 0 o Po4. Consigo limpar a grande parte delas, mas depois mais um dia ou dois volta ao mesmo porque não consigo acertar os valores. Podes-me dizer que produtos usas?

Obrigado

Abraço

Bruno Farinha

Publicado:

Boas.

Primeiro,acho que tens um espectro de luz muito alto.Todos esses kelvins são uma boa ajuda para a prpagação de algas se tiveres aluz ligada muito tempo.

Segundo,para aumentares os valores de PO4 tens 2 maneiras:

-Podes adicionar mais comida do que estas a adiconar agora,é um bom meio para aumentar o PO4

-Podes comprar o fertilizante na horizonte aquatico(lquido ou para dissolver),fosfato monopotassico(KH2PO4)

Espero ter ajudado

psacram

Publicado:

Boas psacram!

As luzes estão as 3 ligadas durante 7h por dia, infelizmente eram os kelvins que vinham, quanto aos Po4 ao usar comida não subo também os Nitratos (por decomposição da mesma)? Só existe a da Horizonte Aquatico? A minha noção de química é praticamente nula, KH2PO4 é o mesmo?

Abraço e obrigado!

Bruno Farinha

Publicado:

Boas Carlos, acho que vai ser a minha opção, comprar alguns produtos da linha da Seachem e seguir +/- o plano deles. Estive agora a fazer uma TPA e as algas estão a finalmente a diminuir a olhos vistos. Infelizmente e para grande tristeza minha parti o drop checker quando o estava a limpar cá fora, acabei por encomendar um da net junto com 2 doses de flame moss (que tanto procurava) num site estrageiro, fica por cerca de 20€.

Agora voltando ao tópico, vamos lá ver se é isto que necessito:

Seachem Flourish (já tenho)

Seachem Iron ----------------------- Subir Fe

Seacehm Phosphorus --------------- Subir Po4

Seachem Nitrogen ------------------- Subir No3

Seachem Trace (micros)

Seachem Excel (acham necessario, pois tenho co2 pressurizado?)

Tou a fazer bem as contas ou nem por isso? Quem usa recomenda?

Vou fazer uns testes aos valores e ver o que dá.

Abraço e obrigado a todos mais uma vez.

Bruno Farinha

Publicado:

O Seachem Excel é uma bom aliado no combate a algas, faz uma pesquisa no forum e vez a maioria usa este produto para combater algas, quando estão controladas ou erradicadas deixa-se de usar.

Publicado:

Já tenho lido várias vezes Carlos, há até quem injecte directamente sobre as algas Seachem Excel ou Água Oxigenada, com bons resultados. Mas eu queira primeiro acertar os valores, que é esse o grande problema.

Testes feitos depois da TPA, ficou algo a volta destes valores (maravilhosos testes de cores da Hagen):

No2 : 0.2

Nh3 : 0

Fe : 0

Po4 : 0.5

No3 : 8

Foi fertilizado com 5 gotas Ferropol 24 (micros) e 20ml de Tropica Plant Nutrition + (dose inferior ao recomendado). Vamos a ver como estão os valores depois.

Abraço

Bruno Farinha

Publicado:
Já tenho lido várias vezes Carlos, há até quem injecte directamente sobre as algas Seachem Excel ou Água Oxigenada, com bons resultados. Mas eu queira primeiro acertar os valores, que é esse o grande problema.

Testes feitos depois da TPA, ficou algo a volta destes valores (maravilhosos testes de cores da Hagen):

No2 : 0.2

Nh3 : 0

Fe : 0

Po4 : 0.5

No3 : 8

Foi fertilizado com 5 gotas Ferropol 24 (micros) e 20ml de Tropica Plant Nutrition + (dose inferior ao recomendado). Vamos a ver como estão os valores depois.

Abraço

Achas porreiros os testes?

Quanto te custaram?

Eu tenho uns da Elos e/ou eu sou um nabo, ou não sei.. é que é complicado ver as cores lol

Boa sorte com isso, tou com o mesmo problema que tu :-D

Vai dizendo coisas :D

Publicado:
Achas porreiros os testes?

Quanto te custaram?

Eu tenho uns da Elos e/ou eu sou um nabo, ou não sei.. é que é complicado ver as cores lol

Boa sorte com isso, tou com o mesmo problema que tu ;)

Vai dizendo coisas omg

Boas João!

Os testes comprei na Aquaplante ficou entre os 12€/15€ de Po4, Fe e No3, comprei estes porque são os mais baratos que encontro, mas aquilo tem tanta precisão como a tarologa Maya :) , a escala de cores tem um intervalo enorme entre valores, é mesmo só para controlar por alto.

Entretanto acabei por me decidir nos fertilizantes, encomendei Po4, Fe e NK da Horizonte Aquatico. Vamos lá ver se é desta que consigo fazer alguma coisa com os valores.

Abraço!

Bruno Farinha

Publicado:

Boas João, é que as vezes fico ali as aranhas a olhar para a escala de côres que é muito manhosa e dá-me para isto...

Quanto a novidades, chegou a encomenda da Horizonte Aquatico que ficou bem mais em conta que o conjunto da Seachem e trazia umas "pipetas" tipo as do testes para dosear o liquido para o aqua, com escala e tudo.

Em relação as algas, já conto com 5 SAE's e cerca de 3 TPA's por semana e esta sob controlo, penso eu... Quem agradece a água das TPA's são as flores que tenho nas varandas que estão com uma força desomunal.

Abraço

Bruno Farinha

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas!

Depois de muitas leituras, conselhos e sugestões daqui do pessoal do forum, depois de conseguir atingir um equilibrio nos valores, usando os testes para os controlar e de muitas TPA's finalmente posso dizer que se acabaram as algas, completamtne irradicadas. :discuss_gathering:

Actualmente fertilizo diariamente com Fe da HA e Ferropol24, de 2 em 2 com Seachem Excel e semanalmente corrijo o ligeiro desiquilibrio (se for necessario) de Po4 e No3 também da HA, e os SAE e os camarões vão fazendo a manutenção. As plantas estão mais verdes que nunca, a crescer a um ritmo enorme. Realmente é tudo uma questão de paciência.

Abraço

Bruno Farinha