Scubadiving Publicado Maio 10, 2009 Publicado Maio 10, 2009 Boas Tenho um molly com a doença do veludo há mais de duas semanas (aparentemente não contaminou mais nenhum peixe). Fiz o tratamento da água com Protozin (whitespot & fungus) 1, 2, 3 e 6 dias, esperei 48 horas e repeti (tal como consta nas inscrições). Embora me pareça que tenha melhorado nas barbatanas, porém o «veludo branco» apanhou-lhe um olho. Na loja aconselharam-me a fazer um tratamento, em separado, com sal, meia hora por dia. Alguém me sabe dizer a salinidade aconselhável para este tipo de peixe/doença? Obrigado Citar
tfncruz Publicado: Maio 10, 2009 Publicado: Maio 10, 2009 O ideal é arranjares um aquário à parte (com aquecedor e filtro de esponja) que sirva de hospital (20L chegam)... e fazes o tratamento aí. Temperatura a 30, 1 colher de sopa de sal por cada 20l de água, e uma bomba de ar a funcionar para oxigenar bem a água. Isto deve resolver o problema... De qualquer forma espera para ouvires mais opiniões Nunca usei sal para tratar doenças... Boa sorte! Citar Tiago Cruz avista.naocoisas.com
Scubadiving Publicado: Maio 10, 2009 Autor Publicado: Maio 10, 2009 Estou a utilizar um alguidar com um aquecedor. Aconselharam-me a fazer o tratamento 30 minutos. É o que tenho feito, duas vezes por dia, uma colher de chá por cada litro de água. Mas se alguém soubesse mesmo qual a densidade correcta, pois possuo um salimetro. E já agora a questão temporal (tendo em conta que não tenho outro filtro, nem bomba de ar para meter no «alguidar»), 30 minutos não parece pouco? Mais uma vez, obrigado! Citar
alfapa Publicado: Maio 10, 2009 Publicado: Maio 10, 2009 O que se aconselha é 3 a 5 g/Litro para imersões prolongadas, 2 ou 3 dias... Para imersões de curta duração os valores podem ir para o dobro. Normalmente as imersões em alto teor de sal não deve ser muito prolongadas. Os 30 minutos parecem-me correctos. A literetura que tenho varia entre os 15/20 minutos e 1 hora. O que é também aconselhável é colocar algum sal no aquario para matar esses protozoarios. PauloA Citar
Scubadiving Publicado: Maio 14, 2009 Autor Publicado: Maio 14, 2009 Só para informar, e agradecer à malta, que os meus peixinhos estão bons e recomendam-se. A doença ainda passou para a molly fêmea (pudera o macho não a larga nem um segundo); mas assim que comecei com os tratamentos com sal, 2 X por dia, a coisa começou logo a melhorar e encontram-se praticamente curados. Resumindo, o que o remédio não fez em 15 dias, fez o sal em 3! Citar
alfapa Publicado: Maio 14, 2009 Publicado: Maio 14, 2009 Boas! Ainda bem! Podes manter algum sal no aqua, as mollies agradecem! Adicionas sempre algum após as TPAs. PauloA Citar
Recommended Posts