Recommended Posts

Publicado

Boa tarde.

Peço a vossa ajuda na escolha de uma calha para o meu aquário.

Neste momento, em termos de iluminação, tenho uma HQI 150 watts, de 10000kelvins ( penso que seja assim), tenho outra da Lifetech modificada com lâmpadas PLL que no total penso que tenha 100w (comprei-a a um colega meu). Tenho ainda mais uma calha que veio com o aquário, que tem 2 lâmpadas T8 30w cada, que são as lâmpadas azuis ( actinicas).

Por razões de logística quero comprar uma calha só com lâmpadas T5.

Sei que o ideal era ter 2*HQI, mas o aquário está no meu quarto e o calor destas 3 calhas sente-se e bem! Também tenho a condicionante do dinheiro…

Do que andei a ver na internet, foram estas calhas:

-Calha de 90cm da odysseia com 90cm 4*t5( com balastros electrónicos);

-Jebo HQI JM210C 90CM 2*150W + 2*39W T5 Blue( não sei se têm balastros electrónicos, e sei que estas, têm um consumo elevado)

-Calha Blau Lumina 639

-Calha Blau Lumina 454

-Calha Blau Lumina 439

-Calha Dimax Power Light 100cm T5 8x39W

O meu aquário tem como dimensões: 100*60*60

Agradeço desde já qualquer tipo de ajuda.

Cumprimentos.

Publicado:

Boas.

Eu escolhia alguma coisa com 2x150w HQI, mas não era essa Jebo...qualidade fraca e consumos altos pela utilização de balastros eceltromagnéticos. Se a ideia é fugir às HQI, colocava alguma coisa com 6x39w T5, pelo menos.

Publicado:

Viva,

Não sei que tipo de aquário tens, mas imagino que queiras ter condições para todo o tipo de corais, por isso recomendaria pelo menos 6 x 39W em t5's

A marca ATI é excelente, o modelo powermodule tem um design superior e funciona muito bem, as sunpower é um modelo semelhante, mas não tão "robusto", não tem tão bom aspecto à vista, mas pelas informações que me têm dado é igualmente eficaz, tem o senão do máximo de lâmpadas por calha ser apenas 6. Que eu tenha visto não há de 8 ou de 10 lâmpadas.

Conheço quem tem Blau e também é uma excelente marca, se calhar em termos de preço aproxima-se mais às sunpower da ATI, mas com um exterior mais bonito. Possuem igualmente um sistema de ventilação e vários interruptores, se não estou em erro, 1 por cada 2 lâmpadas. Isto tem uma importância relativa, mas eu acho graça, porque assim pode-se ir ligando progressivamente e gastar menos luz.

Eu optaria por uma destas duas marcas.

Relativamente às lâmpadas, na minha opinião por ordem decrescente de qualidade:

ATI > Aquascience > Aquamedic > Osram.

Há mais marcas como as da korallenzucht, que dizem muito bem, mas pessoalmente só conheço estas. Depois de optares, pergunta aqui no fórum combinações possíveis, se fosse para mim optava por:

4 ATI Aqua-blue Special + 2 ATI Blue Plus

ou

3 ATI Aqua-blue Special + 2 ATI Blue Plus + 1 ATI Pro Color

logo.jpg