tiago719 Publicado Maio 5, 2009 Publicado Maio 5, 2009 Boas chamo me Tiago tenho 30 anos este é o meu 1º post aqui no forum ja tenho navegado muito por aqui mas so agora adquiri o meu aquario e iniciei me neste novo hobby , tenho obtido infos valiosas que ajudaram muito aqui. Tenho um aquario de pequeno de 50 lts, ja o tenho há uma semana e meia medi o ph-6,8 gh-7 kh-3. Sei que fui um pouco apressado mas comprei um corydora aeneus, segundo infos do fórum é um peixe que é resistente e introduzi o no aqua ao fim de uma semana já passaram 3 dias desde ele ter se mudado cá para casa e tudo corre dentro da normalidade(acho) precisava de uma ajuda na identificaçao para saber se o meu cory é macho ou é fêmea. Peço desculpa pela qualidade das fotos tentei tirar uma sem flas mas pouc se via entao tirei 2 com flash. Cmpts Tiago Rodrigues
mjm Publicado: Maio 6, 2009 Publicado: Maio 6, 2009 Olá! O/a coridora parece estar bem, não te preocupes com o sexo, não é muito fácil saber, principalmente quando são jovens, e de qualquer maneira não se quer um casal de coridoras e sim um grupo, para eles viverem felizes. Não ponhas muitos peixes muito depressa, faz bem o ciclo. Os coridoras aeneus são dos mais resistentes dos coridoras, mas não são muito resistentes às flutuações do ciclo, são sensíveis à amónia e aos nitritos como qualquer peixe e são mais sensíveis aos nitratos do que muitos peixes. Vai com calma e não te esqueças das trocas parciais de água (tpa). E não te esqueças de lhe dar comida, não demais. Cumps, João
tiago719 Publicado: Maio 6, 2009 Autor Publicado: Maio 6, 2009 (editado) Olá! O/a coridora parece estar bem, não te preocupes com o sexo, não é muito fácil saber, principalmente quando são jovens, e de qualquer maneira não se quer um casal de coridoras e sim um grupo, para eles viverem felizes. Não ponhas muitos peixes muito depressa, faz bem o ciclo. Os coridoras aeneus são dos mais resistentes dos coridoras, mas não são muito resistentes às flutuações do ciclo, são sensíveis à amónia e aos nitritos como qualquer peixe e são mais sensíveis aos nitratos do que muitos peixes. Vai com calma e não te esqueças das trocas parciais de água (tpa). E não te esqueças de lhe dar comida, não demais. Cumps, João Desde já muito obrigado pelo comment João. Como sou newbie as duvidas vão surgindo á medida que vou encontrando as contrariedades,ora aqui vai mais umas duvidas: 1º-É mais seguro fazer as TPA com agua de compra ? o que é necessário ter atençao nesse tipo de agua ? 2º-Como está na foto tenho um tipo de gravilha preta muito grande e já sei que vou ter juntar uma mais fina;vou ter graves perturbaçoes no meu aqua quando colocar e mesma? Desde Já muito obrigado por toda a ajuda. Editado Maio 6, 2009 por tiago719
mjm Publicado: Maio 6, 2009 Publicado: Maio 6, 2009 (editado) Olá! Tens que ter atenção ao pH da água das tpa, eu uso da torneira com um condicionador, uso o seachem prime porque também neutraliza os metais pesados e não faz mal aos camarões. Em relação ao areão para os cory é preciso que não tenha pontas cortantes. Se tivesses uma zona de areia fina eles adoram. Tem atenção que se puseres um areão ou areia mais fina por cima do grosso o fino tem tendencia a perder-se entre os buracos do outro, não faz o efeito desejado e pode compactar demais prejudicado as plantas. Para acrescentar areão ou areia com o aquário cheio e 'sem fazer muito barulho' ou levantar uma grande porcaria, é com calma, com um copo ou uma tijela cheia do areão ou areia baixas lentamente até ficar molhado, depois continua as baixar lentamente até tocar no fundo no sítio onde queres pôr e depois despejas lentamente. Depois sobes lentamente com o copo vazio e repetes até fazeres tudo o que queres. Boa sorte e bom trabalho. Cumps, João Editado Maio 6, 2009 por mjm
tiago719 Publicado: Maio 8, 2009 Autor Publicado: Maio 8, 2009 Olá! Tens que ter atenção ao pH da água das tpa, eu uso da torneira com um condicionador, uso o seachem prime porque também neutraliza os metais pesados e não faz mal aos camarões. Em relação ao areão para os cory é preciso que não tenha pontas cortantes. Se tivesses uma zona de areia fina eles adoram. Tem atenção que se puseres um areão ou areia mais fina por cima do grosso o fino tem tendencia a perder-se entre os buracos do outro, não faz o efeito desejado e pode compactar demais prejudicado as plantas. Para acrescentar areão ou areia com o aquário cheio e 'sem fazer muito barulho' ou levantar uma grande porcaria, é com calma, com um copo ou uma tijela cheia do areão ou areia baixas lentamente até ficar molhado, depois continua as baixar lentamente até tocar no fundo no sítio onde queres pôr e depois despejas lentamente. Depois sobes lentamente com o copo vazio e repetes até fazeres tudo o que queres. Boa sorte e bom trabalho. Cumps, João Boas Já fiz a tpa desta semana fiz em 30% e com agua engarrafada o ph da mesma era de 6,4 de acordo com o teste, gastei 1,5 euros em agua mas acho que é mais seguro que a da torneira. Mas tenho uma névoa branca na agua do aqua alguem me sabe dizer o que é ? Cmpts
mjm Publicado: Maio 8, 2009 Publicado: Maio 8, 2009 Vê se consegues ver uns bichinhos muito pequeninos. Se fôr isso, pôe uma pedra difusora com uma bomba de ar que isso passa em alguns dias. Isso acontece-me nalguns aquários sempre que mexo no musgo.
tiago719 Publicado: Maio 9, 2009 Autor Publicado: Maio 9, 2009 Vê se consegues ver uns bichinhos muito pequeninos.Se fôr isso, pôe uma pedra difusora com uma bomba de ar que isso passa em alguns dias. Isso acontece-me nalguns aquários sempre que mexo no musgo. Muito obrigado pelatua ajuda. Mais 1 pergunta, deverei colocar o aqua safe e produto de cultura de bacterias para a quantidade de agua que troque i?
vieiralg Publicado: Maio 9, 2009 Publicado: Maio 9, 2009 o aqua safe mete na agua que vais trocar antes de a meteres no aqua, a cultura de bacterias basta meteres no inicio que elas fixa-se ao filtro e areao (penso eu, foi como fiz)
mjm Publicado: Maio 9, 2009 Publicado: Maio 9, 2009 Quando uso água do garrafão não uso o condicionador. As bactérias só uso no início e se houver algum problema que me faça subir a amónia ou os nitritos, depois de fazer a tpa para os baixar junto nitrivec (da SERA) durante uns dias. Cumps, João
tiago719 Publicado: Maio 9, 2009 Autor Publicado: Maio 9, 2009 (editado) Quando uso água do garrafão não uso o condicionador. As bactérias só uso no início e se houver algum problema que me faça subir a amónia ou os nitritos, depois de fazer a tpa para os baixar junto nitrivec (da SERA) durante uns dias. Cumps, João Olá Joao hoje passei na fish planet para comprar mais 2 corys e comentei que tinha a agua com uma nevoa branca, e que tinha feito uma tpa de 30% com agua de compra. A pessoa disse me que poderia ter afectado o ciclo entao disse me para colocar o aqua safe e a cultura de bacterias de novo correspondente á agua que troquei, e assim o fiz mas a agua esbranquiçada apareceu me logo 3 dias apos de ter aquario e nunca mais desapareceu mesmo com esta tpa,já vai na 2 semana que o tenho; e coloquei como te tinha dito um habitante passado uma semana e meia. Comprei um produto que é o clear water mas tenho receio de o usar porque o mesmo diz que nao deve ser usado com o ph abaixo de 6 e o kh abaixo de 5; tendo eu testado a agua do meu aqua os valores são:ph 6,8 kh 3 gh 7. Aumentei a oxigenaçao e o fluxo do filtro a ver se resolve e estou na duvida se coloco o produto que se chama Clearwater da JBL. Vendo o aqua lateral parace esbranquiçada a agua de frente não. Cmpts Já Agora as specs Aqurio de 50 lts Filtro interno aquapor 300 lts hora com esponja filtrante ceramicas e carvão activado Bomba de ar com 2 pedras difusoras Termoestato scuba 100w Lampada 15 w Temperatura do aqua 26 ºc 4plantas artificiais Gravilha preta (xisto) não tenho a certeza. Aqui ficam uma fotos de como está. Editado Maio 9, 2009 por tiago719
mjm Publicado: Maio 10, 2009 Publicado: Maio 10, 2009 (editado) Olá! Esse produto nunca usei. Eu costumo seguir mais as instruções do rótulo ou do site do fabricante do que da pessoa da loja. Em particular nessa loja queriam vender-me um paleatus por aeneus, foi preciso teimar até ir buscar a enciclopédia dos peixes. É mesmo aqui ao pé. As bactérias não fazem mal, podes só estar a deitar dinheiro pelo cano, mas também não é muito. Experimenta limpar os vidros por dentro, às vezes criam uma película e parece que a água está turva, se não for isso mantem o arejamento, às vezes leva-me cerca de uma semana a desaparecer. Uma curiosidade, numa caixinha de criação de daphnias tinha a água toda turva, quase não via as daphnias, mas com são filtradoras não estava preocupada, o único problema era para colher, tinha que as filtrar antes de dar aos peixes. Um dia tirei um physa(caracol) grande dum aquário, e pus lá, no dia seguinte a água estava límpida e havia imensos flocos de 'porcaria' no fundo. Em príncipio o aquaclear o que faz é isso, flocular as partículas em suspensão, que por serem muito pequenas não estão a ser retiradas pelo filtro. Também podes acrescentar um pouco de lã ao filtro, ajuda a tirar as partículas pequenas. O carvão activado não faz falta, só quando se quer tirar remédios que se tenha adicionado, ou haja algum acidente. Cumps, João PS: Põe plantas naturais. Posso-te arranjar Egeria, flutuantes e musgo. Editado Maio 10, 2009 por mjm
tiago719 Publicado: Maio 11, 2009 Autor Publicado: Maio 11, 2009 (editado) Olá! Esse produto nunca usei. Eu costumo seguir mais as instruções do rótulo ou do site do fabricante do que da pessoa da loja. Em particular nessa loja queriam vender-me um paleatus por aeneus, foi preciso teimar até ir buscar a enciclopédia dos peixes. É mesmo aqui ao pé. As bactérias não fazem mal, podes só estar a deitar dinheiro pelo cano, mas também não é muito. Experimenta limpar os vidros por dentro, às vezes criam uma película e parece que a água está turva, se não for isso mantem o arejamento, às vezes leva-me cerca de uma semana a desaparecer. Uma curiosidade, numa caixinha de criação de daphnias tinha a água toda turva, quase não via as daphnias, mas com são filtradoras não estava preocupada, o único problema era para colher, tinha que as filtrar antes de dar aos peixes. Um dia tirei um physa(caracol) grande dum aquário, e pus lá, no dia seguinte a água estava límpida e havia imensos flocos de 'porcaria' no fundo. Em príncipio o aquaclear o que faz é isso, flocular as partículas em suspensão, que por serem muito pequenas não estão a ser retiradas pelo filtro. Também podes acrescentar um pouco de lã ao filtro, ajuda a tirar as partículas pequenas. O carvão activado não faz falta, só quando se quer tirar remédios que se tenha adicionado, ou haja algum acidente. Cumps, João PS: Põe plantas naturais. Posso-te arranjar Egeria, flutuantes e musgo. Obrigado Joao pela tua ajuda. Mais uma duvida tenho estado a alimentar as minhas corys com artémia congelada como nao tenho mais peixes no aqua ela acaba por chegar a eles, e o que noto é que a agua fica mais esbranquiçada nessa altura, aquilo vem em cubos tenho 3 corys apenas , a dosagem que tenho colocado é cerca de um terço de cubo será demais. Hoje comprei as pelets para peixes gato mas com tenho cascalho grosso tenho receio que eles nao consigam comer as pelets. Qual a quantidade de pelets devo colocar? Outra pergunta com que frequencia se aspira o fundo do aqua? Editado Maio 11, 2009 por tiago719
mjm Publicado: Maio 11, 2009 Publicado: Maio 11, 2009 Estás a fazer perguntas difíceis. -A artémia congelada não costumo usar, mas aconselharam-me a não pôr a água da descongelação, juntar um pouquinho de água do aquário e escorrer, assim já quase não turva. -Há pastilhas de tamanhos muito diferentes, eu tenho muitos peixes, o que os corys não comem comem os guppies ou os caracoís, mas se não comerem no dia seguinte deves ver restos entre o cascalho, isso deve ser aspirado e dar menos da próxima. Também há pastilhas que eles gostam mais que outras. - Há várias teorias, há quem diga que não se deve aspirar porque vai servir de substracto para as plantas, mas tu não tens plantas, há quem aspire cada vez que faz uma tpa, se retirares a água da tpa junto ao cascalho estás a aspirar ao mesmo tempo. Há quem faça uma aspiração mais intensa quando limpa o filtro ou quando vê muita porcaria por baixo no cascalho...ou se há um pico de amónia ou nitritos...ou um ataque de ictio... Cumps, João
tiago719 Publicado: Maio 11, 2009 Autor Publicado: Maio 11, 2009 Obrigado Joao Fiz como disseste aumentei a oxigenaçao e agua clariou hoje quando cheguei a casa notei muita diferença,talvez tambem por ja ter decorrido 2 semanas e o ciclo começa a estabilizar. na loja recomendaram me limpar o filtro de 2 em 2 semanas e trocar o carvao activado tambem, este fim de semana irei limpar o filtro fazer a tpa programada de 10% e aspirar tlavez irei introduzir 2 escalares :-D
mjm Publicado: Maio 11, 2009 Publicado: Maio 11, 2009 Eu costumo fazer 20%. Tira o carvão activado, já não faz falta , eles gostam de recomendar porque é o mais caro. Nesse espaço podes pôr lã de filtro ou outra esponja. Se calhar é cedo para pores os dois escalares, ainda puseste os cory há menos de uma semana não foi? Não te esqueças que os escalares crescem, 50l talvez seja pouco para eles, pergunta nessa área, eu nunca tive escalares. Se quizeres vir buscar as plantas envia MP. Cumps, João
tiago719 Publicado: Maio 12, 2009 Autor Publicado: Maio 12, 2009 Olá Joao hoje cheguei a casa e tinha a agua cristalina Mas como sou um gajo picuinhas notei que a agua tinha um cheiro a agua estagnada, tipo a garrafa de agua que está na minha mesinha de mesa de cabeceira apesar de a encher dia sim dia nao de vez em quando tenho de a lavar com sal. Isto será normal ?
mjm Publicado: Maio 12, 2009 Publicado: Maio 12, 2009 Os meus aquários também não cheiram a água da nascente. Acho que tem sempre o 'cheiro a aquário', principalmente se forem tapados. Mas quando há problema fica com um cheiro diferente. Por ex, se estiver com falta de oxigénio cheira a esgoto; com ampulária morta cheira super mal... Ah!! cristalina é mais bonita, e bom sinal João
tiago719 Publicado: Maio 12, 2009 Autor Publicado: Maio 12, 2009 (editado) Os meus aquários também não cheiram a água da nascente.Acho que tem sempre o 'cheiro a aquário', principalmente se forem tapados. Mas quando há problema fica com um cheiro diferente. Por ex, se estiver com falta de oxigénio cheira a esgoto; com ampulária morta cheira super mal... Ah!! cristalina é mais bonita, e bom sinal João Muito obrigado pela tua ajuda e vou aceitar a tua oferta mas eu nao tenho substracto vou ter de comprar para colocar. Sabes de alguma base de dados sobre os peixes com especificaçoes de ph dureza e afins? Vou começar a pensar na populaçao do meu aqua. Um abraço Editado Maio 12, 2009 por tiago719
tiago719 Publicado: Maio 12, 2009 Autor Publicado: Maio 12, 2009 Aqui ficam novas fotos do estado do aqua.
mjm Publicado: Maio 12, 2009 Publicado: Maio 12, 2009 (editado) As albinas ficam muito giras nesse chão preto. Gosto do aspecto, embora não dê muito jeito para as coridoras, elas gostam de focinhar à procura de comida. Isso são pedras de que tamanho? Estas plantas não precisam de substrato, na maior parte dos meus aquários não tenho substrato, só areão ou areia. Não tenho nenhum plantado, só aquários com plantas naturais de fácil manutenção. Quando quizeres combinamos. Há muitas bases de dados mas não tenho lá andado, ex: http://aquaworld.netfirms.com/ Aqui no fórum, no princípio de cada área há fichas sobre os peixes ou invertebrados respectivos, e se usares a pesquisa, onde diz google, aparece muita coisa. João Editado Maio 12, 2009 por mjm
Recommended Posts