Recommended Posts

Publicado

Gostaria que me dessem informaçao sobre escalares: alimentaçao, manutençao, aquario, criaçao, especies...(este ultimo nao me interessa muito)!!! :)

Publicado:

Boas,

Bem-vindo ao fórum!

Já agora preenche o teu perfil.

Aqui vais encontrar toda a informação que precisas e provavelmente as perguntas que tens podem ser respondidas procurando e pesquisando nos tópicos das outras pessoas.

Sendo assim deixo aqui 2 links que te vão ajudar Escalares e Como manter e reproduzir escalares.

Se depois de leres isso tudo ainda tiveres alguma dúvida, é só perguntar.

Cumps

Publicado:

Boas .

Bem-vindo :P

Tal como o André disse, por aqui tens muitos tópicos que te irão esclarecer em todas as dúvidas que tens.

Caso surja alguma que não consigas esclarecer , estamos cá para ajudar :P

Cump's

Publicado:

Boas!

Já preenchi o meu perfil...

Estive a ler os links e já sei muito mais sobre escalares, obrigado!!!!

Mas continuo sem saber a sua compatiblidade...Que peixes posso colocar com eles?

Quero montar aqui um aqua em minha casa :yawn: mais o meu filho!

Já pensem em alguns escalares e um cardume de neons, ficava muito fixe penso eu!

Mas já me disseram que os escalares comem os neons é verdade?

Se forem compativeis ja estou mesmo a ver os peixes por lá a nadar!!! :photo:

Publicado:

Pois neons com escalares é sempre um risco.

O meu aquário é de 240litros, tenho as duas espécies e vivem pacificamente. Mas vais encontrar muitos relatos contrários. A verdade é que arranjei uns neons já grandes e introduzi-os antes dos escalares que eram bastante pequenos. Não sei se será por isso mas agora com os escalares já adultos continua sem problemas.

Já agora, não sei o tamanho do teu aquário mas convém ter uma altura de pelo menos 40cm para os escalares crescerem bem.

Cumps

Publicado:

Eu tambem tenho neons com escalares sem problema nenhum mas os neons também já são grandotes...

40 cm é pouco olha que depois a altura do areao e aquele espaço em cima que não se enche de agua ficas logo com ~30 cm

50 cm altura penso ser o ideal.

[b][size=2][font="Arial"][color="#FF8C00"]Não brincas mais na minha areia (0.o,) [/color][/font][/size][/b]

Publicado:

Se comprares escalares pequenos não tens problemas, e mete sempre algumas plantas para fazer refúgios.

Agora se juntares a escalares adultos e néons pequenos, os escalares tratam dos néons.

Cump's :-D

Publicado:

boas

o meu maior aqua é de 64l e a altura é de 30cm (infelizmente) :P

eu sei q nao é grande coisa :medieval_mace:

Publicado:

e que tal começares com uns ciclideos anões???

Cumprimentos

João Marques

Publicado:

Boas,

Os escalares são um peixe que cresce bastante na sua linha vertical.

Colocar escalares em aquários baixos é quase a mesma coisa que colocar uma pessoa a viver dentro de um carro.

Bruno Felicio

• 1 mês depois...
Publicado:

Tenho um amigo que faz aquas por medidas, o que quero saber sobre o aqua:

-Altura do aqua

-Capacidade para 3 ou 4 escalares para criar

Por enquanto é só como o meu aqua é pequeno para os escalares falei com esse velho amigo e perguntei-lhe se ele ainda fazia os aquarios por medida e tive sorte!!!

OBRIGADO!!!

Publicado:

Boas,

Minimo de 40cm de altura de agua!

Como alguns membros eu tb tenho escalares e neons, mas só junto novos neons quando já estão grandes senão os escalares chamam-lhes um figo.

Se conseguires começar com escalares pequenos não deves ter problemas pois eles costumam habituar-se á vizinhança.

Boa sorte,

pE

Publicado:

Se começares com escalares juvenis e juntares com neons não deves ter problemas.

Se juntares escalares adultos (1 a 2 anos) com neons muito jovens, dá jantarada....

Podes juntar com neons normais e com rosa, e eles fazem cardume. Os meus fazem um cardume único e por vezes fazem 2 cardumes, um de normais e outro de rosas.

PauloA :character0050:

PS: os neons adoram ovos de escalar...

Publicado:
Se começares com escalares juvenis e juntares com neons não deves ter problemas.

Se juntares escalares adultos (1 a 2 anos) com neons muito jovens, dá jantarada....

Podes juntar com neons normais e com rosa, e eles fazem cardume. Os meus fazem um cardume único e por vezes fazem 2 cardumes, um de normais e outro de rosas.

PauloA biggrin

PS: os neons adoram ovos de escalar...

nao sei como é que os teus escalares deixam os neons aproximarem se dos ovos :P

Publicado: (editado)

Os ovos caiem... alguns.. e os escalares não conseguem apanhar todos. E ai os neons fazem uns raids....

PauloA :animal_fish:

Editado por alfapa
Publicado:

Agora decoraçao e essas coisas:

-No fundo do aquario o que ponho?

-Ponho raizes de arvore ou qualquer coisa assim?

-Que plantas devo colocar?

-Ponho algumas rochas e pedras mais pequenas?

Desculpem tantas perguntas mas quero um aquario 5***** ...

QUEM PUDER DÊ SUJESTÕES! OBRIGADO!!!

Publicado:

Para o fundo não há grandes crises.

Já tive areia branca e agora tenho areao de rio.

Quanto a plantas gosto muito de ter valisnerias e echinodoros (plantas com folhas grandes) nos cantos.

No meio podes apostar em blixa e em anubias nanas para deixar o meio do aqua livre para os escalares nadarem e crescerem bem.

PauloA ;)

Publicado:

boas quanto ao acasalamento:

-quantos cm precisam de ter os escalares (so o corpo sem barbatana cauda) para começar acasalar?

-se so tivere os escalares no aqua (é o que eu vou fazer) quando eles meterem ovos o que fasso?

- o que dou aos alevins para comerem? (preciso de muitas sujestoes pois aqui onde vivo nao ha muitas opçoes...)

Publicado:

A questão não é o tamanho... é mais a idade.

Se tiveres escalares XL... 5 ou 6 cm.. não é nada...

Os escalares só atingem a maturidade sexual com 9 meses a 1 ano. Quanto a tamanhos, a partir dos 6/7cm (boca-base da cauda) para os escalares normais...

Para os alevins devias dar artemia recem eclodida.

Se não tiveres mesmo hipotese, flocos muito partidos... ou então podes aventurar-te pela criação de microvermes e coisas do género (yuck, que nojo! lol)

PauloA :D

Publicado:
A questão não é o tamanho... é mais a idade.

Se tiveres escalares XL... 5 ou 6 cm.. não é nada...

Os escalares só atingem a maturidade sexual com 9 meses a 1 ano. Quanto a tamanhos, a partir dos 6/7cm (boca-base da cauda) para os escalares normais...

Para os alevins devias dar artemia recem eclodida.

Se não tiveres mesmo hipotese, flocos muito partidos... ou então podes aventurar-te pela criação de microvermes e coisas do género (yuck, que nojo! lol)

PauloA :sunbathing:

Boas, em relação á alimentação dos mini escalares podes optar por dar um produto chamado nobil fluid da JBL ou micro vermes, que não são nenhum bicho de sete cabeças. Vais é ter uma taxa de sobrevivencia na ordem dos 30%. Enquanto que com a artemia, e segundo me dizem pode haver taxas de sobrevivencia de até 90% ou mais. Eu utilizo o nobil fluid, já tive 2 posturas aproveitáveis, neste momento tenho 12 juvenis com 1 mes e uma semana, e 23 alevins com menos 2 semanas de idade que os anteriores; esta é também o intervalo temporal com que o meu casal de escalares faz uma desova. Até ás 3 semanas de vida dou só o nobil, depois até ás 4/5 semanas alterno nobil com micro vermes, e depois dou flocos partidos, comida para recem nascidos de viviparos e micro vermes... Tenho pouca experiencia neste assunto, mas posso dizer que já aprendi muito com os erros que cometi, como por exemplo: misturei escalares de 3 semanas de idade com outros com uma semana de idade; e foi um desastre; os maiores andavam sempre ás bicadas aos mais pequenos e tive que os separar; acho que ainda mataram alguns.

Boa sorte, o mais difícil é formar um casal. Depois e se tiverem boas condições, é sempre a andar com as desovas...