Filtros

Recommended Posts

Olá a todos,

Sou mais um iniciado à "vida" aquática... bang

Neste momento estou naquele dilema da escolha do material certo de forma a que tenha um resultado final eficaz sem gastar dinheiro no que não devo ou que nao me traz vantagens....

Já possuo um aquário de 100l, mas recentemente passei para uma coisa maior com o dobro do tamanho (200l)... São esses tais SunSun de 100x50x40. No aqua de 100l o meu setup é simples, apenas tem areial 2 filtros de 350 l/h internos, resistencia de aquecimento e mais uns elementos decorativos. A ideia com este novo aqua é fazer algo mais bonito e com peixes mais interessantes (por exemplo discus e escalares).

Neste momento estou a ver os filtros externos, já vi o EHEIM Professionel 3 - 2075, Filtro EHEIM Professionel 3e 2076 e também os Seco-humidos (não percebo muito bem até que ponto vale apena investir numa coisa destas), adicionalmente foi-me mostrado um de 1440 l/h (não me lembro da marca) por 150€ que já trazia UV integrado!!!!

A pergunta é, na vossa opinião quais destes filtros seriam a melhor escolha para o meu novo aqua? Existem outros filtros mais eficazes para o que pretendo?

Muito obrigado a todos :P

Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

Sou mais um iniciado à "vida" aquática... :P

Neste momento estou naquele dilema da escolha do material certo de forma a que tenha um resultado final eficaz sem gastar dinheiro no que não devo ou que nao me traz vantagens....

Já possuo um aquário de 100l, mas recentemente passei para uma coisa maior com o dobro do tamanho (200l)... São esses tais SunSun de 100x50x40. No aqua de 100l o meu setup é simples, apenas tem areial 2 filtros de 350 l/h internos, resistencia de aquecimento e mais uns elementos decorativos. A ideia com este novo aqua é fazer algo mais bonito e com peixes mais interessantes (por exemplo discus e escalares).

Neste momento estou a ver os filtros externos, já vi o EHEIM Professionel 3 - 2075, Filtro EHEIM Professionel 3e 2076 e também os Seco-humidos (não percebo muito bem até que ponto vale apena investir numa coisa destas), adicionalmente foi-me mostrado um de 1440 l/h (não me lembro da marca) por 150€ que já trazia UV integrado!!!!

A pergunta é, na vossa opinião quais destes filtros seriam a melhor escolha para o meu novo aqua? Existem outros filtros mais eficazes para o que pretendo?

Muito obrigado a todos :oops:

Alguma sugestão??? :)

Já vi que não está facil....

O meu projecto continua, se alguem me quiser ajudar ficaria muito grato por essa ajuda.

Como o aquario está vazio, vou precisar de substrato, termostato, ariao, plantas, etc...

Alguém está interessado em fazer recomendações? :)

Obrigado a todos.

Já vi que não está facil....

O meu projecto continua, se alguem me quiser ajudar ficaria muito grato por essa ajuda.

Como o aquario está vazio, vou precisar de substrato, termostato, ariao, plantas, etc...

Alguém está interessado em fazer recomendações? :|

Obrigado a todos.

como substracto coloca por baixo uma camada de humus dde minhoca , e por cima aquele que mais te agradar , o humus faz bem as plantas , eu pessoalmente fui a uma florista e coprei baratissimo , nas lojas da especialidade levao.te um dinheirao por uma terra xpto que faz o mesmo efeito , termoestato opta por qualquer coisa com 200 w , os da jager sao bons , plantas as mais faceis , anubias , valisnerias , sao tambem das minhas preferidas , e filtros , eu pessoalmente tenho dois , prefiro ter um a fazer fltrage mecanica e outro filtragem biologica

Olá a todos,

Sou mais um iniciado à "vida" aquática... :|

Muito obrigado a todos :character0050:

Para esse aquário um eheim 2217... Muito mais barato que os que mencionas e muito bom...

como substracto coloca por baixo uma camada de humus dde minhoca , e por cima aquele que mais te agradar , o humus faz bem as plantas , eu pessoalmente fui a uma florista e coprei baratissimo , nas lojas da especialidade levao.te um dinheirao por uma terra xpto que faz o mesmo efeito , termoestato opta por qualquer coisa com 200 w , os da jager sao bons , plantas as mais faceis , anubias , valisnerias , sao tambem das minhas preferidas , e filtros , eu pessoalmente tenho dois , prefiro ter um a fazer fltrage mecanica e outro filtragem biologica

Antes de mais muito obrigado pela dica. Vou então ver o humos de minhoca, basta ir à florista e pedir humos de minhoca? Que quantidade achas que deva comprar? Devo meter algum produto antes?. Verifiquei que também usam Aquasoil da ADA e/ou ELOS Terra, éstes produtos são os tais que fazem o mesmo efeito do humos de minhoca que falas?

Esta parte do fertilizante tem sido um pouco complexa para mim, tenho lido muita coisa sobre isto mas verifico que em alguns casos mentem mas do que um produto, noutros apenas um tipo de produto e depois leva o ariao por cima... qual será a formula que me vai permitir ter o aquario mais está sem ter que remexer constantemente nas plantas ou gas dinheiro adicional em produtos para as manter (se é que isso seja possível ;) )

Mais uma coisa, o que é isso da power san? :S

Muito obrigado pelo vosso tempo e paciencia.

Para esse aquário um eheim 2217... Muito mais barato que os que mencionas e muito bom...

Muito obrigado pela dica... Achas que estes filtros são exagerados? Ou que não se tira rendimento deles num aquario destes?

Muito obrigado pela dica... Achas que estes filtros são exagerados? Ou que não se tira rendimento deles num aquario destes?

Alguém tem experiencia com Filtros SunSun 1440L/H com UV integrada? Ou qualquer outro filtro SunSun? São silenciosos?

Alguém tem experiencia com Filtros SunSun 1440L/H com UV integrada? Ou qualquer outro filtro SunSun? São silenciosos?

"O filtro" é Eheim, o resto é concorrência...

A minha opinião tambem é filtros é Eheim o resto é miragem. O filtro com UV integrada para mim é desperdicio mas podes ver noutros tópicos diversas opiniões. Eu tenho um aqua e comecei com 2215 e 2213 neste momento tenho dois profissionais, vantagens: mais volume de massas filtrantes e facilidade de manutenção e limpeza. Silenciosos são todos os modelos da Eheim.

Cumprimentos

Alexandre Montenegro

sim pedes humus de minhoca , tenta uns 15 ou 20 l deve chegar , eu no meu tenho akadama por cima do humus mas podes por o que mais te agradar , como fertilizante nao uso nada , basta boa luz e estabilidade que isso tudo cresce maravilha

Excelente :sorry:

Iluminação :) Será que a minha chega??? A minha calha só tem 2 lampadas, qual seria a potencia ideal, entre outras plantas queria meter relva (fica mais giro)

O que aconselham?

Editado por Piranhada

Excelente :sorry:

Iluminação :) Será que a minha chega??? A minha calha só tem 2 lampadas, qual seria a potencia ideal, entre outras plantas queria meter relva (fica mais giro)

O que aconcelham?

para poderes fazer tapete vais ter muito mais exigencias a nivel de co2 e de iluminaçao , se tiveres duas lampadas de 36 w e umbom substracto as plantas ja se aguentam bem , tens de pensra isso do tapete , o co 2 para alem de te baixar o ph pode acontecer acidentes e ficas sem peixes

para poderes fazer tapete vais ter muito mais exigencias a nivel de co2 e de iluminaçao , se tiveres duas lampadas de 36 w e umbom substracto as plantas ja se aguentam bem , tens de pensra isso do tapete , o co 2 para alem de te baixar o ph pode acontecer acidentes e ficas sem peixes

Epá... :thumbup3:

O CO2 estava a pensar no caseiro, aquele que referem aqui no forum com gelatina.... Será que chega??? Agora, as lampadas para a relva necessitam de ser muito mais fortes?

A relva do jardim, é só regar e cortar de vez em quando cheers

Editado por Piranhada

O CO2 só baixa bastante o pH se não tiveres uma boa dureza.Se existir o efeito tampão estás bem tramado para descer o pH.

Se não me engano um dos riscos do hummus de minhoca é que de repente podes ter um boom de algas devido ao excesso de nutrientes e se ainda vais apostar em plantas de manutenção fácil ;)

Sobre o filtro eu aconselharia um dos seguintes : Eheim ecco pro 300,Eheim 2217,JBL CristalProfi e900,JBL CristalProfi 250.Por acaso esta semana tive cá em casa 2 novos e900 da JBL e digo-te mas que grandes máquinas que são :drool3: e o preço em relação aos Eheim é algo bastante aliciante a juntar ao facto de ter 4 anos de garantia e vir já com matérias filtrantes que só ai faz uma diferença brutal no preço e os e900 já tem o botão para ferrar auto.Ou seja se algum dia comprar outro filtrro irei apostar num JBL,não digo que os Eheim são maus pois tenho 4 :) mas JBL parece-me excelente pelos motivos referidos acima.

O CO2 só baixa bastante o pH se não tiveres uma boa dureza.Se existir o efeito tampão estás bem tramado para descer o pH.

Se não me engano um dos riscos do hummus de minhoca é que de repente podes ter um boom de algas devido ao excesso de nutrientes e se ainda vais apostar em plantas de manutenção fácil :arrow:

Sobre o filtro eu aconselharia um dos seguintes : Eheim ecco pro 300,Eheim 2217,JBL CristalProfi e900,JBL CristalProfi 250.Por acaso esta semana tive cá em casa 2 novos e900 da JBL e digo-te mas que grandes máquinas que são ;) e o preço em relação aos Eheim é algo bastante aliciante a juntar ao facto de ter 4 anos de garantia e vir já com matérias filtrantes que só ai faz uma diferença brutal no preço e os e900 já tem o botão para ferrar auto.Ou seja se algum dia comprar outro filtrro irei apostar num JBL,não digo que os Eheim são maus pois tenho 4 :medieval_mace: mas JBL parece-me excelente pelos motivos referidos acima.

- Sou mesmo novato nisto... ;)

- Efeito tampão? O que é isso? Como posso verificar?

- 4 Filtros !!!!

- Realmente os JBL parecem interessantes, mas já mandei vir o filtro... Fica para a proxima, de qualquer forma obrigado pela dica :animal_fish:

Esta coisa do novo aquario ja me tem dado agua pelas barbas ;)

Tenho outro aquario com peixes de agua fria que aquilo é só mudar agua e dar comer... Mas não faz fal esta na hora de dar o proximo passo :medieval_mace:

Como sabem não tenho grande iluminação (nem quero), CO2 só se for o tal da gelatina de morango ;) por isso fiz uma pesquisa para as plantas que me facilitem a vida a todos os niveis mas que sejam bonitas :animal_fish:

Plantas:

Lemna sp

Vallisneria spiralis

Cabomba caroliniana

Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

Microsorum pteropus

Anubias afzelii

Anubias nana

Vesicularia dubyana

Eleocharis parvula

Aceitam-se sugestões para alguém que nunca teve plantas para cuidar :arrow:

eu tenho um aqua so com valisneria , anubia e blyxa japonica , esta tudo lindo , no outro aqua tenho varias plantas e todas sao dao bastante bem , e nao fiz nada a iluminaçao , apenas tenho humus e a iluminaçao que ja vinha , sao 126 litros e tenho duas de 18 e está perfeito, nao uso nenhum tipo de fertilizante

eu tenho um aqua so com valisneria , anubia e blyxa japonica , esta tudo lindo , no outro aqua tenho varias plantas e todas sao dao bastante bem , e nao fiz nada a iluminaçao , apenas tenho humus e a iluminaçao que ja vinha , sao 126 litros e tenho duas de 18 e está perfeito, nao uso nenhum tipo de fertilizante

Excelentes noticias. A ver vamos se do meu lado é igual :?

http://faq.thekrib.com/pt/begin-chem.html

Já tens para te entreter ;)

O fertilizar ou não depende das tuas plantas e também de como te sai a água da torneira.Existe algumas variáveis,mas eu percebo é de algas :?

http://faq.thekrib.com/pt/begin-chem.html

Já tens para te entreter :)

O fertilizar ou não depende das tuas plantas e também de como te sai a água da torneira.Existe algumas variáveis,mas eu percebo é de algas :(

Gostaria só de referir algo sobre o UV, ao contrário do que foi dito acima, pra mim trouxe-me vantagens. assim que coloquei UV meu aqua BRILHA de pureza, já pra não falar no boost que tive nas plantas.

no inicio deste ano meu aqua tava muito pobre em flora devido á mudança de residência ( problemas com agua da torneira,iluminação...), entretanto com ajudas daqui do forum e alguma pesquisa cheguei a conclusão que há coisas que ajudam tais como a iluminação adequada, bboa filtragem e CO2 ( eu tenho caseiro e tenho-me dado bem com ele). e aprendi também que as espécies de plantas a escolher também tem a ver com espécies de peixes que tens, ou queres colocar. no teu caso( e meu) Discus querem águas mais quentes e PH mais baixos. tens de encontrar combinações entre os 2.

O resto vem com o tempo.

Quanto a filtros concordo com Jorge Oliveira. a JBL tá com boa qualidade/preço.

Espero ter ajudado.

2v81ojd.jpg

Gostaria só de referir algo sobre o UV, ao contrário do que foi dito acima, pra mim trouxe-me vantagens. assim que coloquei UV meu aqua BRILHA de pureza, já pra não falar no boost que tive nas plantas.

no inicio deste ano meu aqua tava muito pobre em flora devido á mudança de residência ( problemas com agua da torneira,iluminação...), entretanto com ajudas daqui do forum e alguma pesquisa cheguei a conclusão que há coisas que ajudam tais como a iluminação adequada, bboa filtragem e CO2 ( eu tenho caseiro e tenho-me dado bem com ele). e aprendi também que as espécies de plantas a escolher também tem a ver com espécies de peixes que tens, ou queres colocar. no teu caso( e meu) Discus querem águas mais quentes e PH mais baixos. tens de encontrar combinações entre os 2.

O resto vem com o tempo.

Quanto a filtros concordo com Jorge Oliveira. a JBL tá com boa qualidade/preço.

Espero ter ajudado.

Realmente esta história do UV tem gerado controversia ;)

Muito obrigado pela partilha de informação.

Porquê controvérsia?Ajuda um aquário isso é certo.Não deve é ser usado no período de fertilização e deve ter uma bomba proporcional á potência do UV :)

Porquê controvérsia?Ajuda um aquário isso é certo.Não deve é ser usado no período de fertilização e deve ter uma bomba proporcional á potência do UV :arrow:

Uma bomba??? Pensei que era só ligar à saída do filtro :twisted: Que bombas sao essas?

Descobri que tenho 2 T5 de 39w cada, isto serve para alguma coisa?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!